PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

Banca de DEFESA: ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
DATA: 28/09/2015
LOCAL: PPGCJ
TÍTULO: A TORTURA E MAUS TRATOS CONTRA O IDOSO: a violência provocada por fatores psíquicos desenvolvidos por cuidadores, num desrespeito ao direito à dignidade
PALAVRAS-CHAVES: idoso; cuidador; maus tratos; tortura; dignidade
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO: O avanço científico e tecnológico assim como outros fatores condicionantes, como cuidados com a saúde e a educação, têm propiciado a melhoria na qualidade de vida da população em todo o mundo, se fazendo perceber uma redução significativa na taxa de natalidade infantil, mortalidade, e consequente crescimento da população idosa. O envelhecimento da população vem sendo motivo de atenção pelo Poder Público e pela sociedade de forma geral. No Brasil, o número de idosos chegou a dobrar nos últimos vinte anos. Contudo, com o crescimento da população idosa, de maneira diretamente proporcional se elevou o índice de violência praticada contra o idoso, sob as mais variadas formas (física, psicológica, institucional ou econômica). O presente trabalho pretendeu uma avaliação de fatores psíquicos desenvolvidos por cuidadores de idosos (como o estresse, o uso de drogas, o alcoolismo e o isolamento social), que podem ocasionar a violência intrafamiliar. Para tanto, foram coletados dados através da observação dos boletins de ocorrência na Delegacia Especializada do Idoso em Teresina-PI. A análise dos dados revelou uma feminização do idoso e do cuidador, ou seja, as mulheres idosas são vítimizadas mais que os homens, assim como seus cuidadores são na maioria do sexo feminino. Ademais, o uso de drogas e o alcoolismo foram os fatores que predominaram como agentes desencadeadores da violência por parte dos cuidadores, revelando um despreparo ao ato de cuidar e um desrespeito à dignidade do idoso.
Presidente - 1189964 - ANA LUISA CELINO COUTINHO
Externo à Instituição - LEONCIO FRANCISCO CAMINO RODRIGUEZ LARRAIN