PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Banca de DEFESA: THELIA PRISCILLA PAIVA DE AZEVEDO

DISCENTE: THELIA PRISCILLA PAIVA DE AZEVEDO
DATA: 31/10/2019
LOCAL: Sala 505 CCHLA/UFPB
TÍTULO: O SERVIÇO SOCIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA – PB: uma análise à luz da instrumentalidade profissional
PALAVRAS-CHAVES: Instrumentalidade do Serviço Social. Serviço Social na Educação. Educação básica. Serviço Social nas escolas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Educação
RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo central analisar o processo de materialização da instrumentalidade do Serviço Social no âmbito escolar no município de João Pessoa – PB. Metodologicamente, o estudo se fundamenta no materialismo histórico dialético, possibilitando a identificação das contradições da realidade e a busca da essência do fenômeno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com natureza exploratória, delineada através da revisão bibliográfica e pesquisa de campo, realizada com 10 assistentes sociais que atuam nas escolas municipais públicas de João Pessoa-PB. A revisão bibliográfica buscou o conhecimento e aprofundamento das produções teóricas existentes de diversas fontes, considerando os estudos alinhados ao método de análise escolhido. Já a pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas, possibilitou a descoberta de elementos inéditos, os quais contribuíram para a construção de novas problematizações teóricas. A análise dos dados desenvolveu-se à luz da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa partiu da discussão teórica acerca da instrumentalidade do Serviço Social, abordando categorias centrais que permeiam a temática, para posteriormente situar a trajetória histórica de inserção do Serviço Social na política de Educação no Brasil e no município de João Pessoa, abordando nesse cenário, os projetos de educação em disputa e a necessidade desse debate para a construção de uma instrumentalidade crítica. Discorremos sobre o universo de investigação da pesquisa; analisamos o perfil dos profissionais entrevistados; problematizamos sobre a percepção dos mesmos acerca da instrumentalidade do Serviço Social na educação, para finalmente apontarmos de que forma a instrumentalidade se materializa no cotidiano profissional e a sua contribuição para a consolidação do Projeto Ético-Político Profissional, buscando a articulação das dimensões do Serviço Social (teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa). De modo geral, os resultados revelaram que, embora alguns profissionais concebam a instrumentalidade reduzida aos instrumentos e técnicas, suas práticas evidenciam que esta se materializa para além dessa perspectiva, apontando para ações ancoradas na perspectiva de viabilização dos direitos e da participação da população usuária nas decisões institucionais. Desse modo, a instrumentalidade se apresenta no cotidiano profissional de forma contraditória, ora numa perspectiva rotineira, fragmentada e burocratizada, ora numa perspectiva emancipatória, através da garantia e incentivo à participação da população usuária nas decisões institucionais; no compromisso ético e no posicionamento profissional contra o policiamento dos comportamentos e em favor da liberdade dos usuários; no compromisso com uma educação de qualidade, na perspectiva de mobilizar meios para garantir o acesso e permanência dos usuários na escola; no combate à discriminação e todas as formas de preconceito de raça, gênero, orientação sexual, na perspectiva de valorização da diversidade e inclusão social; no atendimento às formas de violência evidenciadas no contexto escolar; na perspectiva de compromisso com o aprimoramento intelectual e com a qualificação profissional. A instrumentalidade, na realidade investigada, convive com ambas as racionalidades elucidadas por Guerra (2014), ou seja, lança mão da razão instrumental e vai além, em busca da razão dialética.
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 1024897 - MARIA DE FATIMA LEITE GOMES