PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Notícias


Banca de DEFESA: ULANNA MARIA BASTOS CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ULANNA MARIA BASTOS CAVALCANTE
DATA: 16/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/vgg-iknz-ptw
TÍTULO: TOXOPLASMOSE GESTACIONAL: CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA E INTERVENÇÃO COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
PALAVRAS-CHAVES: Pré-natal. Profissionais de Saúde. Toxoplasmose.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: São diversas as alterações anatômicas e fisiológicas inerentes à gestação, por ser um evento de suma importância na vida de uma mulher, ela deve buscar o atendimento pré-natal assim que constatada a gravidez. A realização de um pré-natal atencioso, com a qualidade que lhe é devida, tem a capacidade de reduzir a morbidade e mortalidade materno-infantil consideravelmente. As consultas pré-natais na Atenção Básica (AB) são desempenhadas pelos profissionais que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Durante essas consultas vários exames são solicitados, pois são capazes de detectar inúmeras doenças, e uma delas é a toxoplasmose, caracterizada como uma zoonose causada pelo Toxoplasma gondii e que ao atingir a mulher, durante a gravidez, tem maior relevância devido ao risco considerável de acometimento do feto. Nesse contexto, a educação em saúde representa uma estratégia que possui a capacidade de prevenir e reduzir os riscos de exposição da toxoplasmose na gestante. Portanto, promover a capacitação dos profissionais da área da saúde, que atuam nessa assistência, torna-se fundamental para orientar corretamente essas mulheres. Sendo assim, este estudo consistiu em investigar o conhecimento acerca da toxoplasmose gestacional entre profissionais de saúde que realizam assistência pré-natal na estratégia saúde da família, antes e após exposição à cartilha informativa. Trata-se de um estudo do tipo quasi-experimental, descritivo, com abordagem metodológica quanti-qualitativa. Para melhor compreensão, dividiu-se o estudo em duas etapas: a primeira consistiu num estudo metodológico e a segunda em um estudo quasi-experimental. Aplicou-se também a regressão logística para explicar quais variáveis categóricas são relevantes para os modelos gerados. A amostra relacionada a etapa metodológica teve a participação de juízes especialistas e do público-alvo para validações dos instrumentos, que após as análises se mostraram com validação de conteúdo aceitável. Foram 6 juízes especialistas para validar o questionário do apêndice A e 22 juízes especialistas em conjunto com 16 profissionais do público-alvo para validar a cartilha educativa. A etapa de intervenção foi composta por 40 profissionais médicos e enfermeiros, que atuavam nas unidades de saúde de Cajazeiras (Grupo Intervenção) e São José de Piranhas (Grupo Controle), 24 profissionais alocados no grupo intervenção e 16 no grupo controle. Verificou-se que 72,5% dos profissionais são do sexo feminino, com uma média de idade de 29,2 anos, média de 5,4 anos de experiência na área da saúde, 4,02 média (em anos) de atuação na unidade de saúde, tendo 57,5% com pós-graduação, apenas 2,5% apresentou treinamento sobre toxoplasmose gestacional, mas 100% dos profissionais informam sobre toxoplasmose e 62,5% prestam essa informação no início do pré-natal. A questão relacionada ao tipo de tratamento na gestante com toxoplasmose teve apenas 25,0% (grupo controle) e 29,2% (grupo intervenção) de acertos pelos profissionais, respectivamente. As médias das questões respondidas pelo grupo intervenção foram mais altas quando comparadas ao grupo controle. Em relação a regressão logística, nos dois modelos gerados os parâmetros estimados sugeriram que as variáveis encontradas afetam negativamente o conhecimento. Por fim, por meio deste estudo verificou-se que os médicos e enfermeiros da Atenção Básica possuem o conhecimento defasado em vários aspectos da toxoplasmose gestacional, comprometendo a boa qualidade do pré-natal. A inserção da cartilha educativa apresentou aumento significativo no nível de conhecimento do grupo intervenção, mostrando a importância que novas estratégias de educação em saúde têm dentro do processo de trabalho desses porfissionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Interno - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Interno - 1454201 - RODRIGO PINHEIRO DE TOLEDO VIANNA
Interno - 1643224 - HEMILIO FERNANDES CAMPOS COELHO
Externo ao Programa - 1489452 - TATIENE CORREIA DE SOUZA
Externo ao Programa - 6337281 - FABIO CORREIA SAMPAIO
Externo ao Programa - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE
Externo à Instituição - ABRAHAO ALVES DE OLIVEIRA FILHO