PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: ANA ELOISA CRUZ DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ELOISA CRUZ DE OLIVEIRA
DATA: 23/10/2020
LOCAL: A definir
TÍTULO: DATAAB-JP: DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE MONITORAMENTO DE DADOS EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA DE JOÃO PESSOA/PB
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Básica; Tomada de Decisões; Planejamento em Saúde; Saúde Pública.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O processo de tomada de decisão é essencial para a gestão e trabalho em saúde, e o uso de ferramentas que facilitem tal processo é indispensável, como a Sala de Situação em Saúde. Diante das dificuldades percebidas na atual metodologia de processo de trabalho com a Sala de Situação da Atenção Básica em João Pessoa – PB, criando obstáculos no processo decisório em saúde, o presente estudo tem como objetivo geral construir uma plataforma digital para sistematizar e monitorar os dados em saúde na Atenção Básica do Município de João Pessoa-PB. Trata-se de um estudo metodológico do tipo aplicado, destinada a produção de uma tecnologia informacional. Em sua primeira etapa foi realizada uma pesquisa com profissionais de saúde, de nível superior, de 74 equipes da Atenção Básica para que pudesse ser identificada a percepção dos mesmos quanto ao método atual de utilização da Sala de Situação e um possível formato digital, viabilizando uma análise comparativa entre o método atual de monitoramento de dados em saúde pela Atenção Básica por meio da Sala de Situação, com uma possível versão em plataforma digital. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário semiestruturado, aplicado no período de junho a agosto de 2019. A etapa seguinte foi direcionada para a construção de uma plataforma digital que pudesse auxiliar na utilização da Sala de Situação, potencializando o processo de tomada de decisão. Seu protótipo foi denominado DataAB-JP, e uma vez construído foi submetido aos testes para avaliação pelos profissionais da Atenção Básica e utilizando um questionário para tal finalidade. A entrada e controle de qualidade dos dados obtidos foram realizados por meio do software Microsoft Excel, enquanto a análise dos dados foi realizada por meio do software IBM SPSS Statistics, versão 20.0 e o software R versão 3.4.1. Ainda foram utilizadas estatísticas descritivas e análises, como: a avaliação da fidedignidade do instrumento, através da medida Alpha de Cronbach; Teste de hipóteses: t-Student; e, gráficos (Diagrama de caixa ou boxplot), além da inferência bayesiana de uma proporção para aprovação do sistema pelos profissionais de saúde. A partir da percepção dos profissionais quanto a metodologia de utilização da Sala de Situação e seu comparativo com uma possível versão digital, constatou-se que a sala na plataforma digital produz maior grau médio de concordância avaliada em porcentagem, segundo o teste t-Student pareado (P-Valor < 0,001). Ou seja, existe uma convergência maior nos valores de concordância entre os profissionais da Atenção Básica entrevistados no estudo com relação à Sala de Situação em Saúde em seu formato digital, demonstrando a preferência de mudança para a melhoria do processo de trabalho. Então foi estruturada a ideia da informatização do processo traçando suas funcionalidades e objetivos. Após constituída, a plataforma foi avaliada por 15 profissionais de saúde da Atenção Básica quanto a funcionalidade, eficiência, usabilidade e a segurança. Do total de respostas com o valor máximo da escala adotada, 148 das 150 possíveis respostas atingiram o ponto máximo de concordância da escala perfazendo um percentual de “totalmente concordante” igual a 98,7%. Dessa forma, o teste evidenciou que os profissionais concordaram de forma unânime que a plataforma atende bem as expectativas para a qual foi criada, sendo confirmado posteriormente por meio da inferência Bayesiana. Com o uso do DataAB-JP, os dados da Sala de Situação poderão ser coletados e armazenados de maneira mais organizada, segura e de fácil acesso, tornando-se, de fato, recursos capazes de potencializar a comunicação, a busca, e a efetividade das ações dos profissionais e gestores de saúde. Dessa forma, poderá consolidar-se como uma ferramenta de apoio às atividades com a Sala de Situação em Saúde, minimizando barreiras e atuando de forma mais efetiva no processo decisório.
Externo à Instituição - INACIA SATIRO XAVIER DE FRANCA
Presidente - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO