PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉLIDA FRANCISCO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉLIDA FRANCISCO DA SILVA
DATA: 28/05/2024
LOCAL: videoconferência, via serviço de comunicação Google Meet
TÍTULO: ECOMORFOLOGIA DE TAXOCENOSES DE SERPENTES EMÁREASDA MATA ATLÂNTICA, CAATINGA E CERRADO: UMAINVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE FORMA, FUNÇÃOEAMBIENTE
PALAVRAS-CHAVES: Ecologia de comunidades; Ecomorfologia; Taxocenoses de serpentes;Influências bióticas e abióticas.
RESUMO: A ecologia de comunidades estuda os processos que moldam a estrutura das comunidades,incluindo diversidade, relações tróficas e influências temporais e espaciais. Issoenglobainterações como competição e predação, além de fatores históricos comolinhagensfilogenéticas. As serpentes, principalmente as neotropicais, têm grande importâncianapesquisa em ecologia de comunidade, sendo consideradas organismos chave na estruturaçãotrófica das comunidades. Apesar da importância das análises morfológicas para compreenderas relações ecológicas, há escassez de estudos sobre ecomorfologia das taxocenosesdeserpentes brasileiras. Esses estudos visam determinar a influência de fatores filogenéticoseecológicos na organização morfológica das taxocenoses. Diante disso, o objetivo doseguinteestudo é realizar uma revisão sistemática sobre a ecomorfologia de serpentes globalmente,destacando a influência de fatores bióticos e abióticos, além disso, analisar e compararpadrões ecomorfológicos em áreas específicas da Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, paracompreender como as pressões ambientais influenciam essas comunidades. As hipótesesabordam a influência da filogenia na morfologia das taxocenoses de serpentes e a variaçãoentre biomas devido às suas características únicas. As predições sugeremque ambientesmenos compartimentados preservam características morfológicas ao longo da evolução,enquanto ambientes diversos promovem maior diversidade morfológica. Oprimeirocapítuloserá uma revisão sistemática da literatura com critérios baseados no PRISMA2020, eosegundo capítulo será análises ecomorfológicas (PCA e pPCA) das serpentes emáreasespecíficas dos biomas Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, considerando seus aspectosfísicos e biológicos distintos. Inicialmente, a revisão contabilizou 13.561 publicaçõesselecionados em três banco de dados (Google acadêmico, Scopus e Web of science), foramretirados os arquivos duplicados (7.839) e atualmente está no processo de exclusãopor títuloeresumo (5.722), contabilizando 1.690 excluídos e 224 aceitos para próxima etapa, atéomomento. Já para o segundo capítulo, listamos as espécies da área de Mata Atlântica(38espécies) e Cerrado (61 espécies) com suas devidas características ecológicas, obtivemostambém dados morfológicos das serpentes da Mata Atlântica, já para o Cerradoe Caatingaserá coletado as informações através das coleções herpertológicas de Brasília (UNB) edaParaíba (UFPB).
Interno - 1746710 - ELAINE FOLLY RAMOS
Presidente - 1715703 - FREDERICO GUSTAVO RODRIGUES FRANCA