-
JULIANA CLAUDIA BEZERRA CAMPOS
-
ÁREAS VERDES E QUALIDADE DE VIDA: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE PARQUES URBANOS EM JOÃO PESSOA-PB, BRASIL.
-
Data: 03/12/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
O panorama atual das discussões sobre problemáticas urbanas evidencia, cada vez mais, questões vinculadas à diminuição ou ao comprometimento da qualidade de vida e bem estar das pessoas. Entretanto, considera-se que as áreas livres e verdes desempenham papel relevante na qualidade de vida e bem estar urbanos. Partindo dessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo, além de ampliar discussões como essas, investigar a influência desses espaços para a qualidade de vida e bem estar urbanos a partir da percepção dos seus usuários. Tem como objeto empírico de pesquisa o Parque Urbano, a partir do qual são considerados os recortes espaciais do Parque Solon de Lucena e do Parque Zoobotânico Arruda Câmara PZAC, parques urbanos municipais localizados na cidade de João Pessoa, PB. A metodologia da pesquisa refere-se ao Índice de Bem Estar em Áreas Verdes IBEAV, adaptado a partir do Índice de Bem Estar Urbano IBEU e de indicadores presentes no Índice de Qualidade de Vida Urbana de João Pessoa IQVU/JP. A metodologia adotada é composta por 21 indicadores distribuídos em cinco dimensões: D1 - Mobilidade e acessibilidade, D2 - Condições ambientais urbanas, D3 - Condições habitacionais urbanas, D4 - Serviços coletivos urbanos e D5 - Infraestrutura urbana. Os resultados aqui capturados são apresentados segundo a metodologia adotada, onde apontam para valores de 0,80155 para o Parque Solon de Lucena e 0,7716 para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara PZAC, indicando dois espaços que apresentam condições boas e médias no que se refere a qualidade de vida e bem estar, respectivamente O estudo também demonstrou que os indicadores aqui aferidos encontram-se condizentes com os resultados apontados no último estudo realizado pelo Observatório das Metrópoles para a cidade de João Pessoa, PB. Entende-se, portanto que o método, adaptado e utilizado na pesquisa, apresentou-se como ferramenta adequada para avaliar a qualidade de vida e o bem estar dos usuários dos dois parques.
|
-
WESLEY RAMOS NOBREGA
-
SISTEMA DE DADOS ESPACIAIS EM NUVEM: UMA PROPOSTA DE INFRAESTRUTURA DE BIG DATA HABILITADA PARA O PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE CONDE (PB).
-
Orientador : RICHARDE MARQUES DA SILVA
-
Data: 08/11/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
A dinâmica das cidades tem exigido dos administradores públicos novos instrumentos e modelos de gestão, principalmente pela diminuição de recursos financeiros e pelo crescimento de suas responsabilidades. Os problemas derivados da cidade informal, dos assentamentos precários e ocupações por aglomerados subnormais têm crescido sem nenhum controle dos municípios. As consequências causadas acabam por demandar ainda mais investimentos em infraestrutura que a administração pública municipal não pode custear. Partindo deste problema e da necessidade da gestão municipal aderir a ferramentas que garantam um adequado planejamento urbano de seu território, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de Modelo de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) baseada em nuvem, para auxiliar no planejamento urbano do município de Conde, localizado no Estado da Paraíba, Brasil. O motivo pelo qual o município de Conde foi escolhido se deve em razão das inúmeras peculiaridades que este município apresenta, tais como: área de grande fragilidade ambiental, especulação imobiliária, inúmeros problemas sociais e ausência da utilização de sistemas computacionais para gerir seu extenso território. Para o desenvolvimento deste trabalho foram coletados inúmeros dados ambientais, urbanos e cadastrais do município do Conde, assim como de órgãos vinculados a outras esferas de governo, que possuem informações geográficas do respectivo município, como: SUDEMA, Superintendência do Patrimônio da União, INTERPA, INCRA, IBGE, AESA, SUDENE, entre outros. O modelo de infraestrutura de dados desenvolvido neste trabalho realizou a devida configuração dos metadados, criou a configuração e disponibilização dos catálogos de consultas (CSW), escolheu e disponibilizou a plataforma WebGIS, que possui distintos tipos de acessos para usuários comuns (população) e usuários com acessos restritos (servidores), i.e., seguiu estritamente as normas definidas pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais INDE. A IDE criada baseada em nuvem demonstrou ser uma ferramenta de baixo investimento, rápida e de fácil implantação, uma vez que não necessita de uma infraestrutura complexa de informática como necessitava o modelo tradicional de IDE. Este modelo de IDE mostrou-se relevante e eficaz para municípios que são carentes de recursos, pessoal qualificado e de infraestrutura computacional para implementação de modelos robustos de IDE. Pode-se concluir que essa ferramenta permite compartilhamento de dados geoespaciais pertinentes e transparência de informações, sendo, portanto, de grande valia não somente para o governo municipal, mas para a população local, órgãos de outras esferas do governo, para instituições de ensino e para fomentar dados para uma possível base de dados nacional que tem como objetivo principal agregar todas estas informações em uma base nacional de dados.
|
-
WESLLEY IMPERIANO GOMES DE MELO
-
CONTRIBUIÇÕES À ANÁLISE DINÂMICA DA AÇÃO DO VENTO EM PILARES DE PONTES VIA TÉCNICA DO MEIO CONTÍNUO E MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS.
-
Data: 05/11/2019
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O aprimoramento da análise estrutural vem se acelerando nas duas últimas décadas, primordialmente sob modelagem pelo Método dos Elementos Finitos. No caso especial de pontes, mediante tal modelagem, os efeitos dinâmicos são computados com maior rigor e confiabilidade e devido à grande agilidade de processamento imposta pelo mercado, a utilização de softwares comerciais tornou-se corriqueira. Em face da utilização de tais programas de análise e dimensionamento, o engenheiro estrutural ganha a praticidade de simular diversos estados de carga, porém deve sempre possuir mecanismos de validação e verificação de tais resultados. Daí, nessa tese, a Técnica do Meio Contínuo (TMC) será abordada, resgatada e aplicada na análise dinâmica de pilares de pontes. objetivando-se fomentar ferramenta de corroboração das simulações em softwares comerciais (geralmente via MEF). Os efeitos dinâmicos considerados nos mencionados pilares através da TMC foram obtidos com precisão excelente, o que permitiu a validação quanto aos seguintes aspectos: fenômeno da flexo-torção, teoria dos painéis-paredes, vibrações em núcleos estruturais contraventados por lintéis e estabilidade elástica. Além da exposição da TMC na análise dinâmica, evidencia-se a postulação de fluxogramas e marchas de cálculo sob a ótica de processamentos matriciais de equações diferenciais, bem como procedida a Generalização da Teoria do Painéis Parede (GTPP) para ocorrência de paredes não ortogonais. A inovação ocorre no seguinte: desacoplamento dinâmico da vibração de painéis-paredes metálicos e de concreto armado, amortecimento proporcional para rigidez estrutural particionada no núcleo e nos lintéis de contraventamento, equações de Maney no equilíbrio dos lintéis e na condensação matricial. Por fim, para seções de paredes finas de concreto armado, submetidas ao bimomento, é postulada a marcha de cálculo e apresentadas tabelas adimensionais para obtenção da armadura resistente.
|
-
MARIE EUGENIE MALZAC
-
AVALIAÇÃO DA DINÂMICA ESPACIAL E TEMPORAL DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DA ZONA COSTEIRA SUL DO ESTADO DA PARAÍBA.
-
Data: 25/10/2019
-
Hora: 09:30
-
Mostrar Resumo
-
A evolução da ocupação do espaço geográfico costeiro brasileiro tem se constituído em uma importante questão a ser enfrentada pelos planejadores ambientais, na medida em que há necessidade de compatibilização entre as atividades antrópicas e a capacidade de suporte da terra, buscando a minimização da vulnerabilidade ambiental nos seus diversos ecossistemas. O conhecimento da vulnerabilidade ambiental deve ser estendido ao longo do tempo, analisando-se as tendências espaciais de crescimento, visando o adequado estabelecimento de políticas de zoneamento ambiental. A zona costeira Sul do estado da Paraíba (ZC-Sul/PB), objeto desse estudo, tem sofrido ao longo dos séculos com a destruição da Mata Atlântica, substituída pela ocupação majoritária da atividade agrícola, com destaque para a cana de açúcar, além da expansão urbana. Este trabalho teve como objetivo elaborar cartogramas dos graus de vulnerabilidade ambiental à perda de solos destinados à avaliação da estabilidade relativa às categorias morfodinâmicas do solo na ZC-Sul/PB para cenários pretéritos e preditivos. Foram abordadas questões ligadas à Zona Costeira (ZC) com destaque para a delimitação do seu espaço geográfico no contexto internacional e brasileiro. A gestão integrada, no âmbito das bacias hidrográficas e da ZC, apresenta diretrizes determinadas nas políticas do meio Ambiente, recursos do mar e de recursos hídricos. Por conseguinte, foi apresentado um diagrama conceitual relativo às zonas de planejamento de recursos hídricos e a zona costeira bem como a delimitação da ZC-Sul/PB, à luz de critérios estabelecidos na literatura, tendo sido considerado o critério arbitrário relativo ao traçado da rodovia BR-101 como o mais adequado. Realizou-se o mapeamento da dinâmica das alterações das classes de uso e ocupação do solo (UOS) na ZC-Sul/PB, nos cenários pretéritos para os anos de 1988, 2001 e 2013, com uso de imagens de satélites para o processamento através de softwares de técnicas de interpretação e classificação automática supervisionada. Também foram feitas predições dos UOS para os anos de 2023 e 2033 com o modelo Land Change Modeler (LCM), possibilitando prever as mudanças. Devido à carência de banco de dados de UOS, a aplicação do modelo LCM para a ZC-Sul/PB, foi feita com base nos parâmetros de transição para o município de Pitimbu, no qual foi feita a validação, e considerando também as semelhanças observadas entre a evolução do UOS em Pitimbu e na ZC-Sul/PB. As análises temporais e espaciais, dos cenários pretéritos e preditivos, identificaram resultados de grandes mudanças de áreas dos subsistemas da Mata Atlântica, equivalente à classe Áreas florestadas, para as classes Culturas diversas, Cana de açúcar e Áreas urbanas. Para as avaliações da vulnerabilidade ambiental na ZC-Sul/PB em cenários futuros, como dependente apenas das mudanças do uso e ocupação do solo, foi necessário assegurar a inexistência de tendências nas séries temporais de precipitação da região. Assim, foram aplicados dois métodos não paramétricos para verificação de ocorrência de tendências das séries de precipitação, e os resultados, foram indicativos da ausência de tendências. A análise da evolução da vulnerabilidade ambiental à perda de solos mostrou a ocorrência de quatro graus de classificação para a vulnerabilidade ambiental na ZC-Sul/PB: Moderadamente estável, Medianamente estável/vulnerável, Moderadamente vulnerável e Vulnerável. Do exame dos cartogramas de vulnerabilidade ambiental pôde ser inferida uma clara repercussão das mudanças do UOS, com o decrescimento de áreas florestadas, e no aumento dos níveis de vulnerabilidade na ZC-Sul/PB, uma vez que os demais planos temáticos foram considerados invariáveis na escala temporal referida. A comparação dos cenários pretéritos e preditivos permitiu concluir que a categoria morfodinâmica intermediária prevaleceu em equilíbrio pedogenético/morfogenético nos cenários referentes aos anos de 2001 e 2013, com grau Medianamente Estável/Vulnerável, equivalentes a 56,83% e 52,99% respectivamente. O cenário para o ano de 2033 aponta uma mudança para a situação de categoria instável, prevalecendo à morfogênese, somando 53,22%, com graus Moderadamente Vulnerável e Vulnerável, indicando assim propensão à perda de solo. A categoria morfodinâmica intermediária, observada entre os anos 2001 2013, com o reconhecimento do equilíbrio pedogenético/morfogenéticos para a maior parte da ZC-Sul/PB, passa a para a previsão da condição de morfogênese, categoria instável, a partir de 2025.
|
-
KILDENBERG KAYNAN FELIX NUNES
-
NEW ALTERNATIVES FOR CONNECTIONS BY ADHERENCE: COMPOSITE BEAM TESTS.
-
Data: 10/10/2019
-
Hora: 08:00
-
Mostrar Resumo
-
In the last years, it was observed a great process of industrialization of construction and the growing demand for infrastructure in countries with emerging markets that triggered the search for building systems with a high level of prefabrication. In this context, steelconcrete composite structures seem to be a formidable candidate to attend this demand, once they can provide very competitive solutions. Another relevant question is the types of concrete slabs, one that is usually used in small buildings in the Brazilian market are the precast ribbed slabs, thus deserving also a detailed investigation on how this type of slab behaves in the context of composite structures. The connection mode between the concrete slab and the steel girder is important for the durability and mechanical behavior of the steel-concrete composite structures. Because it considered a monolithic behavior for this structure, it is evident, then the need of the presence of connectors that can guarantee the most efficient connection between them. Thus, the need to develop new types of connections is evident. Adherence connection, where the resistance is due to friction between several interfaces, is a particularly promising solution. Therefore, the indepth study of the bonding behavior in composite structures has the potential to improve the calculation models for design, as well as the establishment of experimental analysis and numerical modeling procedures for the evaluation of existing structures. Thus the scope of this research is to evaluate the applicability of connection between steel and concrete in the context of ribbed slabs type in regard to its flexural behavior, using an adherence connection obtained by means of a continuous linear metallic connector with checkered grooves. For that, it will be done a systematic literature review to better understand the flexural behavior and functioning of adherence connections. Furthermore, experimentally evaluate the structural behavior of distinct composite beams based only on the slab typology by means of flexural test and dynamic tests and Validate a numerical model in finite elements using a FEM by the software ABAQUS®, which satisfactorily represents the proposed experimental models. With that, it is expected, at the end of this work, to provide a better understanding of the flexural behavior of adherence by means of a checkered plate.
|
-
CICERO MARCIANO DA SILVA SANTOS
-
DOSAGEM DE CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL COM ADIÇÕES MINERAIS POR MEIO DE PLANEJAMENTO DE MISTURAS.
-
Orientador : GIVANILDO ALVES DE AZEREDO
-
Data: 09/10/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como objetivo aprimorar e validar o método de dosagem do pseudo simplex duplo para concretos auto adensáveis com três diferentes tipos de adição mineral (metacaulim, pozolana da casca de arroz e filler calcário). Para atingir tal objetivo, foi feita uma análise da trabalhabilidade e resistência mecânica dos concretos produzidos por meio desse método de dosagem. Primeiramente, foram definidos limites de utilização para os componentes das pastas e em seguida, foram produzidas 17 composições de pastas. Foram realizados testes de mini cone que geraram resultados de espalhamento e T115. Estes foram submetidos ao teste F e à análise de variância para averiguar a confiabilidade dos resultados obtidos, e assim, representar esses dados em coordenadas simplex para obter a região com grande probabilidade de ocorrência de pastas auto adensáveis. Foram realizados teste de viscosidade (cone Marsh) e exsudação (método de decantação na proveta), para verificar a resistência à segregação das pastas. Na sequência, a dosagem seguiu com a composição de argamassas auto adensáveis para obter o teor de agregado miúdo e compor três misturas de CAA, cada uma com sua respectiva adição mineral e teor de pasta (fraco, médio e forte). Além disso, foram produzidos diretamente da pasta constitutiva 7 misturas de CAA para cada adição mineral por meio de um planejamento fatorial 2² com três pontos centrais, no qual se configuraram como variáveis de entrada para o sistema o volume de pasta e a relação B/A, sendo esses parâmetros definidos e comparados com a EFNARC (2005) para se enquadrar ou ao menos chegar próximo do que determina a norma. As 30 misturas de CAA foram submetidas à testes de capacidade de preenchimento (slump flow e anel J), viscosidade (T500 e Funil V), habilidade de passagem (caixa L) e resistência à segregação pelo método da peneira. Em seguida, foram feitos ensaios de resistência à compressão aos 3, 7, 28 e 90 dias, e velocidade de pulso ultrassônico e absorção por capilaridade aos 28 e 90 dias. Como resultados da pesquisa, foi possível representar o resultados do teste de mini cone (espalhamento e T115) em coordenadas simplex e, por meio da intersecção entre essas variáveis, obter uma região com grande probabilidade de ocorrência de pastas auto adensáveis. Além disso, a partir de pastas constitutivas escolhidas nessas regiões, foi possível obter argamassas e concreto auto adensáveis, de acordo com os parâmetros da EFNARC (2005). No tocante a resistência mecânica, todas as misturas de CAA alcançaram resistência superior a 40 Mpa aos 28 dias, conforme os objetivos estabelecidos inicialmente no projeto associados a ótima velocidade de pulso ultrassônico e baixa absorção capilar, que indicam boa durabilidade para os concretos produzidos com esse método. Por fim, o método de dosagem atendeu aos objetivos propostos de: flexibilidade, universalidade, aplicação, sustentabilidade e custo. A viscosidade das pastas teve seus resultados mais coerentes com a literatura por meio do ensaio de cone Marsh, apesar da análise estatística indicar excelente correlação para o teste de mini cone (T115). Com relação à governança da pasta e argamassa sobre o comportamento do concreto, constatou-se que nas propriedades de fluxo a pasta governa e no estado endurecido a argamassa cumpre esse papel, resultados esses obtidos por meio de análise estatística.
|
-
LEONARDO PEREIRA E SILVA
-
EFEITO DA VARIABILIDADE DE CENÁRIOS CLIMÁTICOS FUTUROS E USO E COBERTURA DA TERRA NOS PROCESSOS HIDROSSEDIMENTOLÓGICOS: O CASO DA BACIA DO RIO TAPEROÁ
-
Data: 27/09/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
As ações antrópicas sobre o uso e cobertura da terra e a variabilidade climática são os fatores controladores do meio ambiente, esses fatores são ainda mais impactantes na região semiárida do Brasil que se caracteriza pela alta variabilidade espaço-temporal da precipitação e valores elevados de evapotranspiração. A bacia hidrográfica do Rio Taperoá possui uma área de aproximadamente 5.660 km², está inserida na mesorregião da Borborema e inserida na região do cariri paraibano. O presente trabalho tem como objetivo central analisar a influência de cenários climáticos futuros pessimista e otimista de precipitação para a bacia do Rio Taperoá. O estudo identificou as mudanças ocorridas no uso e cobertura da terra para a bacia do Rio Taperoá dos anos de t1 (1990), t2 (1999) e t3 (2002), em que as principais alterações no uso e cobertura da terra de 2002 quando comparado com o ano de 1990 foi a diminuição da classe Vegetação arbórea arbustiva para Vegetação arbustiva, esse comportamento foi observado principalmente na porção leste da bacia. A modelagem dinâmica do uso e cobertura da terra baseada em RNMLP mostrou resultados satisfatórios para a bacia do Rio Taperoá com acurácia de 89,69% após 10.000 iterações e índice Kappa de 0,61, classificado por Landis e Koch (1977) como de qualidade muito boa. O cenário previsto para t4 (2060) apresentou aumento considerável da classe de Vegetação arbustiva herbácea, sendo esta a mais representativa com cerca de 38% e diminuição da área ocupada por Vegetação arbórea arbustiva quando comparado com o ano de 2002. O estudo também realizou uma modelagem hidrossedimentológica para estimar a vazão e a produção de sedimentos futuros na bacia do Rio Taperoá, com o auxílio de modelo hidrossedimentológico associado como a modelagem dinâmica do uso e cobertura da terra baseada em RNMLP. No período de calibração o modelo estimou um escoamento superficial médio de 13,38 m³/s, enquanto que no período de validação apresentou um valor de 8,84 m³/s, também superestimando o escoamento superficial médio. Os resultados encontrados para ambos os períodos, tanto o de calibração como o de validação mostram que o SWAT superestimou o escoamento superficial médio observado, que foi 8,87 m³/s na calibração e 2,66 m³/s na validação. O modelo estimou a maior produção de sedimentos no CNRM-CM3 no cenário pessimista em 22,74 t/ha/ano, já a menor produção de sedimentos no MIROC3.2 no cenário pessimista em 5,36 t/ha/ano
|
-
IANINA GONZALEZ TOSCANO
-
LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS VENCIDOS E EM DESUSO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB
-
Data: 30/08/2019
-
Hora: 16:00
-
Mostrar Resumo
-
Os resíduos de medicamentos são comumente descartados de forma inadequada, em vasos sanitários e pias e ou como resíduo doméstico, o que provoca risco ao meio ambiente e à saúde pública. O gerenciamento de resíduos sólidos apropriado permite minimizar a produção e proporcionar sua disposição final adequada. O presente trabalho objetivou analisar a logística reversa da coleta e descarte de medicamentos vencidos e ou em desuso no município de João Pessoa. O estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de questionários em estabelecimentos farmacêuticos do município e na Vigilância Sanitária Municipal. Os resultados mostram que maioria das farmácias e drogarias do município de João Pessoa entrevistadas possuem plano de gerenciamento de resíduos sólidos (99,02%) e praticam a logística reversa de medicamentos vencidos e em desuso (95,1%). Foi verificada a carência de informações disponibilizadas para a população quanto ao descarte correto dos medicamentos e o não cumprimento às legislações que tratam de especificações para a prática da logística de reversa. Esta pesquisa poderá auxiliar na tomada de decisões quanto à logística reversa de medicamentos vencidos e em desuso no âmbito legislativo e operacional, a partir dos resultados obtidos da prática realizada nos estabelecimentos farmacêuticos do município de João Pessoa.
|
-
KÁSSIA DOS SANTOS SINHORELLI
-
ESTUDO DAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS E TÉRMICAS DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO CONTENDO ADIÇÕES MINERIAIS E VERMICULITA
-
Data: 30/08/2019
-
Hora: 15:00
-
Mostrar Resumo
-
A industria da construcao civil tem cada vez mais buscando se modernizar, bem como atender as exigencias no que diz respeito ao impacto ambiental, alem de atender aos requisitos minimos da norma de desempenho de edificacoes (NBR 15.575, 2013). Dentre os diversos requisitos desta norma destaca-se aquele referente ao comportamento termico da edificacao. Diferentes materiais e solucoes construtivas tem sido utilizados para melhorar o desempenho termico das edificacoes, dentre as solucoes existentes no mercado podese destacar o uso de argamassa com propriedade de isolamento termico, podendo promover um ganho tanto ambiental quanto economico atraves da diminuicao da utilizacao de equipamento para arrefecimento do ambiente. Varios estudos envolvendo a utilizacao da vermiculita em argamassas de revestimento vem sendo desenvolvidos, no entanto, seu uso nas argamassas de revestimento convencionais tem resultado em um material com trabalhabilidade insatisfatoria na cidade de Joao Pessoa. Com base nisso, este estudo tem como principal foco avaliar o comportamento na reologia de argamassas no estado fresco, as suas propriedades endurecidas, alem da sua condutividade termica. Os materiais foram caracterizados quanto as suas propriedades fisicas (massa unitaria, massa especifica e granulometria), quimicas (fluorescencia de raios x) e mineralogicas (difracao de raios x). Misturas de argamassa contendo cimento Portland, cal hidratada, vermiculita, areia de rio e adicoes de metacaulim (MC) ou residuo de tijolo ceramico (RTM), na proporcao de 1:1:6, em volume, foram avaliadas. A areia foi substituida parcialmente por vermiculita nas proporcoes de 40%, 60% e 80%, ja as adicoes de pozolana foram introduzidas na proporcao de 10% e 20%, e o teor de agua foi determinado em funcao do espalhamento obtido na mesa de consistencia. No estado endurecido, foram avaliadas a resistencia mecanica, absorcao de agua por capilaridade, densidade de massa, aderencia e desempenho termico. Os resultados mostraram que apesar de apresentar o mesmo indice de consistencia, as argamassas demonstraram um comportamento distinto entre si na analise do Squeeze flow. Pois a estrutura lamelar da vermiculita e o elevado teor de agua nas argamassas que a continha produziu uma mistura com menor viscosidade. A utilizacao da vermiculita diminuiu o desempenho mecanico da argamassa, mas nao ao ponto que impossibilitasse seu uso como revestimento externo, e resultou em argamassas com diminuicao de ate 77,6% da condutibilidade termica em relacao a argamassa de referencia
|
-
ROMULO THOMAZ DE FIGUEIREDO BORJA
-
COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE PILARES ARMADOS E NÃO ARMADOS, CONSTRUÍDOS COM BLOCOS DE TERRA COMPACTADOS
-
Data: 30/08/2019
-
Hora: 15:00
-
Mostrar Resumo
-
A construcao com bloco de terra compactado (BTC) usa tecnologia que converte a terra em estrutura, trazendo a simplicidade da oferta natural do solo, juntamente com padroes adequados de resistencia e durabilidade. A flexibilidade de projeto de alvenaria portante, permite varios estilos de construcao, desde paredes tradicionais a pilares e arcos. O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento estrutural de pilares armados e nao armados de BTC, submetidos a carregamento centrado. Os blocos foram caracterizados atraves dos ensaios de compressao axial e absorcao. 3 tipos de pilares foram realizados e caracterizados pelo ensaio de compressao axial, analise do modo de ruptura, deslocamentos e fissuracoes no elemento estrutural. Observou-se que os pilares de BTC armados obtiveram melhor desempenho quando comparados aos nao armados. Entretanto, o esmagamento dos blocos foi a principal causa para o colapso estrutural de todos os pilares. Por fim, concluimos que nao podemos considerar o modelo de dimensionamento proposto pela NBR 15812 (2010) para pilares de alvenaria de bloco ceramico, como um modelo representativo para pilares de BTC.
|
-
FLAVIO SOUZA AZEVEDO
-
BIORRETENÇÃO: TECNOLOGIA ALTERNATIVA PARA MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS APLICADA A JOÃO PESSOA, PB.
-
Data: 30/08/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
A Infraestrutura Verde (Green Infrastructure - GI) difere das abordagens convencionais para o planejamento do espaco aberto, pois considera valores e acoes de conservacao em conjunto com desenvolvimento do uso do solo, alem de gerenciamento e planejamento da infraestrutura ja existente. Com 54% da populacao mundial atual habitando em areas urbanas, as consequencias desta urbanizacao na drenagem de aguas pluviais urbanas sao mitigadas coma as chamadas Melhores Praticas de Manejo (BMPs - Best management practices) e Desenvolvimento de Baixo Impacto (LIDs - Low impact development). Considerando a complexidade da gestao de aguas pluviais, o presente trabalho tem como proposta central investigar quais sao os parametros locais que influenciam no dimensionamento e no potencial hidrico de uma estrutura de biorretencao como alternativa complementar as praticas correntes de drenagem urbana. Tal dispositivo e conhecido como Stormwater Planter (canteiro pluvial) ou Street Side Rain Garden (jardim de chuva de lateral de rua). A aplicacao da equacao de Richards para simular o fluxo em perfis de solo com profundidade variavel foi modelada com o software HYDRUS-1D. A analise do solo local permitiu obter as propriedades hidraulicas especificas para o local de estudo e assim permitir a construcao dos Hidrogramas de projeto pelo metodo NRCS/SCS para os cenarios de pre e pos-desenvolvimento. O dimensionamento de um sistema de biorretencao foi verificado com tres metodos distintos: o metodo BIRENICE, o metodo LID Hydrologic Analysis e o metodo do Hidrograma. Com base nos resultados obtidos nesta pesquisa, o dimensionamento da biorretencao com o metodo LID apresentou os maiores volumes, vez que considera os dispositivos de biorretencao como reservatorios como 100% retencao. A variacao do tempo de retorno e da duracao da tormenta de projeto foi investigada e demonstrou que para tempos de duracao da ordem de 60 min a variacao no volume de armazenamento nao e significativa, mesmo quando o Tempo de retorno variou de 5 para 20 anos. Com a modelagem do processo hidrologico com o HYDRUS-1D restou comprovado que a previsao de uma camada de retencao de 0,20 m de altura nos perfis analisados altera positivamente a resposta hidrologica do sistema, ao propiciar menores volumes de escoamento e maximizar a infiltracao da agua no perfil para alem do tempo de duracao da tormenta. A aplicabilidade do sistema de biorretencao foi considerada com a apresentacao de uma proposta de implantacao no local de estudo. A area destinada ao sistema dimensionado foi de 4,08% da area total.
|
-
AMANDA VIEIRA PESSOA LIMA
-
ORIENTAÇÃO SOLAR E CONFORTO LUMÍNICO. Análise das condições ambientais e opinião dos usuários.
-
Data: 30/08/2019
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Nas edificacoes, o entorno e as orientacoes das fachadas influenciam na iluminacao e qualidade do ambiente interno. Em ambientes de escritorio, a iluminacao e uma das condicoes influentes no conforto visual, na saude, no bem estar e na produtividade dos trabalhadores. Sob essa otica, o trabalho objetiva identificar o impacto da orientacao da fachada principal nos niveis de iluminacao e satisfacao dos usuarios. Para isso realizaram-se medicoes em duas edificacoes com caracteristicas arquitetonicas semelhantes, a principal diferenca entre os dois predios e a orientacao da fachada principal, eles estao localizadas no centro da cidade de Joao Pessoa, cujo clima predominante e o tropical quente-umido. No estudo, foram analisadas variaveis relacionadas ao conforto visual e satisfacao dos usuarios, no total a analise contempla 219 postos de trabalhos medidos, com questionarios respondidos por seus respectivos usuarios. Os resultados demonstram diferencas significativas entre as duas edificacoes, onde o edificio orientado para Leste apresenta niveis de iluminancia (maximo de 2620 lux) e insatisfacao dos usuarios (45,58%) com a luz natural, maior que o edificio com orientacao Norte e Sul, com 18,07% de usuarios insatisfeitos. Foi detectado tambem que apesar dos beneficios da proximidade a janela no conforto dos trabalhadores, no clima tropical quente-umido, quando a janela e localizada na fachada Leste, sao detectados aspectos negativos no conforto luminico. Os resultados evidenciam que as fachadas principais voltadas para a orientacao Norte e Sul apresentam nos ambientes internos, melhores condicoes luminicas.
|
-
LUCAS MIRANDA ARAÚJO SANTOS
-
DOSAGEM DE CONCRETO AUTOADENSÁVEL COM ADIÇÃO DE FÍLER CALCÁRIO BASEADO NO PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL DE MISTURAS.
-
Orientador : GIVANILDO ALVES DE AZEREDO
-
Data: 30/08/2019
-
Hora: 09:30
-
Mostrar Resumo
-
O concreto convencional (CC) é considerado um grande aliado do ser humano ao longo dos anos. No entanto, nem sempre o CC atende aos requisitos de aplicação. Diante disso, o concreto autoadensável (CAA) representa uma evolução do CC, por ser capaz de conferir à construção benefícios econômicos, tecnológicos e ambientais. Atualmente, o uso do CAA é impulsionado pela crescente aplicação no sistema construtivo de parede de concreto. Desse modo, o estudo tem por objetivo aplicar um novo método de dosagem para obter um CAA que atenda aos parâmetros de autoadensabilidade da NBR 15823 (2017), com resistências ditas convencionais (30 a 40 Mpa). O método de dosagem é baseado no planejamento experimental de mistura que foi desenvolvido por Leite (2018). No entanto, serão propostas algumas contribuições ao método com o intuito de simplificar sua utilização. O método de Leite (2018) supõe a otimização da pasta e do esqueleto granular de forma separada. Na produção das pastas, foi constatado que o ensaio T115 é muito sensível a erros de experimentos devido ao curto tempo do ensaio. O ensaio de funil de Marsh substituirá o T115. Dessa forma, será proposto um intervalo de autoadensabilidade da pasta em função do ensaio de funil de Marsh e do flow. Para isso, será fixado um volume de pasta em 40% para produção dos concretos autoadensáveis. Os intervalos de autoadensabilidade das pastas para o Flow é de 20 a 21 cm e para o Marsh é de 20 a 25 segundos. Além disso, foi possível observar uma pequena zona de autoadensabilidade, reforçando, portanto, a hipótese de que o ensaio de espalhamento do CAA já seria suficiente para a determinação da zona de autoadensabilidade juntamente com os ensaios da pasta. Uma vez determinada a zona de autoadensabilidade, qualquer ponto dentro da região terá grande probabilidade de ser autoadensável.
|
-
NÁDJA MELO DE OLIVEIRA
-
ANÁLISES GEOESPACIAIS DA DINÂMICA DAS SECAS VEGETATIVAS NA BACIA DO ALTO RIO PARAÍBA-PB ENTRE 2001 E 2017.
-
Orientador : RICHARDE MARQUES DA SILVA
-
Data: 30/08/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
A seca e um fenomeno natural muito complexo que afeta o abastecimento de agua e por consequencia impacta nas atividades agricolas e socioeconomicas, causando crises sociais e politicas. Esse fenomeno e um dos fatores mais importantes que causam degradacao na vegetacao. Determinar as areas com vegetacao mais sensivel a seca pode ser eficaz no gerenciamento de risco de seca. Assim, diferentes indices baseados em produtos de sensoriamento remoto vem sendo utilizados para avaliar os impactos da seca na vegetacao. Desta forma, esse estudo utilizou indices de seca baseados em dados oriundos do sensor MODIS abordo dos satelites TERRA-AQUA, referentes ao Normalised Difference Vegetation Index (NDVI) e Land Surface Temperature (LST) para estimar os indices Vegetation Supply Water Index (VSWI) e Vegetation Health Index (VHI) e analisar as secas vegetativas. Este estudo utilizou tambem dados de precipitacao do Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) para estimar o indice de Anomalia das Chuvas (IAC) e caracterizar o regime de chuvas na bacia do Alto Rio Paraiba para o periodo de 2001 a 2017 e caracterizar espaco-temporalmente as secas vegetativas na bacia. Nesse sentido, o objetivo desse estudo e analisar espaco-temporalmente as secas e seu impacto na cobertura vegetal da bacia do Alto Rio Paraiba. Os resultados do IAC mostraram os periodos secos e umidos da bacia e foram classificados de acordo com suas intensidades. Assim, o IAC definiu a partir da serie de 2001 a 2017 a ocorrencia de secas extremas nos anos de 2012 e 2015, bem como um ano extremamente umido em 2009. Sendo os periodos secos e umidos que ocorreram com intensidades diferentes utilizados para analisar o impacto na vegetacao. Com os valores estimados de VSWI e VHI para analisar as secas vegetativas, observaram-se para os anos de maior umidade e seca condicoes espaciais e temporais de secas diferentes. Esses indices variaram para a bacia entre 0 e > 40, onde os valores mais proximos ou > 40 indicaram condicoes normais de umidade para a vegetacao, e, portanto, ausencia de estresse hidrico, e os valores proximo a zero indicaram condicoes de seca extrema na vegetacao. Com base nas estimativas da seca vegetativas baseadas no VSWI e VHI, o VSWI apresentou melhor a seca na bacia, pois o mesmo refletiu a diminuicao do vigor da vegetacao (NDVI) e o aumento na temperatura da superficie (LST) para indicar a seca e nao subestimou a vegetacao com menor estresse hidrico como ocorreu nas estimativas do VHI.
|
-
ISABEL DE ARAÚJO MENESES
-
MODELAGEM DE PRECIPITAÇÃO UTILIZANDO NDVI E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
-
Orientador : CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS
-
Data: 27/08/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
O sensoriamento remoto tem capacidade de abranger areas longinquas e em condicoes de dificil acesso para postos pluviometricos, contudo essas informacoes podem possuir estimativas consideradas grosseiras para simulacoes hidrologicas (LIU et al., 2013). O refinamento de estimativas de precipitacoes provenientes de satelites possui grande importancia em aplicacoes de estudos sobre o meio ambiente, tendo em vista que cada area possui um nicho ambiental especifico. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo de Rede Neural Artificial (RNA) para modelagem de dados de precipitacao local, utilizando a relacao existente entre o NDVI derivado do MODIS e a precipitacao proveniente do TRMM. O modelo foi treinado sobre a regiao da Sub-40, em uma escala espacial de 0,25 x 0,25, para a obtencao de precipitacao local de 0,125 x 0,125. Os modelos treinados para cada subarea apresentaram valores satisfatorios durante as fases de treinamento da rede e as precipitacoes locais apresentaram limitacoes sobre aplicabilidade em areas nao homogeneas.
|
-
GABRIEL SOARES FERREIRA
-
EVALUATION OF TWO CRACK MODELS FOR REINFORCED CONCRETE ONE-WAY SLABS SUBJECTED TO BENDING BY MEANS OF MODAL TESTS.
-
Data: 26/08/2019
-
Hora: 08:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A presença de fissuras em uma estrutura é um fato que chama a atenção sobre potenciais problemas de funcionalidade ou perda de capacidade resistente. Em elementos de concreto armado, os padrões de fissuras são influenciados por diferentes fatores tais como o tipo de elemento (viga, coluna, casca, placa), a resistência do material (resistência do concreto, relações de taxa de armadura), e o tipo de funcionamento (flexão, cisalhamento, torção). A identificação da intensidade do dano por inspeção visual das fissuras, embora seja uma prática comum, nem sempre é eficiente devido a limitações de acesso ou informações incompletas fornecidas. As lajes de concreto armado têm um padrão diferente de fissura em comparação com as vigas, onde as fissuras tendem a se espalhar na superfície do elemento, não necessariamente atingindo as bordas da laje, com profundidade visível a partir da mesma. A taxa de armadura também é um fator que pode mudar esse padrão. Para avaliar o efeito do dano no padrão de fissuração, nas freqüências naturais e formas modais em lajes de concreto armado, foram testadas duas dessas estruturas com diferentes dimensões e taxas de armadura em ambas as direções, nas quais foram induzidas fissuras por aplicação de carga estática, seguidas por testes modais usando excitação de impacto. Extraindo frequências e modos usando o software StarModal, diferentes índices de danos foram avaliados para comparar ambas as lajes, atentando que o padrão de fissuração foi diferente para ambas as estruturas. O gradiente da freqüência fundamental natural ao longo do decaimento, a taxa de abertura de fissuras e um índice de dano global baseado nas mudanças da freqüência natural fundamental foram avaliados. O comportamento do gradiente foi distinto para ambas as lajes, aumentando para ambas até 33% da carga de colapso, mas diminuindo a partir deste estágio de carga para a laje com maior taxa de armadura. Ambos os resultados das mudanças de gradiente e do padrão de fissuração trouxeram evidências de que a proporção entre as fissuras open (antigas) e breathing (novas) diferiam entre as lajes, e podem ser responsáveis por tais diferenças. Para entender o motivo de um comportamento diferente (estimado como causado por uma mudança no comportamento isotrópico para ortotrópico devido a fissuras), ambas as lajes foram modeladas numericamente utilizando elementos finitos. O modelo considerando a perda da rigidez no elemento finito que continha a fissura e nos elementos vizinhos mostrou-se mais adequado que o modelo onde a rigidez era reduzida em todos os elementos que atingiam o momento de fissuração, seja na comparação em frequência ou por forma modal através do parâmetro MAC. Modelos isotrópicos e ortrotrópicos não apresentaram diferenças significativas entre si, o que traz resultados inconclusivos sobre a transição de comportamento de isotrópico para ortrotrópico como causa do diferente padrão de fissuração. As tangentes nas curvas experimentais carga versus deslocamento no carregamento e descarregamento apresentaram valores relativamente próximos indicando que os modelos, embora elaborados para o estágio de descarregamento, também podem ser aplicados na fase de carregamento.
|
-
DARIS CORREIA DOS SANTOS
-
ÍNDICES DE EXTREMOS CLIMÁTICOS BASEADOS NA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL E INFLUÊNCIA DE TELECONEXÕES NO NORDESTE DO BRASIL.
-
Data: 22/08/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
O Nordeste do Brasil (NEB) e uma area bastante vulneravel a episodios de secas e elevada variabilidade climatica, susceptivel a elevadas temperaturas e chuvas irregulares. Portanto, este estudo investiga a influencia das teleconexoes de escala global que afetam a precipitacao no NEB, proporcionando uma melhor compreensao dos efeitos oceanicos e atmosfericos sobre a variabilidade climatica interna de modo a detectar mudancas no padrao de precipitacao, com base em dados de precipitacao provenientes de 522 pontos de grade do Global Precipitation Climatology Centre- GPCC, de 1901-2013; 512 pontos de grade do satelite Tropical Rainfall Measuring Mission- TRMM 3B42, de 1998-2016 e dados observados de 368 estacoes meteorologicas, provenientes da Agencia Nacional das Aguas (ANA) e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de 1965-2017 e dados de teleconexoes atmosfericas oriundas do National Centers for Environmental Prediction (NCEP). Atraves do Rclimdex foram calculados onze indices de extremos climaticos provenientes da precipitacao diaria recomendados pelos Expert Team on Climate Change Detection and Indices (ETCCDI). A Analise de Componentes Principais (PCA) extraiu as variaveis mais relevantes explicando a variancia de cada Cluster para a caracterizacao espacial e temporal e o coeficiente de Pearson averigou o grau de correlacao dos indices de extermos climaticos com as teleconexoes, considerando os niveis de significancia de 0.1, 0.5 e 0.01 e por meio da Transformada de wavelet, do espectro cruzado wavelet e da coerencia wavelet detectou-se periodicidades significantes. Os resultados mostram que o indice Dias Consecutivos Secos (CDD) derivado da precipitacao diaria do satelite TRMM 3B42 correlacionado com a Oscilacao Decadal do Pacifico (PDO), Oscilacao Multidecadal do Atlantico (AMO), Indice de Oscilacao Sul (SOI), Indice Multivariado ENSO (MEI) e Indice Oceanico Nino (ONI) indicam o aumento de periodos de estiagem no NEB. Em periodos mais curtos, a conveccao local, nas regioes homogeneas mais favoraveis a periodos de estiagem, e fortemente impactada pela Oscilacao Quase-Bianual (QBO) e Oscilacao Antarctica (AAO); e as regioes homogeneas mais susceptiveis a precipitacoes extremas, sao impactadas pela SOI, Atlantico Tropical Norte (TNA) e Atlantico Tropical Sul (TSA). A precipitacao anual em dias umidos (PRCPTOT) proveniente do GPCC sugere que a variabilidade climatica do NEB e modulada pela PDO+AMO atuando simultaneamente na fase fria. Os dados observados mostra que as areas mais propicias a estiagem sofrem maior impacto da AAO e Indice da Temperatura Global Terra-Oceano (LOTI). A analise de wavelet identificou diferentes periodicidades significantes entre o acoplamento dos indices de extremos climaticos e os padroes oceanicos e atmosfericos indicando mudancas nos indices climaticos e variabilidade climatica do oceano Pacifico e Atlantico e tambem influencia de forcamentos externos na evolucao dos padroes climaticos nas areas susceptiveis a eventos secos e chuvosos no NEB. As anomalias da Temparatura da Superficie do Mar (TSM) nos indices Nino apresentam grande variabilidade nos ciclos de periodicidade das condicoes climaticas no Pacifico Equatorial e influenciam a variabilidade da conveccao tropical profunda e da circulacao atmosferica. Por fim, essas informacoes se tornam uteis para melhorias nas previsoes climaticas a longo prazo; implantacao de estrategias de adaptacao e mitigacao de eventos extremos, como secas e inundacoes e planejamento agricola.
|
-
LAÍS COSTA LIMA
-
AVALIAÇÃO DE ÁREAS VULNERÁVEIS A MOVIMENTO DE MASSA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA PB.
-
Orientador : TARCISO CABRAL DA SILVA
-
Data: 21/08/2019
-
Hora: 17:00
-
Mostrar Resumo
-
O movimento de massa e um processo natural e transformador no relevo de uma regiao. Entretanto, quando esses fenomenos ocorrem em areas ocupadas tornam-se perigosos para sociedade. A intensificacao das areas urbanizadas, o exodo rural e a necessidade de moradia por parte da populacao de menor poder aquisitivo nas grandes cidades, tornou-se um fato no processo de crescimento das cidades na sociedade contemporanea, o qual determinou essa populacao a estabelecer suas residencias em areas sem condicoes de ocupacao. Essas pessoas tornam-se mais susceptiveis a sofrer perdas por desastres naturais, ditas assim em situacao de vulnerabilidade. Alem do elevado numero de vitimas fatais, os movimentos de massa podem acarretar tambem prejuizos socioeconomicos significativos. Apesar do fato da humanidade enfrentar essas adversidades nao ser novo, e que historicamente muitos desastres naturais ja foram registrados ao longo da historia, a reacao preventiva para esses eventos ainda e um desafio para a sociedade. Como a importante funcao de subsidiar os processos para a gestao de riscos, a analise da estabilidade de taludes se insere como um importante instrumento nas areas urbanas. Na cidade de Joao Pessoa ha 48 areas susceptiveis a ocorrencia de problemas de movimentacao de massa. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma analise de risco realizada em uma amostra constituida pelas comunidades Ari Barroso, Saturnino de Brito, Terra do Nunca, Minervino Bione e Santa Clara. Utilizou-se um Veiculo Aereo Nao tripulado (VANT) para o mapeamento das areas. Foram aplicados modelos de avaliacao de risco de movimentacao de massa para determinacao de coeficientes de seguranca e de avaliacao dos riscos geologicos relativos a deslizamentos de encostas, classificando-os. Os resultados apontaram riscos geologicos classificados como Alto a Muito Alto em 4 das comunidades estudadas e Medio na comunidade Minervino Bione. Com excecao da Comunidade Ari Barroso, o fator de seguranca indicou riscos variando de Alto a Muito Alto.
|
-
EVELYN INÁCIO FANK
-
AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE OFERTA E DEMANDA DE ÁGUA DO RESERVATÓRIO EPITÁCIO PESSOA EM BOQUEIRÃO PB.
-
Orientador : HEBER PIMENTEL GOMES
-
Data: 16/08/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Dentre as diversas consequencias do aquecimento global, a escassez hidrica em regioes semiaridas e uma das que mais ocasiona prejuizos, afetando o abastecimento de agua local e gerando custos onerosos aos seus gestores. Dessa forma, o planejamento e a gestao eficientes dos recursos hidricos sao necessarios para garantir a alocacao da agua entre seus usos multiplos, visando a obtencao dos maximos beneficios economicos e sociais e a sustentabilidade de seus sistemas. Devido a natureza estocastica do fluxo de agua, um dos obstaculos mais desafiadores e complexos para os gestores e planejadores de recursos hidricos e a operacao de reservatorios. O reservatorio Epitacio Pessoa, que recentemente enfrentou a maior crise hidrica desde sua construcao, localiza-se na Bacia Hidrografica do rio Paraiba do Norte, no estado da Paraiba, em uma regiao semiarida do Brasil. Este trabalho teve como objetivo avaliar a sustentabilidade na oferta e demanda da agua e propor estrategias de operacao, atraves da construcao de Curvas de Aversao ao Risco CAR, para o reservatorio de abastecimento Epitacio Pessoa, de modo a auxiliar a gestao do mesmo. Para isso, foram definidos oito cenarios com diferentes vazoes de afluencia e de demanda, levando em consideracao as vazoes outorgadas pela ANA e pelo PERH-PB, a vazao da demanda potencial, a vazao de retirada real e a transposicao de agua do PISF. Indices de sustentabilidade (confiabilidade, resiliencia e vulnerabilidade) foram utilizados para auxiliar a analise e comparacao desses cenarios, bem como os valores dos volumes finais do reservatorio e atendimento medio as demandas. Alem disso, as simulacoes das CAR possibilitaram a analise do comportamento do reservatorio para varias vazoes de retiradas em tres cenarios distintos (de seca, de precipitacao media e chuvoso). O modelo utilizado para as simulacoes desse trabalho foi o AcquaNet. Os resultados mostraram que a implementacao de um modelo eficiente de gestao dos recursos hidricos, limitando as retiradas e recebendo agua do PISF, garante que o reservatorio Epitacio Pessoa nao alcance seu volume morto de agua armazenada, evitando o seu colapso. Determinados cenarios obtiveram resultados mais favoraveis quanto a seguranca hidrica do reservatorio, atendendo a demanda durante todo o horizonte da operacao, apresentando maiores valores de confiabilidade e sustentabilidade. Atraves das simulacoes das CAR, foi possivel estabelecer valores maximos de retiradas do reservatorio frente aos varios cenarios adotados.
|
-
LISARB HENNEH BRASIL
-
New interfaces for a connection by adherence in composite steel-concrete structures.
-
Data: 09/08/2019
-
Hora: 08:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
The technical and economic development of structural alternatives in building construction is a continuous demand. Despite the large number of studies conducted each year, few are dedicated to establishing rigid methodological criteria in order to assess their relevance to the progress of science. Thus, the purpose of a systematic review (SR) may be to discuss data, opinions or practices, provide a survey of previous publications, critique the current work, or make summary projections about future discoveries. In this way, this paper presents a SR related to the structural behavior of Connections by Adherence, aiming discuss concepts, major findings and research methods employed, which allowed us to infer that the connectors present sufficient shear resistance and ductility so that it can be applied to several types of composite structures, mainly in buildings construction. Furthermore, experimentally evaluates the applicability of connection by adherence between steel and concrete in the context of ribbed slabs. For this purpose, Push-out specimens were fabricated and performed in accordance with Eurocode-4 requirements, where the connection behavior is analyzed in terms of its load-slip relation and the failure modes are identified. All the results allow to induce that the Connector by Adherence made with checkered steel plate it is appropriate to use this type of connector in composite structures, as it certainly exhibited satisfactory performance in terms of ultimate shear resistance and ductility.
|
-
ANA BEATRIZ EGYPTO QUEIROGA DA NOBREGA
-
TRATAMENTO SUPERFICIAL PARA BLOCOS DE TERRA COMPRIMIDA (BTC): AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DA MUCILAGEM DE XIQUE-XIQUE (Pilosocereus gounellei)
-
Data: 08/08/2019
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A arquitetura sustentavel ou bioarquitetura, com enfase nas construcoes em terra crua, apresentam uma vantagem ambiental que as tornam extremamente competitivas, devido as suas propriedades termicas e higrotermicas que contribuem para a regulacao do conforto termico dos ambientes, e, para a exploracao de mecanismos com funcionamento bioclimatico, propiciando ainda, ambientes mais salubres. Porem, um dos principais problemas destas construcoes esta relacionado ao desempenho frente a acao da agua das chuvas, ocasionado o surgimento de patologias. Diante de tais consideracoes, o presente trabalho propoe a utilizacao da mucilagem de cacto xique-xique (Pilosocereus gounellei), como tratamento superficial para blocos de terra comprimida (BTC), a fim de verificar o seu potencial como pelicula protetora. Foram realizados ensaios com diferentes concentracoes de mucilagem e em diferentes escalas amostrais, tais como: corpos de prova cubicos, pequenas paredes e prototipos em escala real, comparando o material proposto (TX) com uma resina acrilica impermeabilizante comercial (TR) e amostras sem tratamento (TC). Com os resultados observou-se que o tratamento TX obteve um desempenho satisfatorio nos testes de absorcao de agua por capilaridade, como tambem nos ensaios de comportamento higrotermico. Com relacao a durabilidade apos ensaios de calor e choque termico, as amostras TX, tambem tiveram desempenho satisfatorio. Com os dados, pode-se concluir que, a mucilagem de xique-xique apresenta potencial para utilizacao para tratamento superficial, como impermeabilizante em BTC, representando possibilidade de aplicacao nesse tipo de material, para construcoes em terra. O presente trabalho proporcionou o deposito de uma patente de invencao, sob o titulo: Processo e produto impermeabilizante a base de mucilagem de cacto (BR 10 2019 008108 2).
|
-
ELIAMIN ELDAN QUEIROZ ROSENDO
-
VULNERABILIDADE À SECA NAS REGIÕES SEMIÁRIDA BRASILEIRA E PORTUGUESA: UMA AVALIAÇÃO BASEADA EM LÓGICA FUZZY.
-
Orientador : HAMILCAR JOSE ALMEIDA FILGUEIRA
-
Data: 31/07/2019
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
As regioes semiaridas sao caracterizadas por suas variacoes climaticas de alternancia entre periodos com baixa pluviosidade e periodos com elevada precipitacao. Esses locais, quando habitados, tornam-se palcos propicios a ocorrencia de desastres. A presente investigacao tem como objetivo analisar a vulnerabilidade socioambiental a seca das regioes semiarida brasileira e portuguesa, por meio de indicadores de vulnerabilidade. A aplicacao dos indicadores de vulnerabilidade teve como foco aos anos de 2000 e 2010 no territorio brasileiro (municipios do semiarido paraibano) e 2000, 2004 e 2010 no territorio lusitano (municipios inseridos na Regiao da Bacia Hidrografica do Rio Guadiana). A metodologia utilizada consistiu na agregacao de dados socioambientais das regioes alvos do estudo, utilizando-se dos pressupostos da teoria de conjuntos fuzzy e do seu tratamento matematico dado as incertezas envolvidas na analise de termos subjetivos, como e o caso da vulnerabilidade. O indice de vulnerabilidade foi obtido pela analise integrada de tres indicadores: Exposicao, Sensibilidade e Capacidade Adaptativa. Os resultados para a regiao semiarida brasileira mostrou uma diminuicao das vulnerabilidades da maioria dos municipios, tendo em vista as mudancas sociais e economicas ocorridas entre os anos de 2000 e 2010, alguns municipios se destacaram, como por exemplo, o municipio de Princesa Isabel que reduziu sua vulnerabilidade de 0,646 para 0,322 em um espaco temporal de dez anos. Ja O municipio de Cabaceiras, mesmo havendo melhorado seus resultados, apresentou os piores resultados em ambos os anos, (0,679 em 2000 e 0,646 em 2010). A evolucao dos resultados da regiao semiarida portuguesa foi parecida com a da regiao semiarida brasileira, porem, mais discreta, tendo uma reducao da vulnerabilidade na maioria dos municipios, no comparativo entre os anos de 2000 e 2010. Ao se computar os dados do ano de 2004, os resultados foram os mais vulneraveis dos tres anos, tendo em vista a grande seca que a regiao esteve exposta, nos anos de 2004-2005. Apos a obtencao dos resultados, em ambos os paises, com o intuito de referendar os resultados, foi feito um estudo comparativo com diversas fontes historicas (como jornais, sites de pesquisa, bancos de dados sobre desastres e registos em pesquisas cientificas) que relatavam a ocorrencia e magnitude de eventos de seca. Para o Brasil a analise quantitativa/qualitativa da recorrencia de palavras-chave relacionadas a seca, em jornais, refletiu a diminuicao da veiculacao de noticias que versassem sobre a seca e suas intemperies com o passar dos anos. Alem desse fator, para os dois paises, foi analisado o interesse das pessoas que utilizaram o Google® como ferramenta de pesquisa para termos relacionados com a seca, em diferentes periodos. Acredita-se que o metodo empregado permitiu uma analise integrada dos fatores naturais e sociais, de ambas as regioes, e possibilitou uma analise pormenorizada dos aspectos da vulnerabilidade a seca em diferentes anos.
|
-
GABRIEL FIGUEIREDO DE MELO
-
ANÁLISE NÃO LINEAR DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO COM MÉTODO SECANTE
-
Data: 29/04/2019
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo desenvolver e implementar rotinas computacionais de um modelo de elementos finitos simples e eficiente para analise nao linear de vigas de concreto armado, considerando a nao linearidade dos materiais atraves do uso das relacoes momento-curvatura das secoes transversais obtidas antes da analise estrutural. Foram desenvolvidas rotinas computacionais para obter as relacoes momento-curvatura de secoes genericas de concreto armado, utilizado um desenvolvimento alternativo ao tradicional metodo das lamelas. As rotinas desenvolvidas sao simples, gerais e flexiveis, permitindo um uso pratico e amplo, podendo ser utilizada com diferentes leis constitutivas do aco e concreto. Em seguida, foi desenvolvido um modelo de elementos finitos para analise nao linear de vigas de concreto armado baseado nas relacoes momento-curvatura, adotando o elemento de viga de Euler-Bernoulli. A fim de resolver as equacoes de equilibrio nao lineares e obter os deslocamentos e esforcos internos da viga, foi adotado o metodo iterativo secante. Neste metodo a matriz de rigidez secante da estrutura e atualizada a cada iteracao, utilizando os valores das curvaturas dos nos e os diagramas momento-curvatura para calcular as matrizes de rigidez dos elementos. O modelo de elementos finitos desenvolvido foi implementado atraves de rotinas computacionais, sendo, entao, validado atraves de comparacoes com resultados de exemplos numericos e experimentais da literatura. Com base nos resultados obtidos nos exemplos, pode-se concluir que as rotinas computacionais para analise nao linear de vigas de concreto armado desenvolvidas neste trabalho se mostraram precisas e eficientes.
|
-
ANA EMÍLIA DUARTE BARBOSA PAIVA
-
APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA BRUTA NA PARAÍBA: ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO PEIXE-PB
-
Orientador : CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS
-
Data: 29/03/2019
-
Hora: 15:00
-
Mostrar Resumo
-
As regioes semiaridas, como o Nordeste do Brasil, caracterizadas pela associacao de fatores naturais como baixos indices pluviometricos, temperaturas elevadas durante todo ano, forte insolacao e altas taxas de evapotranspiracao - que na maioria das vezes superam os totais pluviometricos irregulares, configurando taxas negativas no balanco hidrico - apresentam normalmente um contexto de baixa disponibilidade hidrica, agravado pela ocorrencia de rios intermitentes, elevadas demandas de agua - principalmente para abastecimento humano e irrigacao - e ainda a poluicao decorrente da precaria infraestrutura de saneamento das cidades. Logo, a gestao dos recursos hidricos nessas bacias hidrograficas, torna-se mais complexa e desafiadora, sendo necessario usar instrumentos e meios, cada vez mais eficazes para o uso racional dos mesmos. Entre outros instrumentos previstos na Politica Nacional de Recursos Hidricos, tem-se a cobranca pelo uso da agua bruta, que tem, como um dos objetivos, tambem promover o uso racional e estimular investimentos em despoluicao, reuso, protecao e conservacao. O sistema de cobranca pelo uso da agua da Paraiba, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 33.613/2012, foi definido de forma simples, sem considerar caracteristicas e aspectos especificos do Estado e da regiao semiarida, ficando sua aplicacao aquem de atender aos propositos da aplicacao do instrumento. Assim, o presente trabalho apresenta o aprimoramento do modelo de cobranca pelo uso da agua, a partir de estudos sobre a valoracao economica ambiental e sobre demais sistemas existentes de cobranca pelo uso da agua bruta, mostrando-se capaz de expressar em sua formulacao, com a insercao do coeficiente de inducao ao reuso, a uniao do uso racional dos recursos hidricos e o incentivo economico a utilizacao de praticas voltadas a maximizacao da eficiencia do uso da agua e minimizacao da poluicao das mesmas, especialmente em regioes semiaridas que sofrem com o estresse hidrico.
|
-
CAMILA DE ALMEIDA PORTO
-
Desempenho da membrana de ultrafiltração no pós-tratamento de efluente secundário com vistas ao reuso.
-
Data: 27/03/2019
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Os processos de separacao por membrana vem sendo aplicados em efluentes secundarios para viabilizar o reuso em diversas modalidades. O presente trabalho avaliou o desempenho de um sistema piloto de ultrafiltracao no pos-tratamento de efluente de lagoa facultativa da Estacao de Tratamento de Esgotos de Mangabeira, em Joao Pessoa/PB. Experimentos de curta e longa duracao foram realizados para avaliar o comportamento da pressao transmembrana com base em planejamento de experimentos. A caracterizacao do efluente de alimentacao e do permeado tambem foi realizada para a avaliacao da potencialidade de reuso. A estabilidade do sistema foi observada em uma taxa de filtracao relativamente baixa, em torno de 32,5 lmh. As condicoes da limpeza fisica nao apresentaram influencia na remocao da incrustacao reversivel. A frequencia da limpeza quimica basica pode ser realizada a cada 20h para a remocao da incrustacao irreversivel. A adicao de coagulante mostrou-se imprescindivel para a manutencao da pressao transmembrana do sistema estudado. O efluente de alimentacao apresenta elevada carga organica em termos de DQO e turbidez, limitando-se a taxa de filtracao. O permeado apresenta baixa carga organica (media de 5 mg. L-1 de DBO5; 26 mg.L-1 de DQO e 0,7 UNT de turbidez), ausencia de coliformes termotolerantes e transparencia, enquadrando-se em diversos padroes de reuso nacionais (ABNT, Estado de Sao Paulo, Estado do Ceara, Prosab) e internacionais (Estados Unidos e Espanha), porem, um tratamento adicional faz-se necessario para reuso industrial (Padrao Aquapolo Ambiental). Sugere-se a remocao previa das algas do efluente estudado para aumentar a taxa de filtracao e viabilizar a combinacao com o processo de ultrafiltracao.
|
-
PAULA KARENINA DE MACEDO MACHADO FREIRE
-
MODELOS ROBUSTOS DE PREVISÃO DE VAZÃO BASEADOS EM WAVELETS E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
-
Data: 26/03/2019
-
Hora: 15:00
-
Mostrar Resumo
-
O desenvolvimento economico de qualquer regiao esta diretamente ligado a quantidade e qualidade de seus recursos hidricos. Um gerenciamento adequado destes recursos e capaz de minimizar os efeitos de varios fenomenos naturais, tais como as secas que afetam diretamente o setor energetico, o que recentemente tem provocado apagoes. Modelos de previsao sao comumente usados para prover um melhor planejamento e operacao de sistemas de abastecimento de agua. Entretanto, procedimentos que consideram a previsao de curto a longo prazo ainda sao escassos na literatura, principalmente no que diz respeito ao nordeste brasileiro. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de modelos robustos de previsao de vazao para diferentes horizontes (diarios, mensais e anuais). Foram desenvolvidos dezoito modelos robustos, sendo seis para previsao diaria (RNAdQ→Q, RNAdP→Q, RNAdPQ→Q, WRNAdQ→Q, WRNAdP→Q e WRNAdPQ→Q); seis para previsao mensal (RNAmQ→Q, RNAmP→Q, RNAmPQ→Q, WRNAmQ→Q, WRNAmP→Q e WRNAmPQ→Q); alem de seis para previsao anual (RNAaQ→Q, RNAaP→Q, RNAaPQ→Q, WRNAaQ→Q, WRNAaP→Q e WRNAaPQ→Q), os quais foram testados para previsao das vazoes afluentes ao reservatorio de Xingo, a eficiencia desses modelos foram testadas comparadas com os modelos tradicionais baseados em redes neurais artificiais (RNAdX) e com os modelos hibridos wavelet redes neurais artificiais (WRNAdX). Os resultados mostraram que os modelos hibridos (WRNA) foram superiores aos utilizando apenas RNA, de forma especifica, para previsoes diarias o melhor modelo foi o hibrido WRNAdQ→Q, que utiliza as vazoes transformadas dos reservatorios a montante. Para previsoes mensais e anuais, os modelos ideais foram os hibridos WRNAmPQ→Q e WRNAaPQ→Q, respectivamente, os quais utilizam a precipitacao transformada em Tres Marias e a vazao transformada em Xingo como entrada em cada modelo.
|
-
CAMILA GONÇALVES LUZ NUNES
-
ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE MISTURAS ASFÁLTICAS MODIFICADAS POR BORRACHA DE PNEUS INSERVÍVEIS
-
Data: 26/02/2019
-
Hora: 08:30
-
Mostrar Resumo
-
Diante da necessidade de obtencao de pavimentos com maior durabilidade, estudos vem sendo continuamente desenvolvidos para melhorar o desempenho das misturas asfalticas. Neste contexto, a incorporacao de residuos, como a borracha proveniente de pneus inserviveis as misturas asfalticas convencionais, se mostra como uma alternativa viavel para o descarte desses residuos e como uma possivel forma de melhorar o desempenho das misturas. Assim, neste trabalho buscou-se avaliar o desempenho fisico e mecanico de misturas asfalticas com ligante asfalto-borracha, produzido em laboratorio, e agregados locais de origem granitica. Para a producao do asfalto-borracha foram incorporados teores de 10%, 15% e 20% de borracha ao ligante asfaltico convencional, sob elevada temperatura. Para a escolha da composicao granulometrica das misturas, foi escolhida a Faixa C do DNIT ES 031/2006, com ajustes feitos por meio da metodologia de faixa de agregados dominantes (FAD). Apos a producao do asfalto-borracha e definicao da composicao dos agregados foram realizados os ensaios laboratoriais para avaliacao do desempenho fisico e mecanico das misturas. Para a realizacao dos ensaios mecanicos foram utilizados os metodos de compactacao Marshall e SUPERPAVE, obervando-se a influencia do metodo de compactacao no desempenho das misturas. Por meio dos resultados obtidos pode-se constatar que as misturas com 10% de borracha e metodo de compactacao SUPERPAVE tiveram um melhor desempenho.
|
-
ADALICE FLÁVIA DUARTE DE MEDEIROS
-
DESEMPENHO ACÚSTICO DE UMA PASSAGEM INFERIOR NA ATENUAÇÃO DO RUÍDO DE TRÁFEGO.
-
Data: 25/02/2019
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
As barreiras acusticas sao uma das solucoes usualmente adotadas na reducao do ruido de trafego. Entretanto, da mesma forma que elas sao consideradas um obstaculo ao som, na maioria das vezes, tambem sao percebidas como um obstaculo visual. Sabe-se que passagens inferiores em rodovias vem sendo usadas para evitar cruzamentos em nivel entre as vias. Pressupoe-se que esse desnivel pode funcionar como uma barreira acustica, contribuindo com a reducao do ruido nas areas circunvizinhas com a vantagem de possuir pouco impacto visual. Para avaliar o potencial de isolamento da passagem inferior, foram feitas de medicoes do nivel de ruido em pontos de interesse, previsoes de ruido com expressoes do modelo CoRTN e modelagens computacionais utilizando o software SoundPLAN®, que considera a distribuicao sonora na area urbana como um todo. O modelo matematico do CoRTN utilizado conseguiu prever o ruido no entorno da passagem inferior e quantificou sua atenuacao sonora. Embora simplificado, tal modelo mostrou ser confiavel e possui resultados representativos se comparados a modelagem computacional realizada no SoundPLAN®. Por fim, foi comprovado que o uso da passagem inferior possibilita uma atenuacao significativa no nivel de ruido, confirmando a sua eficiencia como uma solucao para a minimizacao do ruido de trafego.
|
-
MARIA MARCELLA MEDEIROS MELO
-
SIMULAÇÃO DAS ALTERAÇÕES HIDROLÓGICAS OCASIONADAS POR BARRAMENTOS HIDRELÉTRICOS NA BACIA DO ALTO PARAGUAI
-
Data: 25/02/2019
-
Hora: 13:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A matriz energetica brasileira e predominantemente consistituida por fontes hidraulicas e, considerando cenarios de expansao, e necessario o conhecimento previo de seus impactos para fins de planejamento. A Bacia do Alto Paraguai (BAP), onde esta inserido o Pantanal, possui dezenas de hidreletricas instaladas na regiao do planalto, o que pode resultar em impactos diversos sobre o bioma. Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da operacao de hidreletricas localizadas a montante da BAP sobre o regime de vazoes e padrao de inundacao do Pantanal. Foram criados cenarios hipoteticos para investigar o efeito isolado da hidreletrica de Manso e da operacao conjunta de todas as hidreletricas existentes e planejados na bacia. A partir de condicoes de contorno de montante obtidas por simulacao na regiao do planalto com o modelo hidrologico distribuido MGB-IPH, o SIRIPLAN, sistema que combina modelos 1D e 2D para simulacao nos canais e na planicie, respectivamente, foi empregado no Pantanal. A quantificacao das alteracoes foi realizada utilizando os Indicadores de Alteracao Hidrologica (IHA) e diferentes abordagens da Abordagem da Faixa de Variabilidade (RVA), sendo tambem proposta uma adaptacao a metodologia tradicional. Os resultados mostram que a hidreletrica de Manso possui forte efeito de regularizacao no rio Cuiaba, alterando a maioria dos indicadores, com predominante aumento das vazoes minimas de diferentes duracoes, de ate 200%, alem da diminuicao das vazoes maximas e no numero de baixos pulsos. Por sua vez, a reducao das vazoes maximas reduziu a frequencia de inundacao e lamina dagua media nos entornos dos rios Cuiaba e Paraguai. A operacao conjunta das hidreletricas resultou em alteracoes de menor magnitude, inferiores a 2% para a maioria dos indicadores, com maior impacto sobre o numero e a duracao de baixos pulsos. As hidreletricas consideradas tendem a intensificar as condicoes de estiagem, diminuindo as vazoes minimas de diferentes duracoes e as medianas dos meses mais secos e aumentando a duracao de baixos pulsos. Em termos de area inundada, o comportamento predominante foi de reducao, especialmente as margens do trecho superior do rio Paraguai e em toda extensao do rio Taquari, o que pode vir a intensificar o assoreamento na regiao, alem de ter efeitos diversos sobre os ecossistemas locais. A adaptacao proposta a metodologia tradicional do RVA, considerando a existencia de limites de tolerancia, resultou alteracoes menores, embora tenha sido observado pouco efeito sobre os indicadores relacionados a altos e baixos pulsos. A analise do RVA nas as tres categorias (superior, central e inferior) se mostrou mais satisfatoria para representar as alteracoes do que quando comparada a metodologia tradicional. Os resultados obtidos evidenciam as inter-relacoes existentes entre diferentes trechos do Pantanal em razao das trocas laterais e que mesmo localizadas a centenas de quilometros de distancia, as hidreletricas instaladas no planalto possuem efeito sobre seu regime de vazoes e de inundacao.
|
-
EMERSON DA SILVA FREITAS
-
AVALIAÇÃO DO USO DO GPM (GLOBAL PRECIPITATION MEASUREMENT) PARA DETERMINAÇÃO DE EVENTOS CHUVOSOS E SUAS PROPRIEDADES NO BRASIL: UMA ANÁLISE NA ESCALA SUBDIÁRIA
-
Data: 22/02/2019
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A precipitacao, dentre as variaveis do ciclo hidrologico de bacias hidrograficas, e a mais importante para muitas aplicacoes. Apesar disso, o entendimento das propriedades das chuvas no espaco e no tempo ainda e um desafio em paises em desenvolvimento devido a escassa rede de monitoramento. Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar espaco-temporalmente a precipitacao e suas propriedades geradas pelos dados de precipitacao observados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) e dados de precipitacao estimados pela missao Global Precipitation Measurement (GPM). Para isto, utilizaram-se dados de cerca de 3.000 estacoes pluviograficas distribuidas pelo pais, com uma alta resolucao temporal de 10 min, quando ha precipitacao. O periodo de estudo foi de 2015 a 2017. A metodologia consistiu de algumas etapas: foi feita inicialmente uma analise quali-quantitativa dos dados observados. Foram determinados, a partir do criterio do Intervalo Minimo entre Eventos (MIT), os eventos e suas respectivas propriedades medias (lamina precipitada, duracao, intensidade, tempo seco e intermitencia) para cada ano e para cada estacao (dados de campo) e pixel (dados do IMERG). Para os dados observados, aplicou-se a analise dos componentes principais e, posteriormente, de agrupamento para identificar regioes que possuem propriedades semelhantes, para a definicao de grupos para realizacao das analises e comparacoes. Os principais resultados indicaram que, apenas 6 componentes principais de 44 variaveis sao responsaveis por representar mais de 90% da variabilidade dos dados, e com isso foram identificadas 5 regioes com a analise de agrupamento. Com relacao ao Numero de Eventos e a Lamina media precipitada ha uma boa concordancia entre os dados, possuindo um erro relativo absoluto de no maximo 50% e possuindo correlacoes de ate 0,8 para essas propriedades. Com relacao a duracao e a intensidade, para a primeira ha uma superestimacao e para a segunda uma subestimacao. Os erros relativos absolutos sao maiores, chegando a ate 160% e baixos coeficientes de correlacao. Com relacao aos sistemas de precipitacao percebeu-se que, as precipitacoes frontais foram as mais bem representadas e os sistemas convectivos foram os que apresentaram os piores resultados. A principal conclusao desse trabalho e a indicacao que nao se pode utilizar o IMERG para estimar as propriedades da precipitacao sem admissao um erro de pelo menos 50% nos dados.
|
-
THIAGO SANTOS DE ALMEIDA LOPES
-
AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE AGROTÓXICOS POR BIORREATOR DE MEMBRANA E PÓS-TRATAMENTOS DE CARVÃO ATIVADO, OSMOSE REVERSA E OZONIZAÇÃO
-
Data: 21/02/2019
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A crescente demanda por alimentos tem gerado um incremento significativo na producao e uso de agrotoxicos nas mais diversas lavouras. Estes produtos tendem a se acumular no meio ambiente e com isso acarretam em diversos problemas de poluicao ambiental e de saude publica. Os sistemas convencionais de tratamento de efluentes nao sao eficazes na remocao destes contaminantes. Por esse motivo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de um biorreator de membrana (BRM) em escala piloto, tratando efluentes de uma industria de processamento de frutas, para a remocao de agrotoxicos, de formas individual e combinada com outras tecnologias de tratamento. A estabilidade do BRM foi monitorada por meio de analises de DQO, pH e SST. A adicao de agrotoxicos ocorreu atraves da insercao continua de solucao estoque para gerar concentracoes de 20 µg.L-1 de 2,4-D, carbendazim e diuron e 1,5 µg.L-1 de atrazina no BRM. A determinacao destes compostos foi efetuada por meio da extracao em fase solida (SPE) e da cromatografia liquida acoplada a espectrometria de massas sequencial (LC-MS/MS). A eficacia do BRM para a remocao de agrotoxicos foi avaliada mediante quatro experimentos com variacoes de TDH e adicao de carvao ativado em po (CAP) no biorreator, alem da operacao dos pos-tratamentos de carvao ativado, osmose reversa e ozonizacao. Durante o estudo, foram executadas limpezas quimicas das membranas com acido citrico, hidroxido de sodio, hipoclorito de sodio e acido fosforico. O biorreator demonstrou robustez e estabilidade, ao manter a qualidade do permeado mesmo sob elevadas variacoes de DQO do efluente bruto e do teor de biomassa no lodo. Contudo, proporcionou apenas uma remocao parcial dos agrotoxicos estudados, ressaltando a necessidade de um uso combinado com outras tecnologias de tratamento para uma remocao completa. A introducao de CAP no BRM promoveu remocoes medias superiores a 94% para carbendazim e diuron, contudo, a mesma eficacia nao foi obtida para 2,4-D e atrazina. Dentre os sistemas hibridos, formados pela uniao entre BRM e pos-tratamentos disponiveis na ETE piloto, as alternativas BRM/adsorcao em CAG e BRM/osmose reversa geraram excelentes resultados, mostrando-se eficazes para fins de remocao de agrotoxicos. Com relacao ao sistema BRM/ozonizacao, foi observada uma performance aquem as das supracitadas, mas que pode ser justificada pelo baixo teor de ozonio aplicado.
|