PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS LIMA DUTRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS LIMA DUTRA
DATA: 17/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: videochamada: https://meet.google.com/ywa-umgq-uvf
TÍTULO: Papéis topológicos e funcionais da taxocenose de serpentes em uma área de Mata Atlântica no nordeste do Brasil: como a raridade influencia na sensibilidade das espécies e estrutura da rede trófica.
PALAVRAS-CHAVES: : ecologia trófica, conservação de serpentes, funcionalidade ecológica, análise de redes, Mata Atlântica.
PÁGINAS: 25
RESUMO: Apesar de seu papel ecológico crucial como predadoras e conectores tróficos, as serpentes enfrentam ameaças como perda de habitat e mudanças climáticas globais. Muitas espécies são ainda classificadas como “deficientes em dados” ou “pouco preocupantes” em avaliações de ameaças, tanto locais quanto regionais ou globais, embora estudos recentes apontem um risco iminente de extinção local. Diante deste cenário, este projeto visa investigar os papéis ecológicos e a vulnerabilidade das serpentes da Mata Atlântica no nordeste do Brasil, analisando como sua raridade e características funcionais influenciam a estrutura das redes tróficas. O objetivo geral é compreender como a sensibilidade das serpentes afeta a estrutura trófica em cenários de extinção, utilizando uma abordagem que combina análise funcional e de redes ecológicas. Os objetivos específicos incluem: compilar fatores de risco de extinção por meio de uma revisão sistemática baseada no protocolo PRISMA; estruturar a rede trófica local usando dados de interações tróficas; relacionar raridade das espécies (baseada em distribuição geográfica e amplitude de habitat) e as características funcionais com risco de extinção; e simular efeitos da perda de espécies na rede por processos estocásticos e determinísticos. A metodologia integra a análise de redes tróficas (conectância, modularidade e aninhamento); cálculo de índice de raridade; e caracterização funcional das espécies. Serão testadas três hipóteses principais: I) a rede apresenta estrutura modular relacionada a características ecológicas; II) espécies raras possuem características funcionais menos comuns e maior vulnerabilidade; e III) a remoção sistemática de espécies raras afeta mais a modularidade que remoções aleatórias. O trabalho visa avaliar como espécies raras, com características funcionais únicas, impactam a modularidade e resiliência da rede. Os resultados poderão orientar estratégias de conservação, destacando a importância dessas espécies para a manutenção da biodiversidade local e regional.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CÁSSIO ALENCAR NUNES
Interno - 1746710 - ELAINE FOLLY RAMOS
Externo à Instituição - RAFAELA CANDIDO DE FRANCA
Presidente - 1137849 - WALLACE BEIROZ IMBROSIO DA SILVA