PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RAYSSA BERNARDINO DE LACERDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYSSA BERNARDINO DE LACERDA
DATA: 24/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reunião do CCHLA - 2º Bloco
TÍTULO: MINHA CASA... E A VIDA? OS SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS PÚBLICOS NOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Programa Minha Casa Minha Vida, Direito à cidade, Direito à moradia digna, Serviços e Equipamentos Públicos.
PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Habitação
RESUMO: Em um contexto de extrema ofensiva neoliberal que tem imposto varios desafios a politica de habitacao de interesse social em todo o pais, faz-se necessario investigar como se tem dado a sua implementacao na cidade de Joao Pessoa-PB. O presente estudo consiste, dessa forma, em uma pesquisa de campo sobre a politica habitacional na capital paraibana, que tem como objetivo analisar a efetivacao do direito a cidade e a moradia digna atraves do Programa Minha Casa Minha Vida para as familias de baixa renda, segundo a disponibilidade de servicos e equipamentos publicos.A pesquisa de campo foi realizada nos quatro conjuntos habitacionais mais bem equipados com os servicos e equipamentos publicos de saude, educacao e transporte publico, com a aplicacao de formularios com os beneficiarios originais. Alem da pesquisa de campo, a realizacao de uma pesquisa bibliografica forneceu o embasamento necessario para o resgate do processo historico de producao da habitacao de interesse social, tanto em nivel nacional como municipal, possibilitando assim compreender o presente e intervir na construcao do futuro. Como resultado, o estudo afirmou a hipotese da pesquisa, ao identificar a carencia de servicos e equipamentos publicos nos entornos dos conjuntos habitacionais pesquisados na cidade de Joao Pessoa, evidenciando o paradoxo e as contradicoes entre as varias legislacoes vigentes que afirmam o direito a cidade e a moradia digna, e o que vem sendo efetivado pelo Programa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338368 - MARIA DE LOURDES SOARES
Externo ao Programa - 3203159 - EDNA TANIA FERREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 330196 - TEREZA CORREIA DA NOBREGA QUEIROZ