PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAELLA VIANA SILVA ASFORA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAELLA VIANA SILVA ASFORA
DATA: 14/04/2021
LOCAL: Ambiente virtual PPGCJ/UFPB
TÍTULO: Webjornalismo Esportivo e o Combate à Corrupção no Futebol
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo. Economia. Esporte. Estado. Combate à Corrupção.
RESUMO: Atualmente, no contexto do estudo e da pesquisa aqui proposta é relevante destacar o papel do webjornalismo esportivo e o combate à corrupção no futebol. Para tanto, é preciso compreender historicamente o papel da imprensa gráfica, a sua evolução e o seu impacto econômico, assim inseridos numa contextualização cultural e simbólica dos meios de comunicação. Da mesma forma, tendo por foco a seara desportiva e as características do futebol. Ademais, um destaque para os principais atributos do jornalismo do Século XIX ao Século XXI. A atividade jornalística como um importante vetor econômico, através de suas editorias especializadas, principalmente a editoria esportiva. Visando relatar os fatos emblemáticos da corrupção no futebol no âmbito internacional, nacional e regional. O webjornalismo esportivo é o enfoque principal desta investigação científica e a respectiva função social, política, econômica e cultural no que se refere às denúncias dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no futebol. Os objetivos deste estudo inédito consistem em identificar os principais acontecimentos e a linguagem do webjornalismo esportivo, através do relato jornalístico dos principais delitos cometidos neste universo do futebol. Visa ainda avaliar a transnacionalização e o combate à corrupção do futebol no Brasil e em diversos países, a exemplo da Operação Fifagate. A metodologia adotada contempla amplamente a literatura secundária e uma pesquisa documental, por meio da consulta aos livros, dissertações, teses, artigos científicos, notícias, reportagens especializadas neste tema. Ainda que o tratamento das fontes jornalísticas seja comumente classificado como de natureza secundária, neste caso o próprio webjornalismo é a matéria de análise, então, cabe tratá-las como fonte de informação que dá base às interpretações aqui manuseadas. Neste contexto, elas são fonte primária considerando o assunto-base da pesquisa. Lembra-se a previsão de tratamento de documento aos monumentos, ou seja, aqui que é dado para a ser o questionado no âmbito de uma pesquisa acadêmica que lança novos olhares sobre a leitura e as conclusões em torno da matéria jornalística. Assim compreendidas no período de 2015 a 2021, pontualmente pelas fontes primárias, os relatos dos envolvidos nos casos de corrupção e lavagem de dinheiro no contexto esportivo. Finalmente, o presente tema propõe uma discussão inovadora acerca da realidade do webjornalismo esportivo e o combate à corrupção no futebol, também através da série El Presidente, proporcionando um diferencial nas pesquisas que não deixa de tratar da história do direito, mas tem como cerne de reflexão do Direito Desportivo e do Direito Penal Econômico, sob a perspectiva de uma análise do combate à corrupção, a exemplo do Compliance Desportivo, conscientização da sociedade, prevenção e a punição dos delitos no meio desportivo para uma nova construção social no Século XXI.
Externo ao Programa - 3113682 - JOAO BATISTA MOREIRA PINTO
Presidente - 1022283 - JOSE ERNESTO PIMENTEL FILHO