PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO LIVIO SULPINO DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO LIVIO SULPINO DANTAS
DATA: 26/06/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A HERMENÊUTICA DIATÓPICA COMO JUSTIÇA ÉTICA: OS DIREITOS HUMANOS ENTRE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E EMMANUEL LEVINAS
PALAVRAS-CHAVES: humanismo; universalismo; alteridade; interculturalidade; dia-tópica.
RESUMO: O presente trabalho versa sobre a relação entre a difusão do moderno discurso de direitos humanos, como discurso de salvaguarda da dignidade humana em sua essência, e o convívio com a ineficácia de seus efeitos. Para abordar a questão, optou-se pelo estudo de dois pensadores conjuntamente, o filósofo franco-lituano Emmanuel Levinas, ao lado do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Aborda-se, primeiramente, a crítica à noção clássica de humanismo que viria fundamentar os direitos humanos com o passar dos séculos, no esforço de remetê-la a um humanismo transcendente e baseado em alteridade, o humanismo do Outro homem. Depois, discute- se a elevação do humanismo tradicional à categoria de universalidade, problematizando o efeito do universalismo no humanismo, tido por uma decorrência colonizatória e ligada a uma retórica do poder. Finalmente, com vistas a inverter o panorama do universalismo humanista, cujo efeito prático é a produção de uma hegemonia objetivista dos direitos humanos, chega-se ao conceito de hermenêutica diatópica, pertencente ao pensador indiano Raimon Panikkar e apropriado por Boaventura. A hermenêutica diatópica se baseia no olhar comum de dois ou mais lugares argumentativos, os topoi, pertencentes à ciência tópico-retórica, visando encontrar suas incompletudes como um lugar argumentativo dinâmico. Esse conceito, devido à sua matriz dialógica e intercultural, contemplará as expectativas da categoria levinasiana de justiça como ética, a partir do humanismo por alteridade. A justiça ética, vem, por fim, subsidiar a hermenêutica diatópica, ao fundamentar a prática linguística em uma subjetividade passiva, que se lança verdadeiramente à diferença cultural por meio da concepção de justiça. Distingue-se, assim, o que é próprio da ética no discurso, e o que é próprio da injustiça, mediante o confronto do mecanismo diatópico e da justiça, não antes como mandamento jurídicos dos direitos humanos, mas como ética que se antecipa à retórica e à liberdade discursiva.
Presidente - 1521208 - NARBAL DE MARSILLAC FONTES
Interno - 1331096 - MARIA CREUSA DE ARAUJO BORGES