PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Notícias


Banca de DEFESA: ERICKA HOLMES AMORIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICKA HOLMES AMORIM
DATA: 20/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/pnk-ecyx-deo
TÍTULO: INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Esgotamento profissional. Tecnologia da Informação. Educação em enfermagem. Doenças profissionais. Educação Superior. Síndrome de Burnout.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Introdução: O ensino superior no Brasil e no mundo tem passado por diversas transformações tendo que se adequar as novas demandas que surgem no mercado. Na enfermagem, os docentes vêm sendo desafiados a lidar com novas formas de ensinar, baseadas no uso de tecnologias de informação e comunicação, demandando maior tempo e dedicação para o professor. Na maioria das vezes os docentes se deparam com salas de aula superlotadas, baixa remuneração salarial, conflitos interpessoais, fatos que contribuem para o adoecimento do trabalhador pela Síndrome de Burnout. O presente estudo sustenta a tese de que a ocorrência da Síndrome de Burnout está além das características já definidas, havendo a necessidade de se aprofundar nas novas relações de trabalho com o uso das tecnologias de informação e comunicação. Objetivo: investigar a influência das tecnologias de informação e comunicação sobre a Síndrome de Burnout em professores de enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo, transversal e explicativo, de abordagem quantitativa. Foram utilizados: questionário de dados sociodemográficos e profissionais, Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo, Questionário de Fatores Preditores da Síndrome de Burnout, e, Questionário para uso das tecnologias da informação no trabalho docente. Como modelos de decisão foram utilizados: Wheight of Evidence ou Peso da Evidência, Análise de Classe Latente, Análise de Agrupamento, Árvore de Decisão e Alfa de Crombach. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa do CCS/UFPB, tendo obtido o parecer aprovado, com CAAE nº 50611115.1.0000.5188. O estudo aconteceu em uma universidade pública e duas faculdades privadas, com 112 enfermeiros docentes do curso de graduação em enfermagem. A Análise de Classe Latente e a Análise de Agrupamento identificaram um modelo composto por três classes: baixo risco, risco médio e alto risco. Resultados: Por meio da Análise de Classe Latente, 33 (29,5%) professores apresentam a SB. Através do Modelo do Peso da Evidência, constatou-se que a indolência é a dimensão com maior predição para a identificação da doença, seguida do desgaste psíquico. Como sintomas preditores de maior valor informativo foram detectados: fadiga generalizada, irritabilidade fácil, cefaleia, perda do desejo sexual, perda ou excesso de apetite. E dentre os quesitos relacionados as Tecnologias de Informação e Comunicação, constatou-se que o trabalho do professor se torna mais difícil quando se utiliza tecnologia. O modelo da árvore de decisão trouxe em linhas gerais que os docentes de enfermagem, com até 30 anos de idade, renda superior a 8 salários mínimos, que trabalham mais de 40 horas por semana, apresentam perda do desejo sexual, irritabilidade fácil e consideram que as tecnologias tornam o trabalho mais difícil, assim como ultrapassam sua carga horária de trabalho e apresentam a Síndrome de Burnout. Conclusão: observa-se alta prevalência da síndrome nos professores de enfermagem, os quais fazem uso de tecnologias de informação e comunicação. Estas tornam o trabalho do docente mais difícil, demorado, agregando maior comprometimento do profissional que por vezes encontra-se esgotado emocionalmente pelo seu trabalho, contribuindo dessa maneira para o seu adoecimento.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - INACIA SATIRO XAVIER DE FRANCA
Externo à Instituição - JAQUELINE BRITO VIDAL BATISTA
Presidente - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2459621 - LEILA DE CASSIA TAVARES DA FONSECA
Interno - 336528 - SERGIO RIBEIRO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1484454 - TARCIANA LIBERAL PEREIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1489452 - TATIENE CORREIA DE SOUZA