PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ISABEL QUEIROZ DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ISABEL QUEIROZ DOS SANTOS
DATA: 31/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/rri-nzix-ccc
TÍTULO: A TRADIÇÃO ORAL DE TRANSMISSÃO DE SABERES NAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS: UMA EPISTEMOLOGIA DE ENSINO.
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade; Cultura Afro-brasileira; Religiões de matrizes africanas; educação; metodologia de ensino.
RESUMO: presente dissertação tem como objetivo analisar se a oralidade como forma de transmissão de conhecimentos nas culturas africanas e afro-brasileiras pode ser considerada uma epistemologia de ensino das religiões de matrizes africanas. Esta oralidade é uma marca importante da cultura africana e representa a tradição de ensinamentos passados de geração em geração. Com a colonização em África, a imposição de novas formas de educação baseadas nos moldes europeus de ensino desconsiderou a importância deste costume e subalternizou os saberes e conhecimentos ancestrais de diferentes povos africanos. Desde a chegada dos africanos no Brasil, no período de escravização, um elo foi criado entre os povos e as culturas africanas tornaram-se parte da cultura brasileira, ou afro-brasileira como chamamos neste trabalho. A religiosidade, como parte indissociável desta cultura carrega um traço marcante da oralidade e a partir da opressão sofrida pela catequização no Brasil, deu origem a um sincretismo religioso, que fez nascer novas crenças e ressignificou costumes daquelas já existentes. Este sincretismo, que aqui consideramos uma forma de sobrevivência, foi reflexo da conversão obrigatória de africanos e povos nativos pelos europeus, que buscavam uma forma de concretizar o plano colonizador. Neste sentido, considerando a importância da oralidade na cultura afro-brasileira e na transmissão de saberes dentro da religiões de matrizes africanas, utilizamos da interdisciplinariedade para analisar esta tradição enquanto metodologia de ensino. Em termos de objetivos específicos tem-se: compreender o papel da oralidade nas culturas africanas e afro-brasileira; conhecer a chegada e o percurso das religiões de matrizes africanas no Brasil; analisar o direito à educação afrodescendente a partir da normativa brasileira; e compreender a aplicação da Lei 10.639/03 no que diz respeito ao ensino religioso. Quanto aos aspectos metodológicos utilizamos o método dialético de pesquisa, pois permite a compreensão das tranformações sociais e culturais. A pesquisa tem caráter qualitativo e a técnica de análise de dados será análise de conteúdo. Além disso, a pesquisa é do tipo bibliográfica e documental. Para tanto, parte-se do pressuposto que a oralidade enquanto forma de transmissão de saberes pode ser considerada uma epistemologia contra hegemônica passível de ser utilizada como metodologia de ensino no meio escolar no que diz respeito à educação étnico-racial.
Interno - 2354732 - ALESSANDRA CORREIA LIMA MACEDO FRANCA
Externo à Instituição - LUCIANA MORAIS DA SILVA