PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO LEONARDO DA SILVA RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO LEONARDO DA SILVA RAMOS
DATA: 28/09/2016
LOCAL: PPGCJ
TÍTULO: ESTADO DA ARTE DAS DISSERTAÇÕES EM DIREITOS HUMANOS DO PPGCJ/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Dissertações – Direitos Humanos – Estado da arte
RESUMO: A educação é um instrumento que pode ser utilizado tanto como justificador dos valores dominantes, sentido estritamente tecnicista e preparador para o mercado de trabalho ou como problematizador da realidade com o intuito de construir valores que proporcionem maior dignidade ao ser humano, ou seja, que fortalece a cidadania dos membros da sociedade. A proposta da educação em Direitos Humanos é o estímulo ao empoderamento dos grupos vulneráveis, no sentido de dar visibilidade às diferenças sociais e proporcionar tratamento igualitário, diminuindo cada vez mais as desigualdades existentes. Para tanto, se faz valer da educação formal das instituições de ensino, bem como de educação não formal, expandindo os mecanismos de construção de direitos não conformativos, que implica em uma inevitável ação aliada entre a teoria e a prática dos Direitos Humanos. Considera-se que a pós-graduação em direito é, do ponto de vista acadêmico, local de formação de uma cultura jurídica e formador de profissionais formadores de opinião que atuarão tanto na área teórica a exemplo de professores (ao lecionar e pesquisar) como na prática a exemplo de advogados, promotores, juízes, professores (em suas atividades de extensão e de modo geral toda atividade em que se relaciona com a sociedade) dentre outras. Com isto, busca-se saber se as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (PPGCJ/UFPB) possuem características teóricas sem vinculação prática e seu aspecto justificador ou crítico, isto é, o estado da arte. Objetivou tecer o perfil do programa e saber se de fato contribuem para a educação em direitos humanos em sua essência transformadora, aliando teoria e prática. Utiliza-se pensadores de posicionamento crítico, a exemplo de Pierre Bourdieu, István Mézáros, Antônio Gramsci, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que se analisa dissertações do PPGCJ/UFPB entre dezembro de 2005 até dezembro de 2015, por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Espera-se encontrar a presença de elementos tipo desconstrução de pensamento dominante e excludente, articulação entre igualdade e diferença em políticas públicas em geral e mais especialmente nas educativas, procedimentos de construção das identidades culturais em um patamar pessoal e coletivo, bem como a indicação e/ou promoção de experiências de interação sistemática entre campos sociais diversos.
Interno - 1669790 - ENOQUE FEITOSA SOBREIRA FILHO
Externo à Instituição - JOSE GILBERTO DE SOUZA