PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANGELY DIAS DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELY DIAS DA CUNHA
DATA: 30/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de multimídia do CCHLA
TÍTULO: TENDÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NO ENSINO À DISTÂNCIA NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Crise estrutural. Contrarreforma do Estado. Formação profissional. Educação à distância. Diretrizes Curriculares da ABPESS/1996.
PÁGINAS: 399
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: A presente dissertacao e resultado de pesquisa bibliografica e documental alicercada no materialismo historico dialetico e tem por objetivo geral analisar as tendencias teorico-metodologicas presentes na formacao profissional em Servico Social no Ensino a Distancia na Paraiba, a partir dos projetos pedagogicos e dos conteudos formativos expressos nos programas das disciplinas das Instituicoes de Ensino Superior a luz das Diretrizes Curriculares da ABEPSS/1996. Com o intuito de aprender o objeto por meio das categorias heuristicas centrais buscou-se ao longo da dissertacao relacionar a conjuntura de crise do capital, a contrarreforma do Estado e seus desdobramentos para formacao profissional no ensino a distancia. Nessa elucubracao ontologica, compreende-se a expansao dessa modalidade de ensino como uma estrategia orientada pelos organismos multilaterais para o fortalecimento da lucratividade dos oligopolios mercadologicos educacionais e para reproducao da ideologia burguesa na construcao de uma cultura neoliberal educacional centrada nos conceitos de “empregabilidade”, “sustentabilidade”, “compromisso social”, “empreendedorismo”, “colaboracao” e “voluntariado”. Esses elementos foram identificados com base nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS/1996 na analise dos projetos pedagogicos e dos programas das disciplinas disponiveis nos sites das instituicoes a distancia, coletados em 2017 e organizados por quadros contendo os objetivos, a concepcao, o perfil que se pretende formar, os pressupostos e principios da formacao profissional presente nos projetos pedagogicos e por quadros de disciplinas abrangendo os conteudos programaticos e as bibliografias basicas das quatro instituicoes pesquisadas. Diante disso, afirma-se uma cultura educacional do mercado perpassando a formacao profissional a distancia e contribuindo para um perfil profissional flexivel e polivalente distante dos alicerces do projeto etico-politico da profissao e de sua direcao critica. Identifica-se uma formacao aligeirada, tecnicista e pragmatica embasada em tendencias teorico-metodologicas proprias do positivismo, da fenomenologia, do estruturalismo, do existencialismo e do pensamento pos-moderno, ora reatualizando o conservadorismo, ora articulando o neoconservadorismo na profissao. Portanto, uma formacao profissional com lacunas relacionadas a apropriacao dos fundamentos ontologicos do Ser Social e do trabalho, que recupera teorias sociais, arranjos doutrinarios e pensamentos sociais conservadores e neoconservadores proprios da ordem burguesa pela via da fragmentacao do ensino e combate a perspectiva critica pela promessa do emprego mediante um ensino rapido com a utilizacao das Tecnologias da Informacao e da Comunicacao. As instituicoes a distancia passam a oferecer um ensino massificado por meio da certificacao em larga escala e com disciplinas direcionadas para o comportamento, o ajustamento social e a culpabilizacao dos individuos pelo seu sucesso ou fracasso profissional. Desse modo, reafirma-se a presenca de dois tipos de perfis profissionais em disputa na profissao: aquele da perspectiva critica formado em IES, cuja direcao da formacao tem por substancia as orientacoes das Diretrizes da ABEPSS/1996; e aquele perfil formado na perspectiva conservadora e neoconservadora em IES cujo compromisso e em aumentar a lucratividade dos oligopolios, introduzir valores pautados no neoliberalismo e de combate ao avanco do pensamento critico. Enfatiza-se, diante disso, a incompatibilidade entre a modalidade de ensino a distancia e o projeto etico politico profissional, fundando na totalidade do ser social, cujo horizonte e uma sociedade para alem do capital.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2214513 - CLAUDIA MARIA COSTA GOMES
Externo à Instituição - DANIELA NEVES DE SOUSA
Externo ao Programa - 2441073 - LUCIANA BATISTA DE OLIVEIRA CANTALICE
Externo à Instituição - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS