PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
(83) 3216-7592/7592

Notícias


Banca de DEFESA: ANA FLÁVIA DE SALES CÂNDIDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA FLÁVIA DE SALES CÂNDIDO
DATA: 01/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/87658892860?pwd=cVoxaXlNTk9STnhXb2xKQXVXcEhKdz09
TÍTULO: APLICAÇÃO DA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS NA VERSÃO EM PORTUGUÊS BRASILEIRO DO THYROIDECTOMY-RELATED VOICE AND SYMPTOM QUESTIONNAIRE (TVSQ)
PALAVRAS-CHAVES: Tireoidectomia; Transtornos de Deglutição; Disfonia; Estudo de validação; Análise de Classes Latentes; Análise Fatorial.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A tireoidectomia é um procedimento cirúrgico que pode afetar a funcionalidade da voze deglutição, com consequente impacto na comunicação, alimentação e qualidade de vida. A identificação precoce e monitoramento dessas condições desde o préoperatório é imprescindível para a tomada de decisão e processo de reabilitação. O Thyroidectomy Related Voice and Symptom Questionnaire (TVSQ) é um questionário com essa finalidade, já traduzido e adaptado para o português brasileiro, mas ainda sem evidência de validade baseada na consistência interna. O objetivo deste estudo é aplicar a modelagem de equações estruturais para obtenção da evidência de validade baseada na consistência interna da versão em português brasileiro TVSQ. Trata-se de um estudo de validação com caráter observacional, transversal e analítico, com abordagem quantitativa. Foram obtidas 395 respostas ao TVSQ, derivadas de três fontes: entrevista presencial, contato telefônico e plataforma digital. Os dados foram analisados por meio da análise fatorial, buscando a redução das variáveis em fatores pela análise fatorial exploratória e a confirmação da estrutura proposta pela análise fatorial confirmatória. A análise fatorial exploratória designou a retenção de três fatores compostos pelos 20 itens do TVSQ com alfa de Cronbach geral de 0,947, que implica em alta consistência interna do instrumento. A análise fatorial confirmatória por meio dos índices de ajuste e das validades convergente e discriminante confirmaram a estrutura de 3 fatores organizada em: Fator 1, composto por questões ligadas a sintomas vocais (questões 01 a 10); Fator 2, que agrupa itens referentes a sintomas orofaringolaríngeos (questões 11 a 15); e Fator 3 formado por questões relacionadas a desconforto na deglutição, respiração e em região cérvicotorácica (questões 16 a 20). Conclui-se que a aplicação da modelagem de equações estruturais evidenciou a validade baseada na consistência interna da versão em português brasileiro do TVSQ, sendo sua estrutura formada por três fatores.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Externo à Instituição - HILTON JUSTINO DA SILVA
Interno - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Interno - 6329963 - JOZEMAR PEREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - KENIO COSTA DE LIMA
Presidente - 1803504 - LEANDRO DE ARAUJO PERNAMBUCO