PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ANDRELLY MATOS DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ANDRELLY MATOS DE LIMA
DATA: 26/08/2025
HORA: 13:00
LOCAL: https://meet.google.com/otv-gacf-qjd
TÍTULO: MORTALIDADE MATERNA NO BRASIL: TENDÊNCIAS E DESAFIOS EM RELAÇÃO À META DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PALAVRAS-CHAVES: Mortalidade materna; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Indicadores de saúde; Tendências temporais.
PÁGINAS: 41
RESUMO: INTRODUÇÃO: A mortalidade materna é um dos mais importantes indicadores de saúde pública, refletindo as condições de acesso e qualidade dos serviços de saúde, além de destacar desigualdades sociais existentes. No Brasil, apesar dos avanços registrados nas últimas décadas, ainda há importantes desafios a serem superados para alcançar a meta nacional estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3.1, que propõe reduzir a Razão de Mortalidade Materna (RMM) para, no máximo, 30 óbitos por 100.000 Nascidos Vivos (NV) até 2030. Fatores como as desigualdades regionais, os impactos da pandemia da COVID-19 e falhas estruturais do sistema de saúde evidenciam a necessidade de uma análise das tendências e dos desafios relacionados à RMM no país. OBJETIVO: Analisar a tendência da mortalidade materna no Brasil no período de 2013 a 2023 e os desafios para o cumprimento da meta estabelecida pelos ODS. MÉTODO: Trata-se de um estudo ecológico, observacional, retrospectivo e exploratório, baseado em dados secundários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oriundos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), ajustados pela vigilância do óbito materno. O principal indicador analisado será a RMM, expressa por 100.000 NV. A análise incluirá estatísticas descritivas da RMM por estados e regiões, além da aplicação do Joinpoint Regression Program para identificar pontos de inflexão e calcular a Variação Percentual Anual (APC). Os resultados serão comparados com as metas nacionais e globais dos ODS. RESULTADOS PRELIMINARES: Espera-se identificar as tendências da mortalidade materna no Brasil entre 2013 e 2023, visando evidenciar as disparidades regionais e os principais entraves enfrentados. Com isso, espera-se contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e equitativas, voltadas à redução da mortalidade materna e ao alcance da meta de 30 óbitos por 100.000 NV até 2030.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Presidente - 1405245 - EVERLANE SUANE DE ARAÚJO DA SILVA
Externo à Instituição - GEYSLANE PEREIRA MELO DE ALBUQUERQUE
Interno - 2031362 - NEIR ANTUNES PAES