PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELINE COSTA ALDABALDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACQUELINE COSTA ALDABALDE
DATA: 27/05/2024
LOCAL: videoconferência, via serviço de comunicação Google Meet
TÍTULO: CONSUMO DE PEIXES POR PEIXES-BOIS-MARINHOS (Trichechus manatus): CONDIÇÃO OPORTUNÍSTICA OU NOVOS PADRÕES ALIMENTARES?
PALAVRAS-CHAVES: Sirênios, Comportamento Alimentar, Conservação, Consumo intencional, Comunidades Tradicionais.
RESUMO: O peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) possui distribuição descontínua do Amapá ao litoral sul de Alagoas, com a evidências de animais reintroduzidos voltando a reutilizar o litoral de Sergipe e Bahia. Possuem características alimentares de herbivoria constituida por capim-agulha, macroalgas, folhas de mangue e macrofitas aquáticas, com recentes descrições envolvendo a retirada de peixes capturados em redes de pesca. Este estudo visa identificar o consumo de peixes por peixes-bois-marinhos. As atividades serão desenvolvidas nos estados da Paraíba, Sergipe e Bahia, a partir de esforços direcinados ao monitoramento dos peixes-bois-marinhos reintroduzidos, possibilitando a obtenção de dados comportamentais. Adicionalmente, entrevistas com pescadores artesanais serão aplicadas por meio de um questionário previamente elaborados. Para a avaliação postmortem o conteúdo será triado, armazenado, conservados e identificados. Será posicionada as redes tainheira e sauneira com utilização de câmeras subquáticas para verificar os comportamentos realizados pelos peixes-bois-marinhos quando interagem com os referidos apetrechos de pesca. No tocante a avaliação da disponibilidade de recursos alimentares será realizada mergulhos livres ou autônomos, sendo realizando transectos de raio de 10 metros com a finalidade de identificar os recursos alimentares presentes na área amostral. As coordenadas geográficas das áreas estudas serão importadas para o software QGIS para criação de mapas de calor, a fim de identificar áreas críticas (Hotspots) de consumo de peixes. Para avaliar a disponibilidade de recursos alimentares, será realizado um teste t de Student para comparar mudanças de tamanho entre os locais de capim-agulha e macroalgas em períodos seco e chuvoso. Como resultado espera-se que este estudo amplie a compreensão acerca dos relatos existentes inerentes ao consumo de peixes praticados por peixes-bois-marinhos. Assim, a pesquisa contribuirá com o aporte de subsídios para mitigar os potenciais conflitos com as comunidades pesqueiras na região Nordeste do Brasil.
Externo à Instituição - DANIELLE DOS SANTOS LIMA
Externo à Instituição - IARA DOS SANTOS MEDEIROS