PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de DEFESA: JÉSSICA JOSEANE VIANA DE VASCONCELOS

DISCENTE: JÉSSICA JOSEANE VIANA DE VASCONCELOS
DATA: 10/06/2021
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: INFLUÊNCIA DA SALINIDADE NA ESTRUTURA VEGETAL E DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES DE MANGUE EM UM ESTUÁRIO NO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: estrutura da vegetação, manguezal, salinidade intersticial, Avicennia schaueriana.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: O manguezal é um ecossistema de elevada importância ecológica, social e econômica. O presente estudo testou a hipótese de que os bosques de mangue apresentam gradiente estrutural ao longo do estuário do rio Mamanguape, Estado da Paraíba, Brasil, e que a distribuição de espécies de mangue está relacionada ao gradiente de salinidade ao longo do estuário. A estrutura da vegetação foi analisada pelo método de parcelas. Foram registradas quatro espécies vegetais: Avicennia germinans (L.) Stearn., Avicennia schaueriana Stapft & Leechm., Laguncularia racemosa (L.) Gaertn. e Rhizophora mangle L. Considerando todos os sítios, o DAP médio variou de 6,13 a 16 cm, a altura média de 5,1 a 11,8 m, a área basal de 4,84 a 20,2 m2/ha e a densidade de 1.333 a 3.000 indivíduos/ha. Não foi identificado um padrão na estrutura da vegetação, porém foi observada a zonação das espécies ao longo do estuário, que foi atribuído à variação salinidade intersticial. Avicennia schaueriana apresentou os maiores valores de densidade relativa e dominância. Avicennia germinans exibiu maior densidade no estuário superior (menor influência marinha) e Rhizophora mangle no estuário inferior (maior influência marinha). Laguncularia racemosa apresentou tendência de aumento em direção ao continente e Avicennia schaueriana exibiu tendência inversa.
Interno - 2543831 - CRISTIANE FRANCISCA DA COSTA SASSI
Presidente - 1917574 - ELAINE BERNINI