PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

Banca de DEFESA: BRUNA STEFANNI SOARES DE ARAUJO

DISCENTE: BRUNA STEFANNI SOARES DE ARAUJO
DATA: 17/03/2017
LOCAL: PPGCJ
TÍTULO: CRIMINOLOGIA, FEMINISMO E RAÇA: GUERRA ÀS DROGAS E O SUPERENCARCERAMENTO DE MULHERES LATINO-AMERICANAS
PALAVRAS-CHAVES: Sociedade e Violência, Política Criminal de Drogas, Colonialidade do Poder, Colonialidade de Gênero, Epistemologia Feminista.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO: Esta dissertacao e dedicada a compreensao da crescente criminalizacao das mulheres na America Latina, decorrente principalmente de crimes relacionados as drogas. Afirma a necessidade de uma revisao nos fundamentos epistemologicos da criminologia, propondo uma criminologia feminista como vanguarda da pesquisa. Desde a revisao de algumas dimensoes da Criminologia Moderna, que inclui seu ponto de vista eurocentrico, destacam-se formas de rever a abordagem criminologica a partir de uma margem que busque criticar a hegemonia ideologica do pensamento europeu e norteamericano em relacao a criminalizacao na America Latina. Como apoio a Criminologia Critica e a Criminologia Feminista, introduzimos os fundamentos trazidos da reflexao sobre a descolonizacao como "colonialized del Poder" e "colonialidad del Gender". Analisamos a Politica Criminal estabelecida na America Latina e no Brasil, a relacao entre crime e raca. Focalizamos especialmente as populacoes exploradas nesses processos.
Externo ao Programa - 1453013 - GUSTAVO BARBOSA DE MESQUITA BATISTA
Presidente - 1022283 - JOSE ERNESTO PIMENTEL FILHO