PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FLORITA CUHANGA ANTONIO TELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLORITA CUHANGA ANTONIO TELO
DATA: 15/05/2012
HORA: 09:30
LOCAL: Sede do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, Campus I da UFPB, João Pessoa
TÍTULO:

 

ANGOLA: A trajetória das lutas pela cidadania e a educação em direitos
humanos
JOÃO

ANGOLA: A trajetória das lutas pela cidadania e a educação em direitoshumanos.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Angola. Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos. ParticipaçãoPolítica e Cidadania. História


PÁGINAS: 218
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO:

 

Este trabalho se propõe a dar uma contribuição ao estudo dos direitos humanos em Angola.
Inicialmente, procurou-se conhecer os elementos que contribuíram para a formação histórica
dos cidadãos angolanos, com destaque para os anos de 1975, 1991 e 1992, e analisar o
entendimento que os governos tiveram sobre direitos humanos a partir da leitura legislativa e
sua relação com as práticas sociais de violência. Em seguida, apresentaram-se referenciais
conceituais de direitos humanos em função desta leitura histórica. Neste processo, inclui-se a
educação como o meio através do qual os sujeitos são socializados. Num contexto de
naturalização da violência, a educação desempenha papel fundamental. Buscou-se, ainda,
compreender a educação formal em Angola e sua relação com a emancipação social. E, assim,
perceber como e por que a educação em direitos humanos pode ser um meio de concretização
da democracia, da tolerância e de combate à violência. Também foram analisadas as
atividades das ONGs que desenvolvem ações em prol dos direitos humanos em Angola. A
pesquisa teve caráter bibliográfico, documental e pesquisa de campo utilizando a história oral.
Palavras chave: Angola. Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos. Participação
Política e Cidadania. História

Este trabalho se propõe a dar uma contribuição ao estudo dos direitos humanos em Angola.Inicialmente, procurou-se conhecer os elementos que contribuíram para a formação históricados cidadãos angolanos, com destaque para os anos de 1975, 1991 e 1992, e analisar oentendimento que os governos tiveram sobre direitos humanos a partir da leitura legislativa esua relação com as práticas sociais de violência. Em seguida, apresentaram-se referenciaisconceituais de direitos humanos em função desta leitura histórica. Neste processo, inclui-se aeducação como o meio através do qual os sujeitos são socializados. Num contexto denaturalização da violência, a educação desempenha papel fundamental. Buscou-se, ainda,compreender a educação formal em Angola e sua relação com a emancipação social. E, assim,perceber como e por que a educação em direitos humanos pode ser um meio de concretizaçãoda democracia, da tolerância e de combate à violência. Também foram analisadas asatividades das ONGs que desenvolvem ações em prol dos direitos humanos em Angola. Apesquisa teve caráter bibliográfico, documental e pesquisa de campo utilizando a história oral.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo ao Programa - 1655776 - SOLANGE PEREIRA DA ROCHA