PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL JOSÉ GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL JOSÉ GONÇALVES
DATA: 26/08/2026
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/hcd-aauu-qas?pli=1
TÍTULO: MORTALIDADE NEONATAL NA PARAÍBA: TENDÊNCIA TEMPORAL, PROJEÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA O ALCANCE DA META GLOBAL DE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Mortalidade neonatal; Séries temporais; Saúde materno-infantil; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Sistemas de informação em saúde.
PÁGINAS: 56
RESUMO: A mortalidade neonatal constitui um dos principais indicadores das condições de saúde materno-infantil e da qualidade da assistência prestada durante a gestação, parto e período neonatal. Apesar da redução da mortalidade infantil observada nas últimas décadas no Brasil, o componente neonatal permanece como principal responsável pelos óbitos infantis, especialmente em regiões marcadas por desigualdades sociais e assistenciais, como o Nordeste brasileiro. No estado da Paraíba, evidências apontam desaceleração na redução desses indicadores, com persistência de óbitos relacionados a causas evitáveis e fragilidades na atenção à saúde materno-infantil. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a tendência temporal do óbito neonatal no estado da Paraíba, considerando os fatores associados e projetar a mortalidade neonatal até 2030. Trata-se de um estudo ecológico, longitudinal, de séries temporais, com abordagem quantitativa e análise preditiva. Foram utilizados dados secundários provenientes do Sistema de Informações sobre Mortalidade, Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, abrangendo o período de 1990 a 2024. A análise contemplou estatística descritiva, análise temporal, modelagem preditiva e avaliação espacial da mortalidade neonatal, considerando fatores relacionados à assistência à saúde, características maternas, condições neonatais e determinantes sociais. Os resultados preliminares evidenciam tendência geral de redução da taxa de mortalidade neonatal no estado da Paraíba entre 1990 e 2022, embora com comportamento não linear, marcado por oscilações e sinais de desaceleração na velocidade de declínio nos anos mais recentes da série histórica. Os achados sugerem avanços na atenção materno-infantil, mas indicam a persistência de desafios relacionados aos óbitos evitáveis e às desigualdades assistenciais, reforçando a necessidade de estratégias voltadas ao fortalecimento da assistência pré-natal, ao parto e ao cuidado neonatal para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1165260 - CRISTINA KATYA TORRES TEIXEIRA MENDES
Presidente(a) - 1405245 - EVERLANE SUANE DE ARAÚJO DA SILVA
Interno(a) - 1489452 - TATIENE CORREIA DE SOUZA
Interno(a) - 1809752 - WALLERI CHRISTINI TORELLI REIS