PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: RAUL SOUZA MUNIZ

DISCENTE: RAUL SOUZA MUNIZ
DATA: 29/07/2024
LOCAL: Sala https://meet.google.com/zha-zxzq-wpf?hs=122&authuser=0
TÍTULO: PREDIÇÃO DA PRECIPITAÇÃO NA AMAZÔNIA LEGAL USANDO MODELOS ADITIVOS GENERALIZADOS DE LOCAÇÃO, ESCALA E FORMA (GAMLSS)
PALAVRAS-CHAVES: Teleconexões; GAMLSS; Predição; Amazônia Legal.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Este estudo teve como objetivo modelar a precipitação na Amazônia Legal utilizando o Modelo Aditivo Generalizado de Locação, Escala e Forma (GAMLSS). A pesquisa focou na análise das teleconexões, velocidade do vento, pressão e temperaturas extremas como variáveis explicativas para prever a precipitação. A metodologia envolveu a coleta e análise de dados de precipitação e variáveis climáticas, bem como a aplicação do modelo GAMLSS para identificar padrões e variações regionais ao longo dos trimestres de 2021, além de analisar a influência das teleconexões na precipitação da região estudada. Os resultados indicaram que a distribuição ZAGA foi eficaz em regiões com alta incidência de zeros nas séries temporais, alcançando valores de R² superiores a 0.75 em 132 dos 408 pixels modelados. Os estados do Pará, Maranhão, leste do Amazonas e norte do Tocantins, além de áreas específicas no Acre, Rondônia e Mato Grosso, destacaram-se pelo desempenho elevado. O destaque foi ainda maior para o estado do Pará que quando considerados apenas os modelos com R² superiores a 0.90, 27 abrigou 44,44% desses modelos de mais alto desempenho. A análise temporal dos melhores pixels reforçou a eficácia do modelo inflacionado de zero (ZAGA) na captura de séries temporais com alta incidência de zeros, característica comum em dados de precipitação. A função “stepGAICAll.A” foi utilizada para identificar a combinação ideal de variáveis explicativas em cada um dos 27 melhores modelos, destacando as teleconexões AMO, NINO_1_2, PDO, AO e NINO_4 como as mais influentes. As conclusões do estudo apontam para a robustez da distribuição ZAGA em prever a precipitação em regiões com alta variabilidade climática, contribuindo significativamente para a compreensão da dinâmica climática na Amazônia Legal e fornecendo uma base sólida para futuras pesquisas e políticas de conservação.
Presidente - 1358547 - CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS
Externo à Instituição - GABRIEL DE OLIVEIRA