PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA CAROLINA PEREIRA DA PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA CAROLINA PEREIRA DA PAZ
DATA: 31/03/2021
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: OS EFEITOS DOS DISTÚRBIOS ANTROPOGÊNICOS E A EFICÁCIA DE PASSAGENS DE FAUNA SUPERIORES EM INDIVÍDUOS DE BRADYPUS VARIEGATUS (SCHINZ, 1825) EM FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA EM ÁREA URBANA
PALAVRAS-CHAVES: preguiça-de-garganta-marrom, Impactos Antrópicos, Matriz Urbanizada, Fragmentos Florestais.
RESUMO: Devido ao avanço da urbanização e do desmatamento as preguiças da espécie Bradypus variegatus tem sofrido com a destruição do seu habitat natural, transformado em fragmentos desconexos. O campus I da Universidade Federal da Paraíba, localizado no município de João Pessoa, Paraíba, encontra-se entre fragmentos florestais de Mata Atlântica onde habitam indivíduos de B. variegatus. Com a proximidade da matriz urbana do campus I e os fragmentos florestais, as preguiças enfrentam distúrbios antropogênicos como o contato com humanos e cães domésticos e com estruturas da matriz urbana utilizada por indivíduos de B. variegatus como substratos para locomoção entre os fragmentos. Apesar da existência de passagens de fauna superiores na configuração de pontes de corda conectando os fragmentos internos e externos na UFPB, estas não são monitoradas, havendo poucos registros de indivíduos utilizando as pontes. A pesquisa tem como objetivo compreender os distúrbios antropogênicos sobre indivíduos de B.variegatus que habitam os fragmentos florestais. Especificamente, descrever os substratos da matriz urbana utilizados; determinar a frequência de uso dos substratos da matriz urbana; monitorar a utilização, pelas preguiças, de pontes suspensas de corda através de armadilhas fotográficas; registrar a frequência de interações entre humanos e preguiças; bem como a frequência de interações entre cães domésticos e preguiças; elaborar material informativo sobre a espécie B. variegatus para sensibilizar a comunidade acadêmica da UFPB. As frequências de uso de diferentes substratos da matriz urbana, as frequências de interações entre humanos e preguiças e as frequências de interações entre cães e preguiças serão calculadas. Os dados serão analisados através da análise multivariada de permutação de variância por meio do software R. O material informativo será elaborado na plataforma de design gráfico Canva.
Presidente - 1297269 - CARLA SORAIA SOARES DE CASTRO
Interno - 1917574 - ELAINE BERNINI