PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUÍS CELSO CARDOSO DE PINA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUÍS CELSO CARDOSO DE PINA
DATA: 29/05/2024
LOCAL: Híbrido: CCEN/Campus I, Sala do LARBIM e videoconferência, via serviço de comunicação Google Meet
TÍTULO: Microalgas e mitigação de impactos ambientais provenientes de resíduos de origem agropecuária
PALAVRAS-CHAVES: Cultivo de microalgas, biorremediação, biocompostagem, biofixação de gases de efeito estufa, biocombustíveis.
RESUMO: Resíduos agropecuários constituem um passivo ambiental de grande relevância, uma vez que a alta carga orgânica e constituintes químicos que possuem levam à eutrofização de rios, lagos e estuários, caso não tenham destinação adequada ou não sejam tratados adequadamente. Esses resíduos também são responsáveis por grande parcela das emissões de gases de efeito estufa, sendo urgente a minimização desse impacto. A adoção de técnicas de produção agropecuários mais sustentáveis, é de extrema importância para minimizar esses problemas. O uso de microalgas como agente mitigador também pode ser uma alternativa biotecnológica e econômica importante para a biorremediação desses resíduos, uma vez que as microalgas crescem profusamente em meios inorgânicos, e podem remover substanciais quantidades de nitrogênio e fósforo da água. Além disso, elas são amplamente conhecidas por sua capacidade de produzir inúmeros produtos para as indústrias alimentícia, química fina e farmacêutica, bem como estão associadas a processos biotecnológicos para obtenção de bioprodutos e moléculas bioativas que podem ser utilizadas para diferentes aplicações, inclusive no setor de biocombustíveis. Nesse contexto, o presente trabalho visa avaliar a eficácia da utilização de cepas de microalgas do banco de cultura do LARBIM/UFPB na mitigação de impactos ambientais oriundos de processos produtivos da avicultura e da suinocultura desenvolvidos no litoral do estado da Paraíba, e o potencial uso da biomassa microalgal cultivada em meios alternativos preparados com os resíduos sólidos de esterco de galinha e de suíno, na obtenção de biocombustível de terceira geração e outros compostos bioativos de interesse biotecnológico. Para isso, serão realizados biocompostagem desses resíduos sólidos para uso no preparo dos meios alternativos visando testar a viabilidade desses meios em cultivo de microalgas. Os cultivos serão monitorados quanto a cinética de crescimento e a produtividade da biomassa produzida; a biomassa produzida será analisada quanto a produção de metabólitos primários e a capacidade de remoção de nutrientes e de gases de efeito estufa gerados pela biocompostagem. O projeto prevê, a realização de diversos ensaios em sistema outdoor em fotobiorreator tubular com e sem adição de gases de efeito estufa, gerados pela biocompostagem. Os trabalhos serão realizados no LARBIM/UFPB onde possui toda infraestrutura e recursos humanos necessário para o seu pleno desenvolvimento.
Externo à Instituição - BRUNA MARIA EMERENCIANO DAS CHAGAS
Externo ao Programa - 1892686 - CLEDIANA DANTAS CALIXTO