PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFERSON GOMES NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFERSON GOMES NUNES
DATA: 27/03/2024
LOCAL: LAEDE
TÍTULO: MODELO BIODINÂMICO PARA REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS EM ARQUIBANCADAS TEMPORÁRIAS PARA ANÁLISE DE EFEITO VIBRATÓRIO
PALAVRAS-CHAVES: arquibancadas temporárias, comportamento dinâmico, transmissibilidade, filtragem de FFT, vibração.
RESUMO: O trabalho aborda a análise do comportamento dinâmico de arquibancadas temporárias, ressaltando os desafios estruturais e de segurança associados a essas estruturas. O objetivo da pesquisa é aprofundar o entendimento da interação entre as arquibancadas e o público presente, melhorando as considerações de projetos desse tipo de estrutura, especialmente no que diz respeito aos efeitos dinâmicos, que podem levar a vibrações excessivas e colapsos. O objetivo principal é desenvolver um modelo biodinâmico aprimorado para analisar as vibrações das arquibancadas, considerando a presença de espectadores sentados e em pé. O método empregado consistem em extrair dados de transmissibilidade dos testes com acelerômetros realizado por Vieira (2014). O método de filtragem de FFT foi escolhido para eliminar os ruídos dos sinais obtidos no ensaio, devido à sua simplicidade e eficiência na análise de componentes de frequência. Testes de filtragem foram conduzidos para garantir a preservação das amplitudes do sinal, essenciais para o cálculo da Transmissibilidade (TR). Os ensaios de vibração com pessoas sentadas e em pé foram analisados, gerando diagramas de série temporal para entrada e saída de sinal em cada frequência de ensaio (0,5; 0,6; 0,7; 0,8; 0,9 Hz). A faixa de corte do filtro foi determinada através da análise do sinal no domínio da frequência de forma a preservar a amplitude do sinal. A TR foi calculada pico a pico em cada frequência, sendo realizada uma média aritmética dos valores obtidos para cada posição do indivíduo. Os resultados revelam padrões distintos de respostas entre as posturas sentada e em pé, indicando uma variação significativa da transmissibilidade com a frequência de vibração.
Interno - 1856580 - FELIPE TAVARES DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ LUIS VITAL DE BRITO