PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BEATRIZ DE MEDEIROS MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA BEATRIZ DE MEDEIROS MELO
DATA: 22/05/2024
LOCAL: videoconferência, via serviço de comunicação Google Meet
TÍTULO: Passado e presente: a fauna de borboletas do Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Buraquinho.
PALAVRAS-CHAVES: Lepidoptera. Inventário. Floresta Atlântica. Microhábitats
RESUMO: Lepidoptera inclui os insetos popularmente referidos como borboletas e mariposas constituindo a segunda ordem mais diversa, com cerca de 160.000 espécies descritas. Borboletas somam aproximadamente 8.000 espécies para a região Neotropical, cerca de metade de toda a riqueza mundial, e 3.549 espécies ocorrem no Brasil. Em termos ecológicos, o grupo desempenha papel fundamental nos ambientes naturais, além de apresentarem uma íntima associação ao habitat, e devido a essa característica, observa-se que o grupo têm sofrido impactos negativos resultantes dos processos de degradação e destruição dos seus habitats naturais. Na Mata Atlântica, a porção norte é a região mais degradada e ameaçada deste bioma, e corresponde a principal lacuna de conhecimento da diversidade e distribuição de borboletas da Mata Atlântica. Um dos levantamentos mais representativos da região, refere-se ao inventário da Mata do Buraquinho, na Paraíba, realizado entre os anos 1950 e 1970. Atualmente, o material testemunho dessa lista encontra-se na coleção entomológica da Universidade Federal da Paraíba - Campus I e sua existência motivou a presente proposta a revisitar a lista de borboletas da Mata do Buraquinho através de uma reanálise a partir dos conhecimentos taxonômicos e sistemáticos atuais e a descrever a composição desta fauna atualmente, bem como a avaliar o uso de diferentes microhabitats por esta comunidade. Nesse sentido, a primeira etapa da pesquisa será a revisão e atualização nomenclatural da lista já existente, bem como o estudo do material testemunho. Além disso, serão realizadas novas coletas na Mata do Buraquinho, utilizando os métodos de coleta ativa com rede entomológica e coleta passiva com armadilhas Van Someren-Rydon. Para a análise de composição das espécies, serão selecionados três microhabitats, que serão amostrados ativa e passivamente. Já para a composição da lista de espécies, além destas coletas, serão adicionadas coletas ativas livres. Em relação às métricas de diversidade, serão realizadas análises de riqueza, abundância e composição de espécies, não só para toda a área, como também para os diferentes microhabitats. A partir disso, espera-se que o trabalho contribua tanto para atualizar o conhecimento sobre a riqueza e composição da comunidade de borboletas presente na Mata do Buraquinho, quanto para impactar positivamente na compreensão da distribuição e da dinâmica da fauna de borboletas da Mata Atlântica Norte, contribuindo para os objetivos de conservação da biodiversidade regional.
Presidente - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE
Externo à Instituição - ALINE LOURENÇO VIEIRA DA SILVA