PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FABIA HALANA FONSECA R PITA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIA HALANA FONSECA R PITA
DATA: 28/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 505 CCHLA/UFPB
TÍTULO: A REALIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: UM OLHAR À LUZ DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ASSISTENTES SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB
PALAVRAS-CHAVES: Pessoa com Deficiência. Escola Pública. Serviço Social.
PÁGINAS: 232
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: Historicamente as pessoas com deficiência viveram processos de segregação e exclusão social. Percorrendo desde o assistencialismo, passando pela mobilização até a conquista de direitos e exercício da cidadania. Esta Dissertação em Serviço Social propõe como objetivo geral a análise da realidade de estudantes com deficiência nas escolas municipais de João Pessoa-PB, sob o olhar do Serviço Social no âmbito educacional. Os objetivos específicos visam analisar o perfil de estudantes com deficiência nas referidas escolas; o processo de inclusão social desses estudantes nas escolas regulares, considerando as condições de acesso e permanência à educação; as ações das escolas voltadas aos estudantes com deficiência; conhecer os principais mecanismos do Serviço Social na viabilização do direito à educação dos estudantes com deficiência; conhecer e analisar os principais problemas enfrentados pelo Serviço Social na viabilização dos direitos desses estudantes. Realizamos a pesquisa por meio do levantamento bibliográfico e documental, seguida de coleta de dados através de uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas com 14 assistentes sociais da rede municipal de ensino regular de João Pessoa-PB. Em seguida, utilizamos a técnica da análise de conteúdo e nos fundamentamos no materialismo histórico dialético como método de pesquisa, visando perceber a realidade e suas facetas, desvelando a aparência e buscando a essência do objeto de estudo. Através da análise dos dados da pesquisa, observamos que: a inclusão dos estudantes com deficiência avançou, mas não acontece como preconiza a legislação e os estudiosos sobre o tema; esses estudantes têm o acesso à escola garantido por lei, já sua permanência apresenta entraves relacionados à acessibilidade, profissionais despreparados, falta de projetos específicos voltados à temática da deficiência; os estudantes estão sendo cada vez mais respeitados e aceitos pela maior parte das pessoas que compõem a comunidade escolar; os pais e/ou responsáveis estão em processo de aceitação em relação à deficiência dos filhos; a predominância da atuação do Serviço Social junto aos pais e/ou responsáveis dos alunos; um dos principais problemas que as assistentes sociais enfrentam é a inconstância na rede de serviços municipal, dificultando o andamento dos encaminhamentos; sugestões para a SEDEC em relação à melhoria da realidade dos estudantes com deficiência nas escolas da rede. Por meio desse estudo foi possível concluirmos que apesar das contradições inerentes ao sistema capitalista, a inclusão desse segmento é necessária para que participem dos espaços e serviços com autonomia e respeito.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 3440915 - DANIELLE VIANA LUGO PEREIRA
Externo ao Programa - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE