PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE (PPGECOS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CÁSSIO ROBERTO PEREIRA FEITOSA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÁSSIO ROBERTO PEREIRA FEITOSA RIBEIRO
DATA: 24/11/2025
HORA: 07:30
LOCAL: https://meet.google.com/ajc-nwpp-fnf?pli=1&authuser=1
TÍTULO: A RACIONALIDADE ECONÔMICA COMO ELEMENTO DE REFERÊNCIA PARA ENGAJAMENTO EM RELAÇÃO À SUSTENTABILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Racionalidade Econômica. Engajamento. Educação para a Sustentabilidade. Regressão Logística.
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: Esta dissertação examina a racionalidade econômica como variável de referência para o engajamento dos atores da comunidade educativa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tanto discentes, como docentes e técnicos, com relação à sustentabilidade. O estudo é fundamentado na premissa de que o entendimento da racionalidade econômica deve ser expandido, alcançando além do interesse individual o interesse no bem-estar coletivo e intergeracional, o que pode ser obtido com a implementação da Educação para a Sustentabilidade (EpS), o que é fundamental para a superação da assimetria informacional que prejudica a efetividade desta racionalidade. O objetivo central foi diagnosticar a percepção desses atores com relação ao tema para identificar insumos para o desenvolvimento de intervenções educacionais que contribuam para a elevação do seu engajamento com relação à sustentabilidade. De natureza aplicada, a metodologia empregou uma abordagem quali-quantitativa, aplicando um questionário a uma amostra representativa de 227 discentes, docentes e técnicos. Os dados foram submetidos à técnicas de estatística descritiva e à regressão logística binomial, com validação de robustez via LASSO. Os resultados descritivos indicam que, embora 88% dos respondentes atribuam relevância alta ou altíssima ao tema, o engajamento atual com relação a ele é predominantemente intermediário. A UFPB é percebida como altamente responsável pela sustentabilidade na sociedade, ao mesmo tempo em que a percepção quanto ao cumprimento dessa responsabilidade é apenas mediano, o que é evidenciado também pelo desconhecimento (77,1%) da Política Ambiental institucional. A priorização das dimensões da sustentabilidade, medida por um Índice Ponderado, revelou prioridades distintas: ambiental para estudantes, econômica para docentes e social para técnicos. A análise econométrica identificou como determinantes robustos para o alto engajamento futuro: o engajamento atual (OR=2,16), a existência de espaços formais para discussões (OR=3,56), a abordagem da dimensão econômica nos cursos e a oferta de oportunidades práticas. Conclui-se que o engajamento é sustentado pelo compromisso prévio e por mecanismos de suporte institucional, fundamentando uma proposta de intervenção educacional orientada pela racionalidade econômica ampliada, com foco na criação de oportunidades práticas e espaços de diálogo, respeitando as prioridades distintivas de cada perfil profissional.
MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) ao Programa - 1022458 - CARLA CALIXTO DA SILVA
Presidente(a) - 1488475 - MARCIA BATISTA DA FONSECA
Interno(a) - 2528834 - NADJACLEIA VILAR ALMEIDA