PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RANYELLEN FÉLIX DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RANYELLEN FÉLIX DE SOUZA
DATA: 29/04/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 505 CCHLA/UFPB
TÍTULO: AS EXPRESSÕES DA “QUESTÃO SOCIAL” NO ÂMBITO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DAS(OS) ASSISTENTES SOCIAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA/PB
PALAVRAS-CHAVES: “Questão Social”. Política da Educação. Escola. Expressões da “questão social”.
PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo central identificar e analisar as expressoes da “questao social” no exercicio profissional das(os) assistentes sociais que atuam nas escolas publicas municipais de Joao Pessoa/PB. A escolha por essa tematica justifica-se, uma vez que temos como objeto e base fundante do Servico Social a “questao social” e que na atual conjuntura existe profissionais que nao reconhecem e nem possuem entendimento do seu objeto de atuacao. Metodologicamente, o estudo se fundamenta no materialismo historico dialetico e se classifica pela abordagem predominantemente qualitativa. Os instrumentos da coleta de dados da pesquisa de campo foram: entrevista semiestruturada, observacao sistematica e levantamento bibliografico e documental sobre o tema, utilizando a analise de conteudo para o refinamento dos dados. A pesquisa apresenta a trajetoria historica da profissao, cujas raizes emergem a partir da “questao social”, que, por sua vez, advem da relacao capital x trabalho. Ao ser reconhecida a “questao social” tem as politicas sociais como principais formas de enfrentamento e sao nelas que a profissao tem o sustentaculo como campo de atuacao. Objetivando inserir o locus da pesquisa, discutimos a Politica de Educacao, como politica social que adentra contradicoes e particulariza a atuacao das(os) assistente sociais, para assim discutirmos as demandas do Servico Social no espaco escolar. De modo geral os resultados revelaram que todas as profissionais sao do sexo feminino, o que corresponde a realidade profissional, cuja identidade historicamente construida e marcada pela presenca de mulheres. Ao tracarmos o perfil profissional consideramos importante informacoes como o periodo historico de formacao, no qual verificamos que metade das entrevistadas se formaram antes da mudanca das Diretrizes Curriculares de 1996; desse modo tambem apontamos as instituicoes de formacao, identificamos tempo de atuacao profissional, o nivel de formacao e capacitacao; questao salarial. Ao tracar tais aspectos analisamos a realidade defrontando com o cotidiano de trabalho apresentado pelas assistentes sociais. Identificamos diversas expressoes da “questao social” e como ela impacta a relacao de acesso e permanencia das criancas e adolescentes, sujeitos sociais usuarios da escola e de suas familias, que vai desde a evasao ao processo de negacao de direito sociais, como a situacao economica das familias e de relacoes interpessoais dos profissionais e os estudantes. Distintas foram as formas de enfrentamento a essas refracoes, mas o que se encontra como problematica central e o isolamento da profissao na viabilizacao dos direitos nesses espacos, mas considerando de grande avanco as dimensoes e acoes que particularizam sua presenca na escola. Chegamos, assim, a conclusao de que parte das(os) profissionais estao pautando sua atuacao profissional tendo como base o objeto de atuacao e o outra parte acaba caindo nas amarras que fragmentam a discussao da “questao social”, como uma visao indiferenciada, que acaba esvaziando a propria profissao de suas particularidades historicas, apontando a problematica que a “questao social” se releva ora, mascarando problemas, ora manifestando a relacao contraditoria e as escolas tem sido diretamente impactada por ela.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 7336346 - BERNADETE DE LOURDES FIGUEIREDO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE