PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Banca de DEFESA: MARCELLY BATISTA DE OLIVEIRA

DISCENTE: MARCELLY BATISTA DE OLIVEIRA
DATA: 20/02/2020
LOCAL: Auditório de LEPESS
TÍTULO: EXPRESSÕES DO CONSERVADORISMO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO A PARTIR DO CASO MBL
PALAVRAS-CHAVES: Conservadorismo. Movimento Brasil Livre. Mobilizações de junho. Nova direita.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: Esta dissertação tem como objeto de estudo o Movimento Brasil Livre (MBL), um movimento político de raiz liberal, reacionário e conservador que ganhou destaque nacional a partir das manifestações pró-impeachment da presidenta Dilma Rousseff em meados de 2015. Nossa pesquisa é de natureza empírica com adensamento teórico, tendo como fontes material documental e bibliográfico com abordagem qualitativa a partir do método dialético, pois, vincula-se à categoria de totalidade histórica, movendo-se por meio de aproximações sucessivas ao objeto. Como movimento político e reacionário à direita do espectro político, a função social desempenhada pelo MBL foi de fundamental relevância para as aspirações conservadoras que depuseram as forças democráticas em 2016. Atuando como mecanismo particular de disseminação de práticas e ideias conservadoras na sociedade, o MBL, conseguiu, por meio das redes sociais, atrair um contingente significativo de indivíduos em prol de seus objetivos, sobretudo, a alta classe média e frações de classes burguesas. Para abordagem metodológica do objeto pretendido, utilizamos, precisamente no III capítulo, um estudo de caso para investigar origens, filiações ideológicas e políticas, financiamento, forma de atuação e posicionamento do MBL. Todavia, julgamos necessário considerar as particularidades e contradições que envolvem a sociedade brasileira, que se funda sob o signo da subordinação e da dependência ao capital estrangeiro. Por isso, realizamos uma apresentação de alguns fundamentos de sua formação, a transição para fase do capitalismo industrial na ultrapassagem da sociedade pré-capitalista, demonstrando a adequação ao processo industrial e como essa adequação alicerçou as bases do “boom” conservador na atualidade, uma vez que a dinâmica de relações entre as classes no Brasil construíram terreno cultural, ideológico e político fértil para as ideias conservadoras. Para analisar o quadro político mais recente no Brasil levamos em consideração a grande polarização que marcou as eleições de 2014, que iniciou uma crise de representatividade política no país. Este momento, é particularmente decisivo para a reconfiguração do projeto de dominação burguesa, que se expressou de maneira mais radical que em outras particularidades históricas, carregando consigo uma nova linguagem pautada, sobretudo, pelo discurso de ódio sobre minorias, movimentos sociais progressistas, ataque aos direitos sociais e políticas públicas, constituindo assim, uma nova direita no Brasil, mais radical e conservadora, da qual originou o MBL.
Externo à Instituição - HENRIQUE ANDRÉ RAMOS WELLEN
Presidente - 6336645 - JALDES REIS DE MENESES