PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Notícias


Banca de DEFESA: MOANGELA ALVES DE SOUSA ALENCAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOANGELA ALVES DE SOUSA ALENCAR
DATA: 23/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/kvg-mubp-kus
TÍTULO: A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL E O ACESSO À ATENÇÃO ODONTOLÓGICA NA ATENÇÃO BÁSICA: ANÁLISE A PARTIR DO 3º CICLO DO PMAQ-AB
PALAVRAS-CHAVES: Processo de trabalho; Atenção primária à saúde; Saúde bucal; Avaliação em saúde.
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Com o intuito de fortalecer a institucionalização da avaliação na Atenção Básica (AB), foi criado o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) cujo objetivo era induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da AB. Do seu lançamento, em 2011, até o encerramento, em 2019, foram realizados três ciclos do programa. Diante do exposto, o presente estudo de desenho observacional, analítico e transversal, de base secundária, teve como objetivo avaliar se a organização do processo de trabalho das equipes de Saúde Bucal (eSB) da AB está associada ao acesso e o tempo de espera do usuário aos serviços de saúde bucal, no Brasil, e nas suas regiões, a partir dos dados do 3º ciclo do PMAQ-AB. Foram utilizadas variáveis do Módulo III - referente às respostas dos usuários e do Módulo VI – referente às respostas dos profissionais das eSB. Realizou-se análise descritiva e análise inferencial por meio da regressão logística (α=0,05), para o desfecho 1 “acesso” e regressão logística multinomial (α=0,05), para o desfecho 2 “tempo de espera” categorizado em 1 - espera de até 5 dias (referência); 2 - espera de 6 à 15 dias; 3 - espera de mais de 15 dias. Como resultados do estudo, verificou-se que, no Brasil, 40,9% dos usuários da AB conseguem marcar atendimento com o dentista na UBS, com uma média de 10 dias de espera para consulta. Nas regiões, o Nordeste é a região em que mais usuários conseguem marcar atendimento com o dentista (48,4%) e o menor tempo de espera para consulta (6,5 dias), enquanto no Sudeste menos usuários conseguem marcar atendimento com o dentista (33,9%) e com maior tempo de espera (17,2 dias). Os modelos de regressão demonstram características do processo de trabalho das eSB associadas ao acesso e tempo de espera (categorias 2 e/ou 3) do usuário à atenção odontológica, no Brasil e suas regiões. Para o Brasil, os fatores foram: A eSB atuar em duas eAB (OR=0,45/ OR=1,53; OR=2,46) e em três eAB (OR=0,32/ OR=1,88; OR=4,34); eSB não receber apoio do CEO (OR=1,62/ OR=0,86; OR=0,76); eSB não realizar ações articuladas com outros equipamentos do território (OR=0,80/ OR=1,17; OR=1,24); eSB não reservar vaga na agenda para o usuário mostrar resultados de exames (OR=0,69/ OR=1,60); eSB não realizar acolhimento conjuntamente com a eSB (OR=0,87/ OR=1,40; OR=1,70); o principal fluxo para acolhimento não ser por meio de fila e ficha (OR=1,09/ OR=1,59; OR=1,85) e não ser pela classificação de risco/vulnerabilidade (OR=0,83/ OR=1,23; OR=1,35); a principal forma de marcação da 1º consulta odontológica é no próprio consultório (OR=0,86 /OR=1,10) e pelo agente comunitário (OR=0,83 /OR=1,08; OR=0,85); a principal forma de marcação da consulta para continuidade do tratamento ser pela eSB agendar e depois comunicar ao usuário (OR=1,29/ OR=0,79). Devido a diversidade do Brasil, observa-se que estes fatores diferem entre as regiões geográficas. Conclui-se que características do processo de trabalho das eSB comprometem o acesso do usuário à atenção odontológica demandando ações que possibilitem a reorganização do processo de trabalho visando a ampliação do acesso e a melhoria das ações e serviços de saúde.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6311314 - ANA MARIA GONDIM VALENCA
Interno - 2459248 - ANA FLAVIA UZEDA DOS SANTOS MACAMBIRA
Interno - 1643224 - HEMILIO FERNANDES CAMPOS COELHO
Interno - 1366694 - JULIANA SAMPAIO
Externo à Instituição - ANE POLLINE LACERDA PROTASIO
Externo à Instituição - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ