PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

Banca de DEFESA: ANDREZZA RODRIGUES NOGUEIRA

DISCENTE: ANDREZZA RODRIGUES NOGUEIRA
DATA: 20/03/2013
LOCAL: Sede do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas
TÍTULO: ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO FAMILIAR URBANA A PARTIR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO: em busca de legitimação e equidade
PALAVRAS-CHAVES: Relações de Gênero. Trabalho da Mulher. Produção familiar urbana. Direitos econômicos e sociais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO:

na economia é um fator importante para seu empoderamento. O quadro metodológico
superação das desigualdades existentes.

Este estudo analisa o lugar social atribuído às mulheres nos sistemas de produção familiarurbana. Para isso, além da pesquisa teórica empreendida, foi realizado um estudo de casocomparado com dois sistemas produtivos familiares urbanos na cidade de Caruaru/PE querealizam atividades historicamente desempenhadas por mulheres: o artesanato do barro e aconfecção de roupas, por meio da facção. De acordo com a literatura discutida, apesar dacontribuição e da crescente participação feminina no mundo trabalho, esta atuação aindaocorre de maneira hierarquizada, desigual e pouco valorada, quando comparada ao trabalhomasculino. Isto ocorre por influência dos traços do sistema patriarcal e da recorrente divisãosexual do trabalho contida nas relações de gênero que, ao longo da história constituíram-seenquanto relações de poder, na forma da dominação masculina perpassando as diversasinstituições sociais. Nessa conjuntura, faz-se necessário compreender as relações de gênero nomundo do trabalho de maneira a dar visibilidade ao importante papel desempenhado pelamulher. Diante de tal quadro sócio-histórico, a luta pelos direitos econômicos e sociais dasmulheres tem por desafio, além de garantir a equidade formal, encontrar caminhos possíveisdentro de sua competência para promover a igualdade material entre mulheres e homens.Neste sentido, defende-se que a autonomia econômica e a participação efetiva das mulheresna economia é um fator importante para seu empoderamento. O quadro metodológicoescolhido foi o Método do Caso Alargado que se propõe a ampliar as compreensões do estudode caso comum para o âmbito da sociedade. Assim, foi realizado um estudo de casocomparado que teve os dados coletados em campo analisados por meio da técnica de Análisede Conteúdo. As conclusões revelam um rico espaço de debates em meio à nova configuraçãodas relações laborais, processo marcado por impactos decorrentes da globalização em queelementos do capitalismo e do patriarcado se combinam e demonstram a complexidade dasociedade contemporânea que interfere no cotidiano de mulheres e homens de forma desigual.Assim, estudar essas transformações auxilia na identificação de eventos e processos quecausam consequências relevantes na vida social e possibilitam estudar caminhos para asuperação das desigualdades existentes.

Externo à Instituição - ALLENE CARVALHO LAGE - UFPE
Interno - 330920 - MARIA AUREA BARONI CECATO