PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KÊMILLI DIAS MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÊMILLI DIAS MACHADO
DATA: 30/05/2022
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: USO DA DESCRIÇÃO DO SÍTIO DE VOCALIZAÇÃO NA CONSERVAÇÃO DE ANUROS: CARACTERIZAÇÃO DO PADRÃO ÓTIMO E IDEAL DA ESCOLHA DE SÍTIO DE VOCALIZAÇÃO DA ESPÉCIE Pristimantis ramagii e Pristimantis sp E SEUS RESPECTIVOS CANTOS
PALAVRAS-CHAVES: Bioacústico, hotspot, Mata Atlântica, Terrarana.
RESUMO: Conhecer o comportamento de escolha de sítio de vocalização, bioacústico e morfologia dos animais como os anuros é indispensável para resolver o problema da deficiência de dados e descrição de novas espécies, contribuindo assim para criação de novas áreas de proteção ambiental, elaboração e atualização dos planos de manejo das mesmas. A Mata Atlântica é um hotspot que sofre severas degradações, prejudicando as espécies endêmicas, críticas e ameaçadas que vivem nela. Infelizmente algumas espécies podem ser extintas antes mesmo de serem descobertas e/ou estudadas. Sabendo disso, esse projeto vem para diferenciar as espécies do grupo Terrarana Pristimantis ramagii e Pristimantis sp, pertencentes sucessivamente aos clados ramagii e do Rio São Francisco ocorrendo simpatricamente em Rio Tinto e Mamanguape, na Mata Atlântica Paraibana, que até meados do ano 2020 era considerado uma única espécie P. ramagii e não um complexo de espécies. Para tal, será realizada a descrição de seus cantos, repertório acústico, sítio de vocalização no ambiente de conservação e antropizado, peso e tamanho corporal. Com a primeira expedição ao campo, foi notado que ambas espécies possuem cantos e tamanhos diferentes, o que reforça que realmente são espécies diferentes e a necessidade de novos estudos sobre elas.
Interno - 1715703 - FREDERICO GUSTAVO RODRIGUES FRANCA
Externo à Instituição - IURI RIBEIRO DIAS