PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

2º Encontro Questões e Desafios em Saúde Coletiva

Nos próximos dias 14 e 15 de julho acontecerá o 2º Encontro Questões e Desafios em Saúde Coletiva, evento remoto promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa conta com a parceria dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB), vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado da Paraíba.

O evento mostrará, pela primeira vez, os casos de sucesso ou experiências exitosas de sete programas de pós-graduação do Nordeste. Essas experiências são resultados de projetos de pesquisa que têm impactos não apenas em relação à produção científica qualificada, mas também como impactos socioeconômicos ou de melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a professora Silvana Santos, os casos de sucesso são relatos que foram produzidos para o processo de avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para retratar os trabalhos mais relevantes realizados por pesquisadores e estudantes de programas de pós-graduação. Dentre os convidados, encontram-se, por exemplo, o programa do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA que é conceito 7 na avaliação da Capes.

Durante o evento também será debatido o conceito de solidariedade entre os programas de pós-graduação e serão apresentadas algumas experiências de solidariedade entre programas mais conceitos e os emergentes. Esta atividade contará com a participação do Coordenador da área da Saúde Coletiva, professor Bernardo Horta.

Por fim, será tratada a questão do financiamento de bolsas de estudo, projetos de pesquisa e financiamento de publicações, com a participação do professor Roberto Germano, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, e também do professor Francisco Jaime Mendonça Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB.

Foram selecionados mais de 70 trabalhos de estudantes de pós-graduação e de graduação que serão apresentados no formato audiovisual por meio do canal Rede UEPB no YouTube. Nos próximos meses, os autores serão convidados a participar de uma série de webinários com pesquisadores convidados para debater com mais profundidade as temáticas dos trabalhos. Uma parte dessas pesquisas será selecionada e o artigo completo será publicado na coletânea de artigos do evento até dezembro de 2021.

Confira a programação completa AQUI. Todas as atividades do evento serão transmitidas pelo canal Rede UEPB no YouTube.