PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


PALESTRA REDES ADAPTATIVAS PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA - UFPB) e o Grupo de Estudos de Manejo Populacional do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres - ICMBIO - CEMAVE Promovem a Palestra Aberta:


REDES ADAPTATIVAS PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA: combinando teoria, "big data" e biomonitoramento na construção da engenharia da biodiversidade

 

Palestrante: Prof. Dr. Rafael L. G. Raimundo - Departamento de Engenharia e Meio Ambiente, UFPB
Local e Horário: Sexta, 07 de Junho de 201 9 às 10 horas no Auditório do Departamento de Sistemática e Ecologia Centro de Ciências Exatas e da Natureza - UFPB


Resumo: 

A urgência em conservarmos e restaurarmos a biodiversidade e as funções ecossistêmicas desafiam a Ecologia enquanto ciência preditiva. Frente a esse desafio, recentes avanços teóricos, metodológicos e biotecnológicos geram condições extraordinárias para combinarmos modelos de redes dinâmicas, "big data" e abordagens experimentais na manipulação preditiva das comunidades ecológicas. Mostrarei como a abordagem de redes permite a aplicação de princípios de Ecologia Evolutiva para ampliar as bases teóricas da Conservação. Também discutirei as principais oportunidades e desafios para o delineamento de programas integrados de pesquisa e manejo que articulem a perspectiva eco-evolutiva de Conservação, focada na resiliência e diversidade funcional das comunidades ecológicas, e a dimensão sócio-econômica da construção da sustentabilidade -- articulação essa que chamo de "engenharia da biodiversidade".


Sugestão de leitura prévia: Raimundo, R. L. G. , P. R. Guimarães Jr, Darren M. Evans. 201 8. Adaptive Networks for Restoration Ecology. 201 8. Trends in Ecology & Evolution 33: 664-675.


Na mesma data e local, das 08h30m às 09h30m, ocorrerá uma atividade introdutória, realizada pelo mesmo palestrante, com o tema: Ecologia Evolutiva Aplicada - dicas para navegação em um mar de conceitos.


Baixar Arquivo