PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA MONTEIRO LINS DE ALBUQUERQUE E SOUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA MONTEIRO LINS DE ALBUQUERQUE E SOUTO
DATA: 29/09/2016
HORA: 14:30
LOCAL: PPGCJ
TÍTULO: A FÁBULA DAS ABELHAS E A SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL – UM NOVO PARADIGMA ÉTICO DO DIREITO AO DESENVOLVIMENTO NO BRICS.
PALAVRAS-CHAVES: Fábula das Abelhas. Sustentabilidade. Ética socioambiental. Capitalismo. Direito ao Desenvolvimento. Multilateralismo. BRICS.
PÁGINAS: 105
RESUMO: No atual cenário de crise sistêmica, a ética socioambiental torna-se um preceito mandatário para conservação do meio ambiente, assim compreendido em sua expressão social e natural. A partir da Fábula das Abelhas de Bernard Mandeville e da filosofia moral de Kant, é possível realizar uma interpretação a favor da sustentabilidade no âmbito do direito ao desenvolvimento e do próprio molde capitalista. A fim de que esse modelo de produção hegemônico não padeça de um passivo de obsolescência e retrocesso, as relações de poder precisam ser incrementadas por uma nova racionalidade de desenvolvimento, não como um encargo a ser suportado pelo sistema, mas como uma vantagem econômica a ser coligada, posto que a degradação ambiental atenta, inclusive, contra o crescimento econômico. Num panorama internacional de governança, sob o enfoque do multilateralismo, os países integrantes do acrônimo BRICS possuem projeções extraordinárias de crescimento e interesses convergentes numa agenda positiva de escala global. Ao lado dessa pujança geopolítica e confluência de fatores estratégicos, destaca-se a heterogeneidade como elemento que confere ao grupo aptidão para implementar esse novo paradigma de desenvolvimento sustentável, cingido pela ética socioambiental e abalizado pelo próprio escalonamento do poder.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2354732 - ALESSANDRA CORREIA LIMA MACEDO FRANCA
Externo ao Programa - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Interno - 1679200 - PEDRO PARINI MARQUES DE LIMA