PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

Banca de DEFESA: GENI FRANCINELLE DOS SANTOS ALVES

DISCENTE: GENI FRANCINELLE DOS SANTOS ALVES
DATA: 30/11/2018
LOCAL: PPGCJ
TÍTULO: ASSÉDIO DE GÊNERO NA CASERNA: A Judicialização e o controle interno das práticas de assédio moral envolvendo mulheres policiais militares da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Assédio moral. Gênero. Controle Interno. Mulheres policiais. Polícia Militar.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO: A presente dissertacao versa sobre o fenomeno do assedio moral a luz da teoria de Marie-France Hirigoyen, o qual se desdobra a partir de causas que geram consequencias economicas, sociais e culturais, que tem despertado o interesse da sociedade, especialmente por uma perspectiva sociojuridica. Desse modo, visamos compreender as relacoes de genero e as relacoes de poder vivenciadas por mulheres policiais ao longo de suas carreiras, evidenciando possiveis casos de assedio moral relacionado as mulheres policiais militares, destacando como o Codigo Penal Militar e o Regulamento Disciplinar sao aplicados nos casos concretos, buscando-se evidenciar a sua efetividade no campo juridico-administrativo-disciplinar. O que se evidencia neste processo e que, a importancia dada pela esfera juridica militar estadual as condicoes morais impostas pelo militarismo e seu carater normalizador acaba desencadeando como consequencia: uma maior relevancia dada a quebra de principios moral-disciplinadores em detrimento de condutas mais graves que se assemelham ao assedio moral. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, realizaremos vinte entrevistas semiestruturadas com mulheres Pracas e Oficiais, de modo a apreendermos os significados dados pelas mesmas as experiencias cotidianas que reproduzem o assedio moral entre elas, bem como, serao analisados documentos de ordem juridica encontrados na Justica Militar e na Corregedoria Geral da PMPB que demonstrem casos que envolvam a pratica do assedio moral relacionado as mulheres policiais militares.
Externo à Instituição - MICHELLE BARBOSA AGNOLETI
Interno - 3210302 - ROBSON ANTAO DE MEDEIROS