PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA OLINTO VICENTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA OLINTO VICENTE
DATA: 30/03/2021
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: COMPOSIÇÃO DA AVIFAUNA E INTERAÇÃO AVES-FRUGÍVORAS VERSUS PLANTAS EM ÁREAS NATIVAS E REFLORESTADAS DE RESTINGA EM MATARACA, PARAÍBA, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Frugivoria, rede de interação, ornitocoria, restauração ecólogica.
RESUMO: O desmatamento é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, que causa efeitos relevantes para a economia, saúde e bem-estar da sociedade. Para reduzir o impacto do desmatamento, o reflorestamento misto é um dos procedimentos mais indicados. No entanto, para haver a reabilitação e manutenção de um habitat natural adequado, é necessário preservar interações ecológicas existentes na área antes da modificação florestal. Essas interações podem acelerar o processo de restauração na área reflorestada, reverter a degradação dos ecossistemas e recuperar sua funcionalidade ecológica. Nesse projeto, nós avaliaremos a composição de espécies de aves e as interações de frugivoria em duas áreas de restinga nativa e quatro áreas reflorestadas nos anos de 1989, 1999, 2009 e 2019, que foram enriquecidas com espécies de plantas que atraem aves frugívoras, no município de Mataraca – PB. Nas seis áreas amostrais realizaremos expedições mensais, de fevereiro a dezembro de 2021. Para registrar a riqueza e composição da avifauna, será utilizado o método de ponto fixo e para registro de frugivoria utilizaremos o método da observação focal. Para análise da rede de interações ave-planta frugívora que forem registradas montaremos uma matriz de interação para cada área, seguindo a estrutura linha (aves) e colunas (plantas). As métricas estudadas para estas análises serão as mais utilizadas, como distribuição acumulativa do grau, aninhamento, modularidade e a força da espécie.
Externo à Instituição - ERICH DE FREITAS MARIANO
Presidente - 1715703 - FREDERICO GUSTAVO RODRIGUES FRANCA