PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ANGELY DIAS DA CUNHA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELY DIAS DA CUNHA
DATA: 30/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de multimídia do CCHLA
TÍTULO: TENDÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NO ENSINO À DISTÂNCIA NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Crise estrutural. Contrarreforma do Estado. Formação
profissional. Educação à distância. Diretrizes Curriculares da ABPESS/1996.
PÁGINAS: 399
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: A presente dissertacao e resultado de pesquisa bibliografica e documental
alicercada no materialismo historico dialetico e tem por objetivo geral
analisar as tendencias teorico-metodologicas presentes na formacao
profissional em Servico Social no Ensino a Distancia na Paraiba, a partir dos
projetos pedagogicos e dos conteudos formativos expressos nos programas
das disciplinas das Instituicoes de Ensino Superior a luz das Diretrizes
Curriculares da ABEPSS/1996. Com o intuito de aprender o objeto por meio
das categorias heuristicas centrais buscou-se ao longo da dissertacao
relacionar a conjuntura de crise do capital, a contrarreforma do Estado e seus
desdobramentos para formacao profissional no ensino a distancia. Nessa
elucubracao ontologica, compreende-se a expansao dessa modalidade de
ensino como uma estrategia orientada pelos organismos multilaterais para o
fortalecimento da lucratividade dos oligopolios mercadologicos educacionais
e para reproducao da ideologia burguesa na construcao de uma cultura
neoliberal educacional centrada nos conceitos de empregabilidade,
sustentabilidade, compromisso social, empreendedorismo,
colaboracao e voluntariado. Esses elementos foram identificados com
base nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS/1996 na analise dos projetos
pedagogicos e dos programas das disciplinas disponiveis nos sites das
instituicoes a distancia, coletados em 2017 e organizados por quadros
contendo os objetivos, a concepcao, o perfil que se pretende formar, os
pressupostos e principios da formacao profissional presente nos projetos
pedagogicos e por quadros de disciplinas abrangendo os conteudos
programaticos e as bibliografias basicas das quatro instituicoes pesquisadas.
Diante disso, afirma-se uma cultura educacional do mercado perpassando a
formacao profissional a distancia e contribuindo para um perfil profissional
flexivel e polivalente distante dos alicerces do projeto etico-politico da profissao e de sua direcao critica. Identifica-se uma formacao aligeirada,
tecnicista e pragmatica embasada em tendencias teorico-metodologicas
proprias do positivismo, da fenomenologia, do estruturalismo, do
existencialismo e do pensamento pos-moderno, ora reatualizando o
conservadorismo, ora articulando o neoconservadorismo na profissao.
Portanto, uma formacao profissional com lacunas relacionadas a apropriacao
dos fundamentos ontologicos do Ser Social e do trabalho, que recupera
teorias sociais, arranjos doutrinarios e pensamentos sociais conservadores e
neoconservadores proprios da ordem burguesa pela via da fragmentacao do
ensino e combate a perspectiva critica pela promessa do emprego mediante
um ensino rapido com a utilizacao das Tecnologias da Informacao e da
Comunicacao. As instituicoes a distancia passam a oferecer um ensino
massificado por meio da certificacao em larga escala e com disciplinas
direcionadas para o comportamento, o ajustamento social e a culpabilizacao
dos individuos pelo seu sucesso ou fracasso profissional. Desse modo,
reafirma-se a presenca de dois tipos de perfis profissionais em disputa na
profissao: aquele da perspectiva critica formado em IES, cuja direcao da
formacao tem por substancia as orientacoes das Diretrizes da ABEPSS/1996;
e aquele perfil formado na perspectiva conservadora e neoconservadora em
IES cujo compromisso e em aumentar a lucratividade dos oligopolios,
introduzir valores pautados no neoliberalismo e de combate ao avanco do
pensamento critico. Enfatiza-se, diante disso, a incompatibilidade entre a
modalidade de ensino a distancia e o projeto etico politico profissional,
fundando na totalidade do ser social, cujo horizonte e uma sociedade para
alem do capital.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2214513 - CLAUDIA MARIA COSTA GOMES
Externo à Instituição - DANIELA NEVES DE SOUSA
Externo ao Programa - 2441073 - LUCIANA BATISTA DE OLIVEIRA CANTALICE
Externo à Instituição - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS