PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA PATRÍCIA OLIVEIRA NÓBREGA GAMBARRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA PATRÍCIA OLIVEIRA NÓBREGA GAMBARRA
DATA: 13/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: https://us06web.zoom.us/j/88997621107
TÍTULO: A longa manus da Defensoria Pública: uma análise sobre a narrativa de Defensoras e Defensores Públicos a respeito de cursos de educação em direitos promovidos pela instituição
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos. Defensoria Pública. Teoria Crítica do Direito. Educação Jurídica. Educação popular.
PÁGINAS: 84
RESUMO: A presente Dissertação tem como objeto as narrativas dos/as defensores/as públicos/as sobre os cursos de formação de defensoras e defensores populares, um tipo de atividade de educação jurídica aberta ao público que vem sendo desenvolvida por diversas Defensorias Públicas no Brasil. Esses cursos são direcionados, em regra, a pessoas com potencial multiplicador do conteúdo discutido, principalmente lideranças comunitárias, e de forma geral abordam temas jurídicos em uma perspectiva prática, visando qualificar os/as cursistas para o conhecimento de direitos e dos órgãos e equipamentos, principalmente do sistema de justiça, destinados a garanti-los. A pesquisa é de inspiração etnográfica, consistindo seu corpus em entrevistas realizadas com defensoras e defensores públicos que são coordenadores e/ou idealizadores de cursos de formação de defensoras e defensores populares e pelos documentos enviados pelos/as profissionais, como resoluções regulamentadoras dos cursos e programas pedagógicos, além dos registros da pesquisadora enquanto integrante da coordenação de um desses projetos. Seu objetivo é identificar as concepções de Direito e Educação envolvidas no desenvolvimento dessas experiências educativas a partir do discurso dos/as profissionais que as coordenam, bem como analisar suas possibilidades e limitações a partir do marco teórico da Educação Popular e da Teoria Crítica do Direito.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1646564 - NEWTON DE OLIVEIRA LIMA
Interno - 1453013 - GUSTAVO BARBOSA DE MESQUITA BATISTA
Externo ao Programa - 2580082 - ANA LIA VANDERLEI DE ALMEIDA
Externo à Instituição - ELIDA DE OLIVEIRA LAURIS DOS SANTOS