PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: WENIA MARTINS LISBOA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WENIA MARTINS LISBOA
DATA: 31/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 513 PPGSS
TÍTULO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PARAÍBA: AVANÇOS E DESAFIOS NO REORDENAMENTO DOS SERVIÇOS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chave da Dissertação: Estado. Assistência Social. Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes. Reordenamento.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Menor
RESUMO: O estudo em questão tem como finalidade identificar e analisar avanços e desafios no reordenamento dos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes na Paraíba, à luz das orientações técnicas e normativas, para contribuir com o aprimoramento da política de proteção integral no Estado. De forma específica, pretende traçar o perfil dos gestores que atuam nas instituições de acolhimento da Paraíba, analisando suas características e competências para atuação na condução dos serviços; avaliar a capacidade estrutural e recursos humanos das instituições, para oferta dos serviços e analisar os aspectos relevantes do atendimento ofertado, considerando a promoção do direito à convivência familiar e comunitária. Para tanto, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica tendo como base normativas referentes ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes e os dados da pesquisa “Violação de Direitos e Vulnerabilidade Social de Crianças, Adolescentes e Famílias no Estado da Paraíba e as Políticas de Enfrentamento”, realizada em dois mil e dezoito (2018) pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Adolescentes e Crianças (GEPAC), para os quais foi utilizado como método de análise o quantitativo e qualitativo. A construção do estudo tem como ponto de partida a compreensão da formação do Estado e o desenvolvimento de ações por este para ofertar respostas às demandas trazidas pela infância, perpassando a compreensão de como crianças e adolescentes eram vistos e tratados em saltos temporais desde o Brasil colonial, até o século XX. A Política de Assistência Social também está evidenciada, assim como os serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, especificamente os institucionais que atendem a crianças e adolescentes, com foco no reordenamento.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1147953 - EMANUEL LUIZ PEREIRA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - LUCIANO MÁRCIO FREITAS DE OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 1030416 - MARIA DO SOCORRO DE SOUZA VIEIRA