PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CÁSSIO KAIQUE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÁSSIO KAIQUE DA SILVA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/ptg-fyij-mmd)
TÍTULO: EROSIVIDADE DAS CHUVAS, PERDA DE SOLO E NUTRIENTES SOB CLIMA VARIÁVEL E ATIVIDADES ANTRÓPICAS NA BACIA APODI-MOSSORÓ ENTRE 1986-2018
PALAVRAS-CHAVES: Semiárido, modelagem, produção de sedimentos, modelo SWAT.
RESUMO: O estudo da erosão hídrica no semiárido é de extrema importância devido às características climáticas e ambientais únicas dessa região. O semiárido é uma região que apresenta baixa disponibilidade de água, altas temperaturas e solos frágeis, tornando-o vulnerável à erosão hídrica. A área de estudo escolhida foi a bacia Apodi-Mossoró está localizada na mesorregião oeste potiguar (Figura 3). Essa bacia compreende uma área de 14.276 km² e ocupa cerca de 26,8% do território do estado do Rio Grande do Norte. O objetivo geral deste estudo foi investigar a variação espaço-temporal da erosividade da chuva e seus impactos na perda de solo em uma típica bacia do semiárido brasileiro, o caso da bacia hidrográfico do Rio Apodi-Mossoró entre 1986 e 2018. Para a realização deste estudo. Para a realização desse trabalho foram utilizados modelagem das perdas de solo usando o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT), estimativa de Erosividade, e perda de nutrientes. Para analisar a qualidade da modelagem de perdas de solo foram usados os índices de desempenho da modelagem Coeficiente de Eficiência de Nash-Sutcliffe (NSE), o Coeficiente de Determinação (R²), e o Coeficiente de Eficiência Modificado de Kling-Gupta (KGE). Os resultados obtidos mostram que a partir dos hidrogramas apresentados, observa-se que a modelagem inicial, sem nenhum ajuste dos parâmetros do modelo SWAT, fez com que o modelo superestimasse as vazões simuladas para o posto fluviométrico Pau dos Ferros em todos os picos, quando comparados com as vazões observadas, salvo em 1989 quando o pico de vazão simulado foi inferior ao observado, o que pode ter ocorrido devido a quantidade de dias falhos nos dados de precipitação. Além disso, é possível observar eventos onde há um deslocamento para a direita dos valores simulados se comparados com os observados, ou seja, os picos de vazão simulada ocorreram depois dos seus respectivos observados. Entretanto, observa-se que o modelo representou bem o comportamento da bacia para a maioria dos picos de ascensão, pois, fazendo-se uma análise visual, observa-se que as vazões responderam aos picos de precipitação.
Interno - 1358547 - CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS
Externo à Instituição - JOSE YURE GOMES DOS SANTOS