PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: TARCIANA DO NASCIMENTO RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TARCIANA DO NASCIMENTO RIBEIRO
DATA: 06/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet, link: https://meet.google.com/sje-qwfc-xuf
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE A CONSERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS POR ALUNOS DE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICIPIO DE MATARACA-PB.
PALAVRAS-CHAVES: Conservação, Sustentabilidade, Educação ambiental, Escola.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: O crescimento urbano somado à impactos ambientais vêm causando a destruição de habitats e ameaçando as populações de tartarugas marinhas, mesmo com a existência de atividades voltadas à proteção dessas espécies. Os principais fatores impactantes estão ligados ao desenvolvimento das zonas costeiras, que acarretam efeitos negativos pondo as populações em risco de extinção, ameaçando o equilíbrio do ecossistema, principalmente devido ao papel desempenhado das tartarugas marinhas através das suas funções ecológicas que contribuem para a saúde e manutenção dos ambientes recifais, estuários e praias arenosas. A educação ambiental possui um importante papel para conscientizar as futuras gerações sobre a conservação da natureza. As práticas de educação ambiental nas escolas proporcionaram aos alunos desenvolverem um potencial criativo sobre a preservação da natureza, através de uma nova consciência transformadora que mostre aos alunos a importância da preservação ambiental. Diante desse cenário o presente estudo objetivou atender às medidas de conservação da biodiversidade através da avaliação sobre a percepção ambiental dos alunos na escola com o uso de questionários. O público alvo da pesquisa foram alunos que tiveram acesso às práticas educativas sobre a conservação e preservação das tartarugas marinhas realizadas no âmbito deste trabalho. As análises educacionais visam os efeitos positivos das escolas que participaram de práticas de educação ambiental, preservação e monitoramento das tartarugas marinhas. A pesquisa conduziu ao entendimento de que o processo da EA desenvolvido nas escolas, atinge os seus objetivos e consegue aumentar o interesse das pessoas sobre as questões ambientais, e assim possibilita alcançar resultados capazes de conscientizar os alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1753482 - ALINE BARBOZA DE LIMA
Presidente - 2587288 - ANDERSON ALVES DOS SANTOS
Interno - 1746710 - ELAINE FOLLY RAMOS
Interno - 1715703 - FREDERICO GUSTAVO RODRIGUES FRANCA
Externo à Instituição - KARINA MASSEI