PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Banca de DEFESA: KÍSSIA WENDY SILVA DE SOUSA

DISCENTE: KÍSSIA WENDY SILVA DE SOUSA
DATA: 28/09/2021
LOCAL: Ambiente Virtual/CCHLA
TÍTULO: A REALIDADE DAS MULHERES NEGRAS TRABALHADORAS INFORMAIS DO MERCADO PÚBLICO DE JOÃO PESSOA/PB: MEDIAÇÕES DO RACISMO, DO PATRIARCADO E DA EXPLORAÇÃO DE CLASSE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chave: Racismo; patriarcado; luta de classes; mulheres negras; trabalho informal
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: Este trabalho consubstancia-se enquanto uma dissertação de mestrado cuja proposta investigativa teve por objeto as mulheres negras trabalhadoras informais que exercem suas atividades no Mercado Central, em João Pessoa/PB. A realização dessa pesquisa exigiu uma análise acerca dos processos históricos da força de trabalho no Brasil e da formação sóciohistórica desse país, bem como dos delineamentos contemporâneos dessa problemática. A condição periférica desta nação na divisão internacional do trabalho repercute no aprofundamento da precarização para a classe trabalhadora em seu conjunto e, especialmente, para os grupos mais subalternizados em virtude da hierarquização racial, das relações patriarcais de gênero e dos mecanismos de estratificação social. A intersecção entre o racismo, o patriarcado e o capitalismo tem agido como determinante fundamental para o agravamento dos processos de superexploração da força de trabalho negra e feminina no Brasil. As trabalhadoras negras são as mais atingidas pelo agudizamento das expressões da “Questão Social”, de modo a engrossar a inserção destas no espaço da informalidade pela dificuldade de acessarem o mercado formal de trabalho e pela necessidade imanente de buscar estratégias de sobrevivência. O nosso percurso investigativo, em seu objetivo geral, analisou a condição de produção e reprodução das mulheres negras inseridas no espaço informal do trabalho no mercado público na cidade de João Pessoa/PB, aferindo as determinações do racismo, do patriarcado e da desigualdade de classes. Para tanto, partimos das seguintes questões norteadoras: Quais são os rebatimentos do racismo, do patriarcado e da classe na condição de vida e de reprodução das mulheres negras? Quais mediações podem ser observadas entre a condição da mulher negra na sociedade capitalista e o mundo do trabalho? Quais espaços essas mulheres ocupam na informalidade e sob que condições? A metodologia pautou-se na revisão bibliográfica e documental e também na pesquisa empírica do tipo quanti-qualitativa, embasada no materialismo histórico dialético, respeitando as diretrizes e os critérios estabelecidos na Resolução Nº 466/2012 do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Lauro Wanderley e, em especial, aos critérios e normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais conforme Resolução Nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) ao qual a pesquisa foi submetida. A nossa investigação centrou-se na articulação de elementos universais-particularessingulares mediante o levantamento de conhecimentos teórico-conceituais e de dados empíricos. Ao término de nosso estudo assimilamos os impactos da ação interseccional do sistema de exploração/opressão/subalternização que opera mediante uma lógica racista, patriarcal e classista e que conforma as relações sociais, funcionando como a base de sustentação da sociabilidade vigente e como mola propulsora da realidade aviltante da classe trabalhadora e suas frações, dos grupos de mulheres, da população negra e principalmente das mulheres negras. A ação do referido sistema (pautado nas divisões social, racial e sexual do trabalho) é determinante no que concerne às dimensões econômica, social, cultural, política e ideológica, abrange a realidade em suas extensões material e simbólica. Daí decorreu a importância de termos buscado elencar fatores heurísticos que apontassem caminhos para o entendimento da problemática em questão e para a construção de subsídios para seu enfrentamento.
Externo ao Programa - 2441073 - LUCIANA BATISTA DE OLIVEIRA CANTALICE
Presidente - 338368 - MARIA DE LOURDES SOARES