PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de DEFESA: MARILIA CAROLINA PEREIRA DA PAZ

DISCENTE: MARILIA CAROLINA PEREIRA DA PAZ
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: EFEITOS DE DISTÚRBIOS ANTROPOGÊNICOS PARA A PREGUIÇA-DE-GARGANTA-MARROM, BRADYPUS VARIEGATUS (Schinz, 1825), EM FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA EM ÁREA URBANA
PALAVRAS-CHAVES: Impactos Antrópicos, Matriz Urbana, Fragmentos Florestais Urbanos.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: O habitat natural das preguiças da espécie Bradypus variegatus tem sido reduzido com a modificação da paisagem, especialmente em áreas urbanas. No campus I da Universidade Federal da Paraíba, localizado no município de João Pessoa, cerca de 45 ha de fragmentos florestais de Mata Atlântica abrigam uma população de B. variegatus. Devido à sua inserção na matriz urbana, as preguiças estão expostas a diversos distúrbios antropogênicos. Passagens de fauna suspensas conectam onze fragmentos internos entre si, e estes ao fragmento externo ao campus I na UFPB. A pesquisa teve como objetivo identificar, descrever e testar o efeito dos distúrbios antropogênicos (presença de pessoas, animais domésticos e veículos) na presença de B. variegatus em fragmentos do campus I, quantificar situações de riscos e propor ações mitigadoras. As observações foram realizadas de setembro de 2021 a janeiro de 2022 utilizando o método ad libitum através de caminhadas diárias de 4 h no entorno dos fragmentos. Em 16% (n=45) das 269 observações foi registrado o comportamento de locomoção, predominantemente, em árvores (44 registros) e apenas um registro em calçamento. Em média 24,5 (min. 3 max. 61) avistamentos/fragmento foram registrados, mas não houve correlação significativa entre área, ou distância dos fragmentos e número de avistamentos. A correlação entre os distúrbios (número de pessoas, de veículos e de animais domésticos) e o número de avistamentos foi positiva e significativa, sugerindo que estes fatores não influenciam negativamente a presença das preguiças. Prevaleceram situações de riscos baixos, com os poucos riscos altos sendo atribuídos a veículos (17,5%), animais (14,9%) e pessoas (1%). Os fragmentos que apresentaram maior proporção de riscos altos e tiveram um número elevado de avistamentos foram F09 (em frente ao Departamento de Mídias Digitais), F08 (atrás da Biblioteca Central) e F02 (entre a entrada do Campus I no bairro Castelo Branco e a pista de atletismo). O instagram (@bichopreguiça.ufpb), com 1.640 seguidores, teve 16 postagens, 2.893 curtidas, 96 comentários, 153 salvamentos, 552 compartilhamentos, 13.818 alcances, 2.893 interações e 16.600 impressões. A análise dos comentários (nuvem de palavras) mostrou que as legendas precisam ser melhor elaboradas, estimulando os seguidores a interagirem mais com as postagens. Como produto da dissertação, foi elaborado um mapa colaborativo com os dados coletados que poderá ser utilizado no monitoramento das preguiças.
Presidente - 1297269 - CARLA SORAIA SOARES DE CASTRO
Interno - 272.776.448-08 - RICARDO LOURENÇO DE MORAES - UFPB