PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
32167592

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CATARINA FERREIRA PONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CATARINA FERREIRA PONTES
DATA: 20/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/app-nywc-ywv
TÍTULO: UM SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO ESPACIAL PARA DETERMINAR O NÍVEL DE PRIORIDADE DA COVID-19 NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Infecções por coronavírus; Análise espacial; Análise espaço-temporal; Sistemas de Apoio à Decisão Espacial.
PÁGINAS: 36
RESUMO: O SARS-CoV-2 é um vírus pertencente à família dos Coronaviridae, de RNA com sentido positivo, que é um potente causador de doenças respiratórias agudas graves. A pandemia da COVID-19 foi considerada uma das mais graves crises de saúde pública da história recente, interferindo na homeostasia das organizações de saúde do mundo, provocando um colapso econômico e social nunca visto anteriormente. Nessa perspectiva, com o aumento do número de casos de infecção pelo SARS-CoV-2 no Nordeste, questiona-se sua distribuição espacial, espaço-temporal e o perfil demográfico da doença. O presente estudo terá como objetivo elaborar um sistema de suporte à decisão espacial para determinar o nível de prioridade para os casos de COVID-19 no Nordeste do Brasil. Tratar-se-á de um estudo quantitativo, exploratório eecológico, a partir dos dados secundários oriundos do Ministério da Saúde. Os dados serão registrados em uma planilha eletrônica e a análise espacial serão realizada com o auxílio do software R versão 3.6.3 e a análise espaço-temporal serão obtida através do SatScan.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337967 - RONEI MARCOS DE MORAES
Interno - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Interno - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1454201 - RODRIGO PINHEIRO DE TOLEDO VIANNA
Externo ao Programa - 1762965 - RAFAELLA QUEIROGA SOUTO
Externo à Instituição - RACKYNELLY ALVES SARMENTO SOARES