PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENA MARTINS MÁXIMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILENA MARTINS MÁXIMO
DATA: 25/03/2021
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: ASPECTOS ECOEPIDEMIOLÓGICOS E GENOTIPAGEM DO TRYPANOSOMA CRUZI DE VETORES DA DOENÇA DE CHAGAS PROVENIENTES DE MARCELINO VIEIRA, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Triatominae, ecoepidemiologia da doença de Chagas, entomologia médica.
RESUMO: A doença de Chagas é uma das antropozoonoses mais importantes da América Latina. O agente causador da doença de Chagas é o Trypanosoma cruzi, que tem como hospedeiro invertebrado uma grande diversidade de espécies de insetos da subfamília Triatominae (Hemiptera: Reduviidae). O objetivo deste estudo é coletar espécies de triatomíneos em Marcelino Vieira-RN, para analisar a prevalência de infecção natural por T. cruzi e avaliar a diversidade dos genótipos do parasita. A área de estudo foi escolhida porque casos recentes da doença de Chagas foram registrados no referido município. O material coletado será acondicionado em recipientes plásticos para posterior verificação da infecção natural por T. cruzi, e, em seguida será conduzida a genotipagem de T. cruzi em nível de unidades discretas de tipagem (DTUs). Serão utilizados os indicadores entomológicos de infestação domiciliar, densidade triatomínica, colonização e infecção natural por T. cruzi. Com este trabalho, espera-se contribuir com informações sobre a diversidade de triatomíneos e dos parasitas do município, além de identificar focos de vetores que possuam relevância para a vigilância epidemiológica.
Presidente - 046.486.817-38 - CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA - Fiocruz - RJ
Interno - 007.956.734-77 - DANIELLE KARLA ALVES DA SILVA - UNIVASF