PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

Banca de DEFESA: DOMINGOS JOSE JOAO DA CRUZ

DISCENTE: DOMINGOS JOSE JOAO DA CRUZ
DATA: 22/03/2012
LOCAL: Sede do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, Campus I da UFPB, João Pessoa
TÍTULO:

A LIBERDADE DE IMPRENSA EM ANGOLA: OBSTÁCULOS E
DESAFIOS NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO
A LIBERDADE DE IMPRENSA EM ANGOLA: OBSTÁCULOS EDESAFIOS NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO.

PALAVRAS-CHAVES:

Liberdade de imprensa; Democracia liberal; Angola; Autoritarismo;Imprensa estatal.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO:

A liberdade de expressão e de imprensa em Angola, no âmbito do processo de
liberdade de expressão e de imprensa e outros conexos, no quadro do processo de
democratização de Angola. Dedica-se às ideias de Norberto Bobbio sobre a
de compreensão da relação entre cidadão e representantes, pluralismo, contrato
constitucional, Estado como mal menor, igualdade, tolerância etc. Relaciona as
no regime democrático, identificando suas funções.
que se dedicam à temática da liberdade de imprensa.
Palavras-chave: Liberdade de imprensa; Democracia liberal; Angola; Autoritarismo;
Imprensa estatal.
A liberdade de expressão e de imprensa em Angola, no âmbito do processo dedemocratização, é o centro do debate desta pesquisa, com destaque para a relação quevem se estabelecendo entre governo e órgãos de imprensa públicos. A investigaçãoparte das contribuições da filosofia política liberal acerca dos conceitos de democracia,liberdade de expressão e de imprensa e outros conexos, no quadro do processo dedemocratização de Angola. Dedica-se às ideias de Norberto Bobbio sobre ademocracia liberal, especialmente aos limites do poder, direitos individuais como chavede compreensão da relação entre cidadão e representantes, pluralismo, contratoconstitucional, Estado como mal menor, igualdade, tolerância etc. Relaciona ascontribuições teóricas de Bobbio com as de John Stuart Mill, Rousiley Maia e JürgenHabermas, para destacar o lugar que a liberdade de expressão e a de imprensa ocupamno regime democrático, identificando suas funções.Parte das contribuições da filosofia política e jurídica liberais sobre as liberdades deexpressão e de imprensa plasmaram-se no Direito Internacional Público e no DireitoInternacional dos Direitos Humanos, com forte presença na comunidade internacional.Por isso, é outra referência que serve de barômetro para este trabalho avaliar comoAngola está nessa matéria. Essa avaliação centra-se na análise dos mais variadosentraves a tais liberdades, observadas também por instituições nacionais e internacionaisque se dedicam à temática da liberdade de imprensa.

Interno - 338184 - FREDYS ORLANDO SORTO
Externo à Instituição - MONICA LUCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE DUARTE MARIZ-NÓBREGA - UNIPÊ
Presidente - 1630276 - RENATA RIBEIRO ROLIM