PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de DEFESA: ALISSON PLÁCIDO DA SILVA

DISCENTE: ALISSON PLÁCIDO DA SILVA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE DÍPTEROS NA REGIÃO NEOTROPICAL, ASSOCIADOS A FUNGOS DO FILO BASIDIOMYCOTA
PALAVRAS-CHAVES: Diptera; neotropical; micofagia; Phallales.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: Os dípteros são organismos com uma grande diversidade de espécies, tendo uma gama de recursos a serem explorados, tanto na fase adulta, quanto na fase larval. Um destes recursos são os fungos. Estes podem proporcionar condições ideais para o desenvolvimento, alimentação e reprodução. Este trabalho teve como objetivo conhecer e revisar os dados sobre os dípteros neotropicais, em associação com basidiomicetos, através das literaturas e sítios eletrônicos. Assim como, descrever como primeiro registro para a região da Floresta Atlântica norte de Laternea triscapa. Os dados obtidos foram organizados em uma lista, contendo 17 famílias, 48 gêneros e 97 espécies. Tendo a família Drosophilidae apresentado um número maior de gêneros e espécies associadas a micofagia em basidiomicetos. Sete famílias de ocorrência na região Neotropical não foram adicionadas à lista, mas são conhecidas nas demais regiões por terem espécies ocorrendo em fungos. Reforçando a necessidade de futuros estudos ecológicos na região para poder sanar tais lacunas.
Externo à Instituição - ALEXANDRE GONÇALVES DOS SANTOS E SILVA FILHO
Externo à Instituição - ARTUR CAMPOS DALIA MAIA