PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

RESPOSTAS AOS PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - EDITAL PPGEMA 03/2019

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL

EDITAL PPGEMA 03/2019 – PROCESSO SELETIVO 2019.2

RECURSO PROVA DE ECOLOGIA

Código do candidato: 031

Em resposta ao pedido de reconsideração do(a) candidato(a) 031:

O(A) candidato(a) respondeu as questões 1, 2, 4, 7, 8.

A questão 1 foi respondida corretamente sendo atribuído 2,0 pontos

A questão 2 foi respondida de forma incompleta. O(a) candidato(a) respondeu sobre o efeito de borda mas não discorreu sobre tamanho de fragmentos, formatos de fragmentos, heterogeneidade ambiental dentro de fragmentos, entre outros aspectos, sendo atribuído 1,00 ponto. Ao revisar a questão, a comissão de seleção decidiu acrescentar mais cinco décimos (0,5) à resposta que passou a ser pontuada com 1,5 pontos.

A questão 4 foi respondida de forma incompleta. Os ciclos (biológico e geológico) do Carbono foram abordados de maneira superficial, e nenhum dos ciclos foi descrito completamente. O(a) candidato(a) também discorreu sobre desmatamento e suas consequências, como pecuária e perda de hábitat, porém há outras formas de interferência do ser-humano sobre o ciclo do carbono que não foram abordadas. Ao revisar a questão, a comissão de seleção decidiu acrescentar mais três décimos (0,3) à resposta que passou a ser pontuada com 0,7 pontos.

A questão 7 foi respondida de forma incompleta. Apesar de haver resposta correta sobre o fragmento que deveria ser prioritário para a conservação, não houve resposta sobre os componentes da biodiversidade, sendo mantida a pontuação 1,00

A questão 8 versava sobre o efeito resgate em relação a biogeografia de ilhas, e planejamento de áreas protegidas. O(a) candidato(a) discorreu sobre efeito de borda, fugindo completamente do tema, sendo mantida a pontuação 0,00

Com os referidos acréscimos, a nota do(a) candidato(a) passou a ser 5,2 estando por isso não aprovado(a) na prova de conhecimentos específicos.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Código do candidato: 20

Após a reavaliação da nota (5,0) do(a) referido(a) candidato(a), a comissão de seleção decidiu:

Com os referidos acréscimos, a nota do(a) candidato(a) passou a ser seis (6,0), estando por isso aprovado(a) na prova de conhecimentos específicos.

Atenciosamente,

A Comissão de Seleção.