PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de DEFESA: FABRÍCIO FERREIRA JERÔNIMO

DISCENTE: FABRÍCIO FERREIRA JERÔNIMO
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Apresentação remota (link: (https://meet.google.com/tyd-vtrw-sss)
TÍTULO: INFERINDO INTERAÇÕES ENTRE PLANTAS E AVES FRUGÍVORAS EM MATA DE TABULEIRO DA RESERVA BIOLÓGICA GUARIBAS, LITORAL NORTE PARAIBANO: ESTRUTURA DE REDES, PAPÉIS TOPOLÓGICOS E VARIAÇÕES SAZONAIS
PALAVRAS-CHAVES: ajustagem ecológica, ligações proibidas, papéis topológicos, reconfiguração de interações, teoria neutra da biodiversidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: Interações entre plantas e animais frugívoros e os processos de dispersão de sementes associados representam um dos principais mecanismos geradores e mantenedores da biodiversidade terrestre. A descrição da estrutura local das redes de interações ecológicas e da contribuição de cada espécie para essa estrutura são passos fundamentais para aumentarmos nossa compreensão sobre a organização e funcionamento das comunidades ecológicas. Entretanto, a disponibilidade de dados sobre interações ecológicas é restrita para muitos sistemas, demandando o desenvolvimento de abordagens preditivas que possam inferir a topologia das redes multi-específicas partir de dados mais frequentemente disponíveis sobre os determinantes dos padrões de interações, tais como abundâncias, morfologia e fenologia das espécies. Neste estudo, foi desenvolvida uma abordagem de construção de redes putativas de interações entre plantas e aves frugívoras para uma área de mata de tabuleiro na Reserva Biológica Guaribas, litoral norte do estado da Paraíba. Utilizando dados secundários, definimos probabilidades de encontro para as espécies mutualistas e inferimos possíveis ligações proibidas (interações que não podem ocorrer devido a restrições biológicas) na rede com base em traços morfológicos e fenológicos. As redes putativas assim construídas sugerem que, ao longo do ano, essa assembleia de plantas e aves frugívoras apresenta uma arquitetura de interações com aninhamento e modularidade significativos. No período entre janeiro e setembro, há um turnover de espécies de plantas que desempenham papéis topológicos centrais na rede, tais como Maytenus erythroxyla, Miconia albicans e Hirtella racemosa. Um grupo de 8 espécies de aves frugívoras facultativas – o fruxu-do-cerradão (Neopelma pallescens), o saí-azul (Dacnis cayana), a saíra-amarela (Tangara cayana), a pipira-preta (Tachyphonus rufus), o surucuá-de-barriga-vermelha (Trogon curucui), o sabiá-barranco (Turdus leucomelas), a guaracava-de-topete-uniforme (Elaenia cristata) e o pitiguari (Cyclarhis gujanensis) – aparecem como conectoras da rede nesse período, sugerindo que a dinâmica do sistema é influenciada por esse grupo de generalistas que rastreiam os recursos disponíveis ao longo da maior parte do ano. O período mais seco, entre outubro e dezembro, é caracterizado por uma redefinição das plantas que são hubs na rede, que passam a ser Tetracera breyniana, Guapira pernambucensis e Ocotea gardneri, eo das aves com maior conectividade, que passam a ser o tuim (Forpus xanthopterygius flavissimus), o sanhaço-cinzento (Tangara sayaca), fim-fim (Euphonia chlorotica), a cambacica (Coereba flaveola) e o tangará-princípe (Chiroxiphia pareola), ainda que as aves mais centrais dos semestres anteriores continuem atuando como conectoras. No futuro, espera-se que pesquisas de campo possam testar essas predições e que a incorporação de novos tipos de dados, particularmente aqueles relacionados à composição nutricional e aspectos cromáticos dos frutos, possam contribuir para o avanço de abordagens preditivas da estrutura de redes ecológicas.
Externo à Instituição - ELIANA CAZETTA
Presidente - 2359485 - RAFAEL LUIS GALDINI RAIMUNDO